Livros de Gestão para Médicos

Atualizado em 07/05/2021Estratégia

Durante toda sua trajetória, seja a de estudante de medicina, seja na carreira clínica, o profissional da área da saúde está sempre imerso em muita leitura, para manter-se atualizado e focado em ser um melhor profissional na carreira escolhida.

Mas este médico quando decide montar sua clínica ou consultório também torna-se um empreendedor e por mais que a atividade principal seja a medicina, este profissional precisa desenvolver o lado empresário e assim fazer de seu negócio, um investimento rentável.  Conhecimentos sobre gestão financeira, de equipes, processos e planejamento tornam parte do dia a dia do médico e mais uma fonte de estudo necessária, pois se o médico não souber como lidar com tudo isso, seu sonho pode ser destruído por má gestão.

E é pensando nisso que preparamos uma lista com leituras imprescindíveis para médicos empreendedores que querem fazer da medicina seu futuro, mas com bastante qualidade técnica e aptidão para uma gestão completa.

A Estratégia do Oceano Azul

Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, este livro ensina como investir em mercados inexplorados, traz estratégias sobre marketing e mercado, abordando a importante relação entre mercado e concorrência. O livro A estratégia do Oceano Azul analisa casos de sucesso, como Cirque Du Soleil, que recriou o conceito de circo e Starbucks, com sua capacidade de fidelizar clientes, por isso este livro é importante para que médicos possam recriar formas de atender seus pacientes, de modo a fideliza-los.

Administração em Saúde – Autogestão de consultórios e clínicas

Esta leitura é mais técnica e bastante voltada para a gestão na área da saúde. Escrito por Marinho Jorge Scarpi, o livro aborda todos os conceitos fundamentais para um médico empreendedor que deseja se atualizar na área de gestão, este é um guia completo, que além de trabalhar a parte teórica de administração no ambiente da saúde, também traz exemplos práticos de como as ferramentas disponíveis podem auxiliar a rotina do médico.

Patch Adams: O Amor é Contagioso

Em um momento em que os atendimentos humanizados estão em alta e tornam-se diferenciais, este livro mostra a rotina dos médicos e relacionamento com os pacientes. Neste clássico, lançado a décadas, mostra o tipo de relacionamento e cuidado que o psiquiatra Patch Adams tem com seus pacientes, reforçando ainda mais o importante papel do médico na vida das pessoas, estimulando mais profissionais a inserirem na sua prática clínica o atendimento humanizado e a diferença que isto proporciona na vida dos pacientes.

Se Disney Administrasse seu Hospital

Já parou pra pensar em como são administrados os parques da Disney?

Fred Lee, autor de Se Disney administrasse seu hospital, é especialista em marketing, já trabalhou na Disney e em grandes hospitais. Neste livro, Lee utiliza o modelo Disney de satisfação do consumidor e que pode ser muito efetivo para médicos, clínicas e consultórios.

Ser Médico, Ser Humano

Escrito pelo Dr. Décio Iandoli Jr., o autor compartilha sua e traz como reflexão a verdadeira vocação do médico. Esse livro ajuda a compreender como aquilo que vivemos, pode ser parte de nós, na forma de emoções e sensações. Para os médicos que também julgam importante oferecer um atendimento humanizado, essa é uma ótima leitura que traz diversas reflexões.

Marketing estratégico para a área da saúde

Phillip Kotler é considerado o pai do marketing e é o autor desta obra. Ao enfrentar problemas de atenção à saúde, o autor identificou novas oportunidades, baseadas em uma visão voltada ao consumidor. Todos os livros do autor são recomendados, mas indicamos este, em especial, para os médicos.

Esta obra é destinada a administradores de estabelecimentos de saúde, abordando o marketing com uma linguagem fácil, trazendo questões como análise SWOT e outras metodologias administrativas.

Gestão Hospitalar: O Papel do Médico Gestor

Escrito por Eduardo D’Aguiar, este livro mostra como o gestor deve adaptar-se diante das adversidades e como adequar-se às necessidades comportamentais de sua equipe de trabalho, com orientações de autoconhecimento, Marketing, Contabilidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Operações, de Processos etc.

Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos

Livro escrito por Michael Porter, um dos maiores especialistas mundiais de estratégia, nesta obra ele aborda os desafios do sistema de saúde, tanto na perspectiva do médico, quanto do próprio paciente. Para que esses problemas não tomem uma proporção ainda maior, uma nova forma de pensar a saúde é proposta. Os médicos que desejam aumentar a qualidade do seu atendimento, a gestão de seu negócio e evitar os problemas que afetam a maioria dos estabelecimentos médicos, precisam conhecer esse livro.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Escrito por Stephen R. Covey, este livro é bastante conhecido entre gestores que buscam aperfeiçoar sua própria performance e a relação com seu time. Ao lidar com o mundo dos negócios e se tornar um gestor, é preciso encontrar maneiras de equilibrar seu trabalho e sua vida pessoal. Ainda de acordo com o autor, os 7 hábitos são:

  • Proatividade;
  • Tenha sempre seu objetivo em mente;
  • Primeiro cuide do que é mais importante;
  • Trabalhar parceria ganha/ganha;
  • Busque compreender antes de ser compreendido;
  • Crie sinergia;
  • Desenvolva a capacidade de se renovar.

Legislação Profissional em Saúde

O livro, cuja autora da obra é Nívea Cristina Moreira Santos, aborda de forma prática o Código de Ética da saúde, assim como as principais legislações que todo profissional da saúde deve seguir.

Quando se fala em gestão de clínicas e marketing hospitalar, não podemos negligenciar as questões relacionadas à ética. Conhecer os recursos fornecidos pela lei, PNH (Política Nacional de Humanização), aprofundar na questão do erro humano é essencial para qualquer médico, principalmente para aqueles que possuem seu próprio consultório.

SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo 

Este livro foi escrito por Jeff Sutherland e nele são trabalhadas as mudanças que acontecem de forma tão rápida no mundo em que vivemos e o impacto desta velocidade na liderança e na gestão. 

Conta-se que empresas que adotaram o método Scrum tem ganhos de produtividade de até 1.200%, inclusive clínicas e consultórios médicos. O método Scrum foi desenvolvido e é disseminado por ser prático, com técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia com facilidade. 

Inovação na gestão da saúde: soluções disruptivas para reduzir custos e aumentar qualidade

O autor desta obra, Clayton M. Christensen, é considerado um guru da inovação, nesta obra sua proposta é criar uma gestão capaz de reduzir custos e melhorar a assistência, beneficiando paciente e clínica/consultório, de forma a aumentar a rentabilidade e, ao mesmo tempo, a qualidade dos atendimentos.

Qual é a tua obra?

Em mais uma de suas obras de sucesso, o filósofo Mario Sergio Cortella faz uma importante reflexão acerca de nossas vidas: qual motivo faz você levantar da cama todos os dias?

Essa obra não foi feita especificamente para a área da saúde, mas encanta até o mais cético dos administradores. Pode parecer autoajuda, mas o autor consegue fazer um paralelo com o mundo do empreendedorismo, afinal antes de serem médicos, gestores, somos seres humanos e precisamos nos lembrar disso diariamente.

Gestão de Clínicas Médicas

O livro de Marinho Jorge Scarpi merece e precisa estar na cabeceira de todos os gestores e administradores da área da saúde, ele ajuda a entender o negócio de um ponto de vista administrativo, pois mesmo sendo uma clínica ou consultório, isto é um negócio e precisa gerar lucro! Esta obra apresenta informações importantes sobre as regras de convênios e planos de saúde privados, além de dicas sobre liderança, planejamento e gestão de processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *