Blog da Support Health

Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

Saiba como fazer a análise SWOT na sua clínica de procedimentos

Ser médico e gestor de uma clínica ao mesmo tempo, pode ser desafiador. Além de todo conhecimento técnico da profissão, é necessário ter conhecimentos de gestão para conseguir implementar estratégias que favoreçam o desenvolvimento do seu negócio. Para isso, é necessário desenvolver um planejamento estratégico e uma das principais ferramentas para tal é a análise SWOT. A análise SWOT ajuda identificar seus pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças do mercado, fornecendo uma visão geral da situação atual em diversas clínicas. Ela se tornou popular, devido a facilidade de implementação e a partir dela, é possível desenvolver estratégias eficazes para obter resultados expressivos para o planejamento. O que significa SWOT? A palavra SWOT é na verdade um acrônimo que vem do inglês, que significa strenghts (força), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), por conta disso, ela também pode ser conhecida no Brasil como análise FOFA, que seria a tradução para os termos em inglês. Antes de realizar essa análise, é importante compreender cada um dos quadrantes que a compõem: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Força As forças de uma clínica são representadas pelas vantagens internas em relação às concorrentes. Alguns exemplos de forças podem incluir a qualidade

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7 dicas para legalizar sua clínica de injetáveis

Há anos que o interesse pelos métodos injetáveis tem crescido, devido à sua rapidez e eficácia. Isso tem tornado esses procedimentos cada vez mais populares. Para os médicos e donos de clínicas, oferecer esse tipo de tratamento é uma ótima oportunidade de negócio, se tornando uma vantagem competitiva. Oferecer no mesmo local, diversas opções de terapias, facilita a vida do paciente, que podem ser assessorados por uma equipe especializada que deseja sempre a sua satisfação. Para oferecer esses tratamentos é fundamental garantir um ambiente que esteja regularizado, antes de iniciar estes procedimentos. Abrir uma clínica de injetáveis, já é um grande desafio, mas garantir sua legalização pode ser ainda mais complicado., Importância de regularizar uma clínica de injetáveis Uma clínica legalizada garante segurança aos pacientes, médicos e colaboradores, além de oferecer mais oportunidades de crescimento e redução de impostos. Em contrapartida, uma clínica ilegal, correm sérios riscos de pagamentos de multas altíssimas, denúncio e diversas penalizações. Para legalizar a clínica, é necessário se obter o alvará de funcionamento, alvará sanitário, formulário de petição, listagem de procedimentos técnicos, relação de produtos e equipamentos, cópia do contrato social, CNPJ, esboço de localização, comprovante de recolhimento, cópia da carteira de trabalho e vários

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Como o NPS pode melhorar o desempenho da sua clínica de injetáveis

O desempenho de uma clínica de injetáveis é determinado por vários fatores, um dos mais importantes é a satisfação do paciente. Quando os pacientes se sentem seguros e satisfeitos, eles são mais propensos a recomendá-la para outras pessoas, o que ajuda a reduzir o custo de aquisição de novos clientes. Além disso, a satisfação do paciente permite que os profissionais de saúde da clínica invistam mais tempo no planejamento do tratamento, o que pode levar a melhores resultados terapêuticos. Para medir a fidelização e a satisfação do cliente, é importante perguntar a ele, em uma escala de 0 a 10, qual é a chance de recomendar a clínica para outras pessoas. Essa pergunta é usada para entender o quão satisfeitos os pacientes estão com a sua experiência na clínica. Se os pacientes estão avaliando a clínica com notas baixas, isso pode indicar problemas no processo. O que é NPS? Nesse contexto, é onde o NPS (Net Promoter Score) se torna útil. Ele é uma medida baseada em uma única pergunta: em uma escala de 0 a 10, qual é a chance de recomendar nossa clínica para outras pessoas? Essa pergunta é usada para entender o quão satisfeitos os pacientes estão

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Como humanizar seu atendimento com a teleconsulta

Os atendimentos à distância se tornaram cada vez mais comuns e necessários nos últimos anos, dessa forma, a teleconsulta passou a ser uma necessidade na rotina de atendimento de muitos consultórios e clínicas. Logo, investir em atendimentos humanizados e empáticos se tornaram ainda mais essenciais.  E foi pensando nisso que separamos algumas dicas e instruções para que você consiga oferecer um atendimento cada vez mais empático e acolhedor por meio das teleconsultas.  Como funciona o atendimento humanizado?  O atendimento humanizado consiste em um atendimento ao paciente baseado na empatia, exclusividade, respeito e compreensão.  Esse formato de atendimento tem como objetivo compreender o paciente como um ser humano único, valorizando suas necessidades individuais e levando em conta os fatores pessoais de sua vivência.  É importante destacar que a tecnologia ainda pode ser uma barreira para muitas pessoas, e é justamente por isso que o atendimento através da telemedicina deve ser feito com muita cautela e atenção.  É válido ressaltar também que o atendimento humanizado não é uma exclusividade do atendimento através da teleconsulta, mas em qualquer formato de atendimento. Seja ele presencial ou online.  Benefícios do atendimento humanizado na teleconsulta  Confira alguns benefícios que essa nova prática pode oferecer! 1. Maior

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Marketing para clínica de injetáveis: por onde começar?

Investir no marketing digital hoje já é uma realidade para muitas empresas, e para clínicas de injetáveis não é diferente.  Portanto, se você tem uma clínica de procedimentos, deseja iniciar a sua jornada no marketing digital, mas não sabe por onde começar, nós separamos alguns passos que vão te ajudar a ter melhores resultados em sua clínica. Principal objetivo do marketing para clínicas de procedimentos Primeiramente é muito importante entender que o marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo gerar visibilidade para atrair novos clientes. A principal finalidade do marketing para clínicas de injetáveis, além da captação de novos clientes, é fazer com que a clínica seja reconhecida pelo seu valor e que seja construída a sua autoridade através dos serviços prestados. 5 passos para começar a investir no marketing da sua clínica de injetáveis Agora que você já sabe quais são os principais objetivos do marketing digital, é hora de se organizar para iniciar a sua jornada e alavancar os resultados da sua clínica. 1. Conheça seu público Conhecer o seu público é o primeiro passo para iniciar o seu planejamento. A partir do momento que você sabe para quem vai direcionar os seus conteúdos e

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Software de gestão financeira para clínica de injetáveis

O departamento financeiro de uma clínica de injetáveis é um dos pilares para uma gestão de alta performance. Sendo assim, uma das principais ferramentas de automatização é o uso de um software médico para realizar essa gestão. Ter um software de gestão para clínicas passou a ser imprescindível, principalmente um que cubra todos os processos da empresa. Uma clínica que não simplifica seus processos, acaba perdendo muito em seu negócio, como o desperdício de tempo com os colaboradores em tarefas burocráticas, ou até mesmo perdas financeiras por não ter um controle completo do que entra e sai do caixa da clínica. Por isso, confira algumas instruções importantes para você seguir no momento de escolher um bom software para a gestão financeira da sua clínica.  O que um bom software de gestão financeira precisa ter?  1º Fluxo de caixa completo  Não tem como falar de gestão financeira sem analisar o fluxo de caixa de um negócio. Uma ferramenta de fluxo de caixa realiza o controle financeiro da clínica, integrando dados para o controle de gastos, entrada e saída de valores. Para que não haja erros no setor financeiro da empresa, contar com um software que tenha a funcionalidade de fluxo de

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Tratamentos injetáveis, como melhorar a adesão?

Doutor, você sente que seus pacientes estão resistentes à adesão aos tratamentos injetáveis? Seu paciente vai até você, você percebe a necessidade de indicar algum plano de tratamento, mas na hora de fechar ele demonstra resistência à adesão? Não se preocupe, saiba que essa não é uma dificuldade que só você enfrenta, é o melhor é que existem algumas formas de contornar essa situação.  Atualmente, existem várias técnicas que são utilizadas por profissionais da saúde com o intuito de contribuir para uma melhor adesão dos pacientes aos planos de tratamento, além de estratégias para incentivar que eles não o abandonem no decorrer do processo.  Por que muitos pacientes não aderem aos tratamentos injetáveis?  Antes de apontar as principais causas do paciente não aderir aos planos de tratamento, é essencial entender que um tratamento de saúde não deve ser observado apenas pela perspectiva médica ou biológica.  Diversos fatores influenciam nessa decisão, que vão desde princípios psicológicos, culturais, econômicos, até a relação do paciente com o médico que o atendeu e prescreveu determinado tratamento.  De acordo com o Ministério da Saúde, foi possível identificar alguns motivos pelos quais alguns pacientes sentem resistência à adesão, ou não seguem o tratamento completo. Sendo eles: 

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LGPD e a segurança de dados dos pacientes

Você sabe o que é a LGPD? Sabe quais são cuidados necessários quando o assunto é os dados dos seus pacientes?  Nos últimos meses a pauta sobre proteção de dados na internet ganhou cada vez mais força, porém, nem todo mundo conhece realmente o impacto da LGPD no dia a dia, principalmente na medicina.  Por isso, neste artigo falaremos sobre a importância de se atentar para essa lei, assim como suas normas,  e no que ela interfere quando o assunto é dados médicos. Confira!  O que é a LGPD?  LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, que consiste na administração de dados pessoais, que estão disponíveis em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, e envolve um amplo conjunto de operações efetuadas em meios manuais ou digitais.  A Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, foi decretada com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. Mas como essa proteção funciona na medicina?  Primeiramente é importante entender que a área da saúde lida diretamente com informações sensíveis. Trata-se de dados mais sigilosos dos

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Reduza as faltas de seus pacientes com a confirmação de consulta

Saiba como a confirmação de consulta pode ajudar na redução das faltas de seus pacientes! Sua agenda nunca é preenchida como o esperado? Você tem que lidar diariamente com as faltas dos pacientes em sua clínica ou consultório?  Infelizmente, quando o paciente falta a uma consulta, isso não representa apenas um espaço vago em sua agenda, mas sim prejuízos para sua clínica como um todo.  Da chegada do paciente à recepção até o atendimento médico, são necessários profissionais, equipamentos, estrutura, insumos, enfim, a falta na consulta prejudica toda uma equipe.  Como funciona o processo de confirmação de consulta?  A confirmação de consulta consiste em um serviço aliado ao lembrete de consultas, ou seja, quando o lembrete é enviado, permite que o paciente confirme ou cancele aquele atendimento. Dessa forma, essa resposta é chamada de confirmação de consulta.  Sendo assim, você não envia apenas um lembrete do agendamento, é possível ter uma resposta do paciente, e fazer as alterações necessárias na agenda em tempo real.  Normalmente esses lembretes são enviados via SMS, Whatsapp ou até mesmo e-mail, de acordo com a ferramenta que é utilizada.  Como a confirmação de consulta pode ajudar?  Em meio a uma rotina agitada é comum que

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7 dicas para precificar seus tratamentos injetáveis

Saber precificar de forma correta seus tratamentos injetáveis é extremamente importante para o desenvolvimento e sucesso da sua clínica.  Equilíbrio na hora de determinar o preço de um produto ou serviço é fundamental. Por isso,  é necessário conhecer as estratégias para garantir seus lucros, levando em consideração a competitividade do mercado.  Da mesma forma que um preço muito elevado pode afastar o público-alvo, o valor muito baixo pode prejudicar a saúde financeira de seu negócio.  Por que fazer um estudo de precificação?  Afinal, porque fazer um estudo de precificação é tão importante? Entender a  precificação de seus procedimentos injetáveis envolve inúmeros fatores que você como empresário precisa levar em consideração pensando no crescimento do seu negócio. Alguns deles são:  Aumentar o faturamento; Maximizar os lucros; Reduzir riscos; Ajustar ao público-alvo; Sinalizar o valor do produto; Satisfazer o consumidor;  Enfrentar a concorrência; Garantir a sobrevivência.  Análise da persona x precificação  Ajustar o preço ao seu público-alvo é determinante para o sucesso da sua clínica.  Por isso, ao contrário do que se pode intuitivamente pensar, o melhor para sua persona não é necessariamente o menor preço e, sim, o maior valor.  Entenda sempre o quão importante é agregar valor ao seu serviço,

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