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Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

Medicina Integrativa: o que é e seus principais benefícios

Buscando formas de tratamento mais efetivos, cura e qualidade de vida, a medicina está em constante evolução. O termo medicina integrativa, passou a ser usado ao se referir a uma forma de tratamento integrado e humanizado, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde. Atualmente, as pessoas buscam formas de tratamentos mais eficientes e humanizados, uma relação mais próxima entre pacientes e profissionais da saúde. Uma dessas formas de tratamento é a medicina integrativa, que trata o paciente de forma integrada e humanizada. A medicina integrativa é uma ótima forma de aumentar a qualidade de vida e fidelizar pacientes. De acordo com a SciELO (Scientific Electronic Library Online), a adoção da medicina integrativa “levará à diminuição de gastos, devido ao cuidado integral, prevenção de doenças e promoção da saúde com que opera.” A Medicina Integrativa coloca o paciente como personagem principal do seu tratamento, ou seja, ele deixa de ser um receptor de remédios, exames e começa a se ver como principal agente para sua saúde. Entenda o que é medicina integrativa “Medicina Integrativa é a prática da medicina que reafirma a importância da relação entre

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Como começar a trabalhar com as terapias injetáveis?

As terapias injetáveis, também conhecida como soroterapia, vêm sendo, cada vez mais, ofertadas por clínicas, consultórios e médicos modernos, que buscam proporcionar tratamentos mais eficazes e resolutivos a seus pacientes, pois os benefícios deste tipo de tratamento são obtidos já durante sua aplicação. A velocidade de resultados com as terapias injetáveis, se dá pelo fato da alta absorção das substâncias, assim que iniciada a sua distribuição aos órgãos necessários. Devido ao fato de nosso organismo não ter a capacidade de realizar a desintoxicação, quelação de metais pesados e absorção de inúmeras substâncias pela tradicional via oral, por meio da via endovenosa esta absorção é direta e rápida para tratar e reestabelecer o funcionamento normal, por isso é considerada mais eficaz. Quando falamos em injetáveis, estamos falando de vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, oligoelementos, metiladores, que proporcionarão ao organismo um excelente restabelecimento da saúde, melhorando de forma bastante rápida o quadro clínico do paciente. Se você deseja iniciar sua jornada neste mundo das terapias injetáveis vamos lhe dar algumas dicas muito importantes: Especialize-se Sim, busque especializações e cursos com médicos referência em injetáveis. É uma necessidade ampliar os estudos e buscar a formação completa. A todo momento surgem novos cursos e instituições com

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Como melhorar o relacionamento com seu paciente

Tanto tem-se falado em empatia, qualidade no atendimento, em relacionamento com o paciente, mas como você e sua equipe tem realmente feito isso acontecer? A forma como seu paciente é atendido, fará com que ele crie a imagem sobre você e sua equipe, ou seja, eles está avaliando vocês constantemente. O atendimento humanizado não é uma novidade, mas nem todos sabem aplicá-lo. Muitos profissionais esquecem da importância deste relacionamento com o paciente, tanto para melhorar a eficácia de seu tratamento quanto para fidelizá-lo. Mas afinal, o que é atendimento humanizado? De acordo com alguns profissionais da saúde, atendimento humanizado pode ser definido como a habilidade em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes, para que assim eles tenham um tratamento com dignidade, se comprometam com o processo, e tenham sucesso. O atendimento humanizado trabalha diretamente a empatia dos profissionais da saúde e colaboradores diante do paciente, e empatia significa a capacidade de se colocar no lugar do outro, de tentar entender os sentimentos, para então compreender e se sensibilizar com a sua realidade. Dentre seus objetivos, temos como principal a busca de meios para solucionar os problemas, dar suporte necessário ao doente, familiares e acompanhantes, esclarecendo suas dúvidas, dando

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5 dicas para eliminar as dívidas da sua clínica

Empreender no Brasil é um desafio que exige bastante determinação e resiliência, já que manter as contas em dia e, ao mesmo tempo conquistar uma boa margem de lucro, não é tarefa fácil. As micro e pequenas empresas assumem papel importante na economia, mas esses empreendimentos costumam encontrar dificuldades para sobreviver no mercado e alcançar um bom desempenho econômico.  Ao abrir uma empresa alguns empreendedores não fazem o levantamento de informações extremamente importantes sobre o mercado em que vão se inserir, como por exemplo: clientes, concorrente e fornecedores, além de não realizar o planejamento estratégico antes de iniciar suas atividades. Planejamento é fundamental para entender seu negócio, o caminho a seguir e auxilia a precaver imprevistos. Uma pesquisa recente, feita pela Serasa Experian, mostrou que mais de 5 milhões de empresas brasileiras estão inadimplentes. E, é justamente a falta de planejamento, que pode levar seu sonho/negócio a correr riscos indesejáveis e que poderão lhe tirar o sono. É pensando que vamos dar algumas dicas para que você consiga melhorar o financeiro de sua clínica e eliminar as dívidas. Identificar o que levou sua clínica a ficar na situação atual Para que você busque alternativas para resolver os problemas financeiros de

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Como escolher um sistema para sua clínica

O sucesso de uma clínica ou consultório médico não depende somente do momento do paciente e de seu atendimento, na verdade, para que o desejado sucesso aconteça uma série de processos, informações, controles é extremamente necessário.   Agilidade, precisão, organização e gerenciamento de informações fazem toda diferença no dia a dia de uma clínica que busca otimizar sua rotina com eficiência e é justamente para ajudar neste contexto que a tecnologia deve ser utilizada, a fim de proporcionar soluções rápidas e práticas, por meio de softwares de gestão clínica.    Quando a tecnologia é aliada à medicina, você certamente perceberá grande avanço em atendimento e tratamento aos pacientes, pois com um software de gestão bem completo o médico e os demais profissionais da saúde poderão se dedicar ao que é mais importante:  excelência no atendimento de seus pacientes. Realmente poderão se atentar ao cuidar da saúde dos pacientes, pois a saúde do negócio será otimizada por um software seguro.  Mas como escolher o melhor software de gestão para sua clínica? DICA: Busque por sistemas intuitivos, de fácil manuseio, afinal ele deve descomplicar sua rotina, ou seja, quanto mais fácil compreensão, melhor será a eficácia na utilização. Você precisa de rotinas otimizadas, então quanto mais simples for a ferramenta escolhida, melhor será para toda equipe. DICA: contrate um sistema de gestão que siga o padrão SaaS (Software como Serviço), onde

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Cuidados na contratação de Prestadores de Serviços

Visto que a contratação por CLT é muito onerosa, muitas empresas têm optado por adotar a contratação por PJ (Pessoa Jurídica) e assim reduzir custos e, ao mesmo tempo, manter uma mão de obra qualificada. Ao contratar um prestador de serviços sua empresa pode ter uma série de benefícios, como:  o aumento da produtividade, diminuição de custos e especialização da empresa contratada, visto que, não é preciso custear os encargos sociais e trabalhistas, como férias, 13º salário, Fundo de Garantia por tempo de serviço (FGTS), entre outras obrigações presentes na relação de trabalho via CLT. A contratação por PJ, apresenta inúmeros benefícios e têm transformado a realidade das clínicas brasileiras. Para realmente ter a concretização desses ganhos, é de extrema importância ter cautela na escolha desse prestador (empresa) e na forma de garantir que o serviço seja prestado esteja de acordo com as expectativas do contratante e é por meio do contrato de prestação de serviços a forma ideal de assegurar isso. Mas o que é um contrato de prestação de serviços? A prestação de serviços ocorre mediante uma contratação, cujo objetivo é a realização de uma atividade/tarefa específica, ou seja, aqui o objetivo é contratar mão de obra especializada.

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Como saber se sua equipe está realmente sendo produtiva?

Esta é uma pergunta que assombra muitos médicos e gestores, pois quase não tem tempo para ficar bem de perto acompanhando o que cada um da equipe tem de fato entregado e é justamente por isso que vamos lhe dar algumas dicas importantes para te ajudar a medir a produtividade em sua clínica ou consultório. Para começar, você sabe o que é produtividade? Produtividade é uma relação entre o que foi produzido, tempo, qualidade e os recursos utilizados para atingir esse objetivo. Não basta apenas produzir, é muito importante medir o quão produtivos os seus colaboradores são. A produtividade mede a eficiência da produção em seu negócio. “Produtividade é minimizar, cientificamente, o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc. para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores” (Japan Productivity Center for Social — Economics Developement). Em teoria, poderíamos dizer que, quanto mais produzir com menos recursos, maior a produtividade. Mas a realidade é bem diferente, pois é preciso levar em conta a qualidade do que foi produzido. Oferecer serviços em grande quantidade

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Livros de Gestão para Médicos

Durante toda sua trajetória, seja a de estudante de medicina, seja na carreira clínica, o profissional da área da saúde está sempre imerso em muita leitura, para manter-se atualizado e focado em ser um melhor profissional na carreira escolhida. Mas este médico quando decide montar sua clínica ou consultório também torna-se um empreendedor e por mais que a atividade principal seja a medicina, este profissional precisa desenvolver o lado empresário e assim fazer de seu negócio, um investimento rentável.  Conhecimentos sobre gestão financeira, de equipes, processos e planejamento tornam parte do dia a dia do médico e mais uma fonte de estudo necessária, pois se o médico não souber como lidar com tudo isso, seu sonho pode ser destruído por má gestão. E é pensando nisso que preparamos uma lista com leituras imprescindíveis para médicos empreendedores que querem fazer da medicina seu futuro, mas com bastante qualidade técnica e aptidão para uma gestão completa. A Estratégia do Oceano Azul Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, este livro ensina como investir em mercados inexplorados, traz estratégias sobre marketing e mercado, abordando a importante relação entre mercado e concorrência. O livro A estratégia do Oceano Azul analisa casos de sucesso, como

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10 dicas para uma recepção de sucesso

Você com certeza conhece o famoso ditado popular: “A primeira impressão é a que fica”, certo?! Pois bem, a recepção é o primeiro contato de seu paciente com sua clínica e isto é razão mais que suficiente para se atentar a este departamento. O perfil do paciente já não é mais o mesmo, ele precisa se sentir confortável, seguro, bem recebido e ter suas dúvidas sanadas com rapidez. A recepção de uma clínica é bem mais que um espaço para aguardar o atendimento médico, é por meio dela que seu paciente começa a fazer sua avaliação e tira a primeira impressão a respeito dos serviços que você oferece. Por isso, é necessário ter uma atenção e cuidado bastante especial na seleção desta equipe que irá cuidar deste primeiro atendimento, bem como com a organização esse ambiente, criando um ambiente agradável e confortável. E é pensando nisto que a Support Health preparou 10 dicas para ter uma recepção de sucesso! 1ª dica – Atenção na contratação Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa é recrutar corretamente e no tempo certo. Busque listar as competências e habilidades que você precisa que esta pessoa tenha, contrate uma empresa especializada para realizar o processo

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Estratégias para captar o paciente ideal

Há algum tempo atrás, não existia muita opção de produtos e serviços disponíveis, inclusive no que diz respeito a saúde, ou seja, se fosse necessário fazer em exame, uma consulta ou algum tratamento, as pessoas sempre recorriam à mesma unidade de saúde, a que fosse mais próxima ou a que realmente tivessem total confiança, seja por uso ou por indicação, mesmo que fosse em cidades vizinhas. Até então, o desafio de como atrair pacientes para uma clínica ou consultório era vencido mais facilmente, bastava estar bem localizada ou prestar um serviço satisfatório. Mas o mercado continuou a crescer e desenvolver, mais profissionais da saúde começaram a se formar, mais clínicas e consultórios foram aparecendo e, independentemente do tamanho da cidade, a concorrência segue bastante acirrada, o que deixa bem claro o quanto é preciso investir em diferenciais para atrair pacientes. E não foi só o mercado que cresceu, os pacientes também evoluíram e vem buscando um atendimento diferenciado. Normalmente, as pessoas buscam uma clínica / consultório para tratar de uma doença ou suspeita, e isto já deixa o paciente suficientemente desconfortável, preocupado, nervoso, impaciente e bastante aflito. Até mesmo para aqueles que buscam atendimento focado na prevenção, também podem não

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