Estratégias para captar o paciente ideal

Atualizado em 01/05/2021Comercial

Há algum tempo atrás, não existia muita opção de produtos e serviços disponíveis, inclusive no que diz respeito a saúde, ou seja, se fosse necessário fazer em exame, uma consulta ou algum tratamento, as pessoas sempre recorriam à mesma unidade de saúde, a que fosse mais próxima ou a que realmente tivessem total confiança, seja por uso ou por indicação, mesmo que fosse em cidades vizinhas. Até então, o desafio de como atrair pacientes para uma clínica ou consultório era vencido mais facilmente, bastava estar bem localizada ou prestar um serviço satisfatório.

Mas o mercado continuou a crescer e desenvolver, mais profissionais da saúde começaram a se formar, mais clínicas e consultórios foram aparecendo e, independentemente do tamanho da cidade, a concorrência segue bastante acirrada, o que deixa bem claro o quanto é preciso investir em diferenciais para atrair pacientes. E não foi só o mercado que cresceu, os pacientes também evoluíram e vem buscando um atendimento diferenciado.

Normalmente, as pessoas buscam uma clínica / consultório para tratar de uma doença ou suspeita, e isto já deixa o paciente suficientemente desconfortável, preocupado, nervoso, impaciente e bastante aflito. Até mesmo para aqueles que buscam atendimento focado na prevenção, também podem não se sentir tão à vontade, por isso, o atendimento precisa ser humanizado, ético e com qualidade técnica.

Para que sua clínica ou consultório consiga captar mais pacientes, é preciso:

Definir o foco de atendimento de sua clínica e seu público-alvo

Você precisa definir com clareza os objetivos do seu negócio, que tipo de atendimento, tratamento e soluções irá oferecer a seus pacientes. Feito isso, será necessário definir o público que deseja atender. Isto precisa ficar muito claro para que você consiga alcançar os pacientes certos para seu tipo de negócio, promover sua clínica torna-la referência.

Tenha um ambiente aconchegante

Para atrair pacientes particulares é necessário oferecer um ambiente completamente diferente do convencional, aposte em uma estrutura aconchegante, com cadeiras e sofás confortáveis, iluminação e pintura em tons mais claros para transmitir um aspecto de limpeza e tranquilidade, faça uma decoração que valorize os espaços da clínica e que se conecte com as soluções que você vai oferecer para seus pacientes.

Invista em marketing digital

Certamente você já ouviu a frase: quem não é visto, não é lembrado. Pois bem, nos dias atuais, investir em marketing digital é necessário. Tenha ferramentas bem estruturadas, que passem com clareza o que sua clínica oferece, aposte em criação de bons conteúdos, os pacientes gostam de seguir médico autoridade que oferecem conteúdo de qualidade para o dia a dia. E sempre deixe as formas de contato e agendamento, para que, o paciente se interessando ou sendo despertado pelo conteúdo criado por você, consiga entrar em contato e agendar um horário com facilidade.

Com o marketing digital você conseguirá criar conexão, levar sua imagem e de sua clínica para o público na internet. Em suas redes sociais, é importante publicar conteúdos sobre:

  • As maiores dúvidas que você recebe em seu consultório;
  • Fale sobre sua área de atuação e os tipos de serviços oferecidos;
  • Aborde temas relevantes;
  • Dê dicas importantes;
  • Fale sobre temas atuais e dê dicas sobre prevenção, qualidade de vida, longevidade;
  • Fale sobre o local em que sua clínica está localizada, sua estrutura, os anais de comunicação para contato.
  • Crie uma conta para a clínica no Google Meu Negócio

O Google permite que você crie uma conta do Google Meu Negócio, onde você cria uma ficha com as informações da sua clínica. Depois de criar seu perfil, seus clientes poderão te localizar, se conectar com você através da busca do Google e no Google Maps de forma gratuita. Também é possível publicar fotos, ofertas e mostrar aos clientes seus diferenciais. Seus clientes poderão ligar, enviar mensagens ou deixar avaliações. Mais interações significam mais negócios para você. Quanto mais informações e avaliações sobre um local, mais bem posicionado ele aparece, por isso mantenha as informações atualizadas, ofereça um serviço de qualidade para que a interação seja bastante positiva.

Crie anúncios no Google e redes sociais

Além de utilizar de ferramentas e mídi gratuita, também é importante e pode lhe trazer grandes resultados, investir em mídia paga. Ao ter uma conta no Google e redes sociais, você poderá criar campanhas de anúncios nesses locais.

Uma estratégia de marketing digital para ser completa, deve combinar mídia orgânica (gratuita) e a paga, ao investir nessa última, você amplia o alcance de sua clínica, ou seja, sua clínica torna-se mais visível para um número maior de pessoas, pois a mídia gratuita tem alcance limitado.

Crie rotinas para resgatar antigos clientes

Se um cliente agendou uma avaliação, compareceu e nunca mais voltou, é interessante saber porquê. Se um cliente passou pela sua clínica e não voltou, pode ser interessante saber o porquê. Se uma pessoa realizou um procedimento e não voltou a procurar sua clínica, é interessante saber o porquê.

O fato de o paciente não retornar pode acontecer por vários motivos:

  • Ele não precisou mais dos seus serviços;
  • Ele pode ter esquecido do seu endereço, perdido seu contato;
  • Ou a experiência que o paciente viveu na clínica pode não ter sido boa.

Por isso é de suma importância retomar o contato com pacientes antigos, seja via e-mail ou telefone, fale das novidades de sua clínica, reforce o que foi feito em momento anterior, convide para eventos, ofereça bônus ou algum tipo de promoção. Esta ação pode não gerar um grande resultado neste momento, mas é certo que os pacientes vão sentir o cuidado e carinho recebido e vão se lembrar disto em momento futuro.

Invista na experiência do paciente

Sim, a experiência que o seu paciente tiver será difundida por ele mesmo, o famoso boca a boca. Quando seu paciente percebe tudo de bom que você oferece, ele se torna o cliente defensor e divulgador. Mas como gera uma boa experiência?

  • Investir em um ambiente limpo, tranquilo e organizado;
  • Uma recepção agradável, com poltronas confortáveis;
  • Invista em atendimento humanizado, olhe nos olhos dos pacientes, explique de forma clara os procedimentos que o paciente fará, explique os resultados com simplicidade, tire todas as dúvidas;
  • Tenha um sistema que faça a gestão eficiente de sua clínica e de sua agenda, assim você terá os horários e dados dos pacientes bem organizados, de forma que o paciente não aguarde longos períodos na recepção.

Todas as ações feitas internamente, todo investimento feito em seu negócio precisa ser focado no público certo, desta forma você garante a manutenção de seus atuais pacientes, tornando-os fidelizados e também poderá criar as melhores estratégias de atração de novos pacientes baseando-se na experiência, na expectativa dos atuais pacientes, pois eles buscaram você seja por conteúdos em redes sociais, por indicação, por busca na internet ou por alguma campanha ou anúncio em redes sociais.

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