Saiba como fazer a análise SWOT na sua clínica de procedimentos
Ser médico e gestor de uma clínica ao mesmo tempo, pode ser desafiador. Além de todo conhecimento técnico da profissão, é necessário ter conhecimentos de gestão para conseguir implementar estratégias que favoreçam o desenvolvimento do seu negócio. Para isso, é necessário desenvolver um planejamento estratégico e uma das principais ferramentas para tal é a análise SWOT. A análise SWOT ajuda identificar seus pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças do mercado, fornecendo uma visão geral da situação atual em diversas clínicas. Ela se tornou popular, devido a facilidade de implementação e a partir dela, é possível desenvolver estratégias eficazes para obter resultados expressivos para o planejamento. O que significa SWOT? A palavra SWOT é na verdade um acrônimo que vem do inglês, que significa strenghts (força), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), por conta disso, ela também pode ser conhecida no Brasil como análise FOFA, que seria a tradução para os termos em inglês. Antes de realizar essa análise, é importante compreender cada um dos quadrantes que a compõem: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Força As forças de uma clínica são representadas pelas vantagens internas em relação às concorrentes. Alguns exemplos de forças podem incluir a qualidade