Como começar a trabalhar com as terapias injetáveis?

Atualizado em 28/06/2021Injetáveis

As terapias injetáveis, também conhecida como soroterapia, vêm sendo, cada vez mais, ofertadas por clínicas, consultórios e médicos modernos, que buscam proporcionar tratamentos mais eficazes e resolutivos a seus pacientes, pois os benefícios deste tipo de tratamento são obtidos já durante sua aplicação. A velocidade de resultados com as terapias injetáveis, se dá pelo fato da alta absorção das substâncias, assim que iniciada a sua distribuição aos órgãos necessários. Devido ao fato de nosso organismo não ter a capacidade de realizar a desintoxicação, quelação de metais pesados e absorção de inúmeras substâncias pela tradicional via oral, por meio da via endovenosa esta absorção é direta e rápida para tratar e reestabelecer o funcionamento normal, por isso é considerada mais eficaz.

Quando falamos em injetáveis, estamos falando de vitaminas, aminoácidos, antioxidantes, oligoelementos, metiladores, que proporcionarão ao organismo um excelente restabelecimento da saúde, melhorando de forma bastante rápida o quadro clínico do paciente.

Se você deseja iniciar sua jornada neste mundo das terapias injetáveis vamos lhe dar algumas dicas muito importantes:

Especialize-se

Sim, busque especializações e cursos com médicos referência em injetáveis. É uma necessidade ampliar os estudos e buscar a formação completa. A todo momento surgem novos cursos e instituições com conteúdo bem elaborado, voltados para as terapias injetáveis. Podemos citar o curso de pós graduação pela FAPES e que é coordenado pelo Dr. Efrain Olszewer; workshops conduzidos e organizados pelo Dr Fernando Muniz; o curso da Dra. Nayara Rocio totalmente voltado para terapias nutricionais injetáveis; a Universidade de Uberaba – UNIUBE, também possui o curso de extensão em Aplicação de Injetáveis, Dr. Dias Júnior além de workshops também desenvolveu um curso voltado para médicos que desejam iniciar ou se aprofundar em terapias injetáveis, dentre tantos outros.

Estrutura exigida

Para que você tenha aprovação das agências reguladoras, faz-se necessário uma série de cuidados durante a montagem de sua sala de procedimentos:

  • É preciso de um espaço com o mínimo de 6m²;
  • Paredes e pisos em tons claros e de fácil limpeza e não pode haver grandes objetos decorativos;
  • A sala deve estar sinalizada, com placa na porta;
  • A sala precisa conter uma bancada para possibilitar o preparo dos medicamentos, armários com portas, lixeira de pedal e devidamente sinalizada, pia com torneira e água corrente;
  • Poltrona ou maca para aplicar os injetáveis;
  • Se houver alguma substância que necessita de temperatura controlada, precisará também de uma câmara refrigerada e controle de temperatura;
  • Além de equipamentos e insumos básicos para aplicação dos medicamentos. 

Documentação necessária

Existe uma série de documentos que precisam estar em ordem, com as respectivas autorizações/liberações em órgãos competentes, sem os quais torna-se impossível ou inviável iniciar a soroterapia em sua clínica ou consultório, como por exemplo:

  • Contrato social e CNPJ com o CNAE adequado ao tipo de atividade/serviço que será prestado por você;
  • Projeto arquitetônico;
  • Alvará de localização;
  • Alvará sanitário;
  • Alvará do corpo de bombeiros;
  • Procedimentos operacionais padrão (Pop´s recepção, médico e enfermeira);
  • Plano de gerenciamento de resíduos (PGRSS);
  • Registros de treinamentos da equipe;
  • Documentos de controle de temperatura (caso trabalhe com substância que exija câmara refrigerada);
  • Manual de boas práticas e Memorial descritivo detalhando todas as atividades executas na clínica.

Invista em treinamento

O ideal é que você tenha no mínimo uma enfermeira, ou um técnico em enfermagem, e uma secretária para ajuda-lo nesta jornada. Como a soroterapia é uma prática com muitos pré-requisitos, é fundamental que toda equipe esteja muito bem treinada, tanto na presteza do atendimento, quanto no armazenamento dos medicamentos que serão utilizados.

A enfermeira, ou um técnico em enfermagem, precisa conhecer bem os tratamentos ofertados, o tipo de medicamento, a forma de aplicação, as possíveis reações durante a administração do soro, as possíveis intercorrências e como reagir a elas. Da mesma foram, sua secretária precisa saber sobre sua formação, os cursos que você já fez e os tratamentos ofertadas em sua clínica ou consultório, afinal ela é o primeiro e último contato do paciente, é seu cartão de visitas e somente assim ela conseguirá responder as perguntas que serão feitas a ela e jamais deixar um paciente sem a informação que ele precisa.

Faça constantes reuniões de alinhamento e deixe toda equipe bem orientada de como agir em cada situação. E jamais deixe de registrar cada um destes treinamentos, lembre-se que este registro também faz parte da documentação exigida para seu negócio.

Primeira compra

Depois de sua estrutura e documentação organizadas, você pode começar a listar os medicamentos e insumos para sua primeira compra de injetáveis. Hoje, a via intramuscular, tem sido a primeira escolha no início das atividades clínicas, pois demanda pouco tempo do paciente e do profissional, pode ser administrada no consultório, com o paciente deitado na maca, mas é com via endovenosa que ocorrem as tão desejadas mudanças rápidas na vida do paciente.
 

Entenda as formas de se trabalhar com as Terapias Injetáveis:

 


Então antes de fazer sua primeira compra, liste quais tratamentos você se sente seguro para trabalhar, o que você realmente deseja entregar de resultado para seu paciente e só então, faça sua primeira compra. Não exagere, pois estoque vencido é um dos grandes gargalos financeiros em muitas clínicas no país, se deseja trabalhar com injetáveis, seu estoque precisa ser muito bem controlado.

Software de gestão 

Para integrar e controlar todas as atividades, pacientes, medicamentos, agendas e financeiro da sua clínica ou consultório você precisará de um software que consiga administrar de forma rápida e segura todas estas informações. Então busque um software que permita uma gestão completa dos serviços clínicos, dando segurança ao médico e ao paciente durante o atendimento, com rastreabilidade de tudo que está sendo utilizado durante o procedimento. Além disso, que te permita registrar todas as evoluções clínicas e rigoroso controle financeiro e de estoque.

Ainda se sente inseguro ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time e tenha todo o suporte necessário. A Support Health criou o 
Método Support Health para ajudar você que é profissional da saúde, empreendedor e que deseja trabalhar com terapias injetáveis, com o este método, você terá toda orientação desde o período documental quanto ao treinamento de sistema e orientação da equipe, você terá uma consultoria completa para lhe orientar neste início e lhe acompanhar durante o tempo necessário, para que você tenha sucesso com sua clínica integrativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *