Blog da Support Health

Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

Dicas para aumentar o faturamento da sua clínica

Inovação, agregar valor à sua marca e solução do paciente num único lugar são as chaves para alavancar seu faturamento. Segundo um estudo publicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) sobre gestão de clínicas médicas, o empreendedor do ramo da saúde deve monitorar as diversas forças que influenciam o crescimento ou diminuição da demanda por seus serviços. Novas tecnologias surgem a cada dia, fazendo com que determinados tratamentos se tornem obsoletos. Isso tudo impacta num assunto muito importante para a saúde financeira do seu negócio: o faturamento. O mesmo estudo aponta que também existe um fator muito importante a ser considerado, que são as mudanças no estilo de vida das pessoas. Por isso, é preciso observar as tendências de mudança em nossa sociedade, porque elas podem afetar profundamente as relações de mercado, não somente na área da saúde. Se o seu faturamento vem caindo, mesmo diante da maior pandemia dos últimos tempos, fique atento às dicas que a nossa diretora de Sucesso do Cliente, Dayane Dutra, preparou para você. Para nossa especialista em Gestão de Clínicas, um ponto essencial que merece atenção de qualquer empreendedor é a inovação. Saiba que inovar, apesar de parecer estar diretamente ligado

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Mercado para clínicas médicas pós pandemia

Confira as dicas da Support Health na hora de abrir seu negócio e descomplique a burocracia das documentações Estruturar qualquer negócio no Brasil é um desafio. Avaliar custos, procedimentos, montar estrutura e contratar pessoal são algumas das demandas que surgem logo num primeiro momento. Uma das tarefas consideradas essenciais nessa empreitada é planejamento. Por isso, vale seguir as dicas da Support Health. Nós te ajudamos a pensar sobre a sua clínica desde a estrutura, passando pela necessidade de documentação, até a gestão dos processos.  Primeiro, é importante dizer que uma clínica de saúde é uma empresa que presta serviços e atividades que sejam relacionados à saúde, sendo elas de odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, exames, dentre outros, ou, uma integração entre todas elas. Podemos dizer também que estes estabelecimentos oferecem atendimento com ou sem internação, ou de apoio à diagnose e terapia.  Vale ressaltar que, no Brasil, o órgão responsável pela categorização das unidades de saúde privadas é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ela já definiu 54 categorias para estabelecimentos de atendimento médico, considerando suas finalidades e serviços ofertados. E, se você ainda tem dúvidas sobre abrir ou não sua clínica médica, esta é a hora de decidir pela

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Valorização médica: Qualidade de vida para médicos

Para além do glamour: os desafios de profissionais médicos na busca por qualidade de vida Quando se fala sobre ser médico, muitos destacam o retorno financeiro envolvido na atividade e num certo “glamour” que envolve a profissão. No entanto, a escolha de quem dedica a vida pelas pessoas também esbarra em diversos desafios que começam, inclusive, na dificuldade de ingresso nos cursos de Medicina e no alto investimento que se faz para concluí-lo. Além disso, após a formação, médicos e médicas encaram cotidianamente uma rotina de estresse que afeta diretamente não somente o atendimento do paciente como a saúde daquele que se dedica a cuidar do outros. E, cuidar das pessoas é uma tarefa primordial para a sobrevivência da humanidade.  Desde a antiguidade, sempre haviam aqueles que se dedicavam exclusivamente à promoção da saúde e bem-estar da população. Assim como na atualidade, este profissional se especializava em determinadas áreas para que pudesse dar uma atenção maior às enfermidades e, assim, prestar um melhor atendimento ao paciente dentro das particularidades de cada patologia. Porém, o acúmulo de demandas, aliada a uma rotina excessiva de trabalho, também se perpetua até os dias atuais e faz com que este profissional mereça uma atenção especial. Afinal,

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Telemedicina: O novo normal

A tecnologia se consolida como aliada no combate à pandemia do novo coronavírus. Não é de hoje que os seres humanos atualizam suas formas de cuidar da saúde. As ferramentas disponíveis, os tratamentos, remédios e diversos modos de fazer medicina se atualizam com o tempo e variam de acordo com a cultura. Na antiguidade, os curandeiros foram os guardiões dos saberes quando o assunto era cuidar da saúde de reis e rainhas. Suas armas contra as mais diversas pandemias e pestes eram uma mistura de misticismo com saberes das propriedades das ervas medicinais, acumulados ao longo de séculos e repassados de geração em geração. Com o avanço da ciência moderna e dos recursos tecnológicos, a missão de cuidar das pessoas se tornou um ofício. Mas a medicina tradicional como a conhecemos hoje teve sua origem na Grécia, cerca de 400 a.C. (antes de Cristo). Foi nesse período que o “pai da Medicina”, Hipócrates, deu início ao método da observação e de entendimento das doenças. Ele exerceu a medicina no templo do deus Asclépio. Mesmo com o misticismo da época, ele percebeu que observar o comportamento da doença é fundamental para combatê-la.  Será que você consegue imaginar quais recursos Hipócrates tinha à disposição

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Torne sua equipe produtiva

Conheça as principais estratégias para manter engajamento entre colaboradores e turbinar seu negócio Num contexto de flexibilização das relações de trabalho, muitas empresas se veem enfrentando desafios sobre como manter um grau de produtividade e, assim, atingir melhores índices nesse novo contexto. Por isso, é importante entender que, à medida em que as relações se modernizam no ambiente de trabalho, os colaboradores também mudam suas formas de se relacionar com os empregadores. Por isso, vale ficar atento às dicas que a Support Health preparou para que você mantenha sua equipe de trabalho engajada e que continue alcançando os melhores resultados de produtividade. Valorização do colaborador  O principal meio de manter produtividade de um time é mantê-lo motivado. Para isso, entender as necessidades daqueles que lidam diretamente com o cliente, no caso, os colaboradores da sua clínica, é fundamental. A satisfação no ambiente de trabalho se torna um diferencial que fará com que você atinja produtividade, porque uma equipe motivada transmite os valores da sua clínica com mais propriedade e engajamento.  Já foi a época em que as pessoas trabalhavam apenas para levar o sustento às famílias. Hoje em dia, cada vez mais, as pessoas buscam satisfação naquilo que fazem e

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Os melhores canais de conteúdo para médicos

A Support Health lista os melhores sites, blogs e canais do Youtube para você se manter atualizado sobre as melhores práticas da MedicinaIntegrativa Num mundo cada vez mais conectado às plataformas digitais, entender que seu negócio também precisa fazer parte dessas redes é fundamental. Porque seu paciente também acessa diversos conteúdos nesse universo online e estar atualizado faz parte do processo de fidelização. Isso fortalece a marca da sua clínica e também gera conteúdo que garante autoridade em determinados assuntos. Por isso, é importante construir um relacionamento que preza não somente pela qualidade do acompanhamento terapêutico, mas também que se mostra alinhado às melhores práticas da área. Os cuidados que devem ser tomados são: na hora de procurar as referências da sua área, procure conteúdos que venham agregar àquilo que você já emprega na sua clínica, sem cair nas armadilhas do acesso fácil e direcionado pelo sistema de busca. No ambiente digital, é preciso buscar sempre as autoridades nos assuntos de interesse, neste caso, os que fazem um bom trabalho na área de Medicina Integrativa. Pensando nisso, listamos alguns canais digitais que podem te ajudar a aprender novas técnicas, bem como trocar experiências com quem já está no mercado e

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Como conquistar novos pacientes

O “boca-a-boca” funciona, mas é preciso estar conectado com seu cliente através dos canais digitais Ter um negócio exige muito de quem se dispõe a tocá-lo em frente. São taxas, impostos, gestão de pessoas, contabilidade eficiente pra fechar as contas no fim do mês e ainda tem a incerteza se tudo irá se manter de pé para aguentar o próximo mês. Por isso, apesar da demanda por serviços em saúde ter aumentado durante o período da pandemia do novo coronavírus, é preciso saber como captar potenciais pacientes e criar estratégias de relacionamento para não perder a fidelidade dos que já frequentam sua clínica. Há um senso comum de que o “boca-a-boca” funciona em praticamente todos os negócios. Afinal, quem não recomendou algum serviço ou produto a um amigo? Quando somos bem tratados e avaliamos que o custo benefício de algo que investimos valeu muito a pena, automaticamente falamos disso nas conversas informais entre parentes e amigos. Mas, quem é do marketing, sabe que esse “boca-a-boca” consegue atrair uma parcela de clientes, mas somente essa estratégia não dá conta de manter uma lucratividade e pagar todas as contas do mês. Há pesquisas que mostram que menos de 5% dos pacientes divulgam por livre e

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7 dicas para fidelizar o seu paciente

Em qualquer negócio, a entrega de resultados ao cliente final é o que mantém o fluxo de recursos para sobrevivência da empresa. Mas, antes disso, é importante mapear seu público-alvo, bem como seus anseios e desejos. A partir daí, criar estratégias para cativá-lo se torna uma ferramenta fundamental para estabelecer e manter um relacionamento que vai garantir controle de qualidade dos serviços prestados, bem como o retorno financeiro do investimento.  Num modelo de negócios, baseado na entrega de serviços, um dos pilares para o sucesso é o relacionamento com o cliente, tão essencial quanto a sua primeira venda. Pensando na medicina integrativa (ou saúde integrativa), essa estratégia de um bom relacionamento passa a ser crucial. Porque a entrega final ao paciente não é apenas uma consulta, mas um tratamento especializado, que exige atenção especial a cada um desses clientes.  Nesse modelo, o paciente é visto e avaliado de forma integral, tanto no que diz respeito ao seu ser, quanto no que diz respeito ao meio social e ambiente onde vive. Isso exige do médico a capacidade de investigar e detalhar uma rotina particular do paciente, entender seus dilemas psicológicos, além do seu histórico de doenças e relações sociais. Com isso, se

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Os erros mais comuns de uma secretária em uma clínica médica

Diretor comercial da Supporth Health aponta que 87% das consultas de uma clínica médica são agendados por esse profissional. Isso é fruto de um bom atendimento. Quando se pensa num consultório ou clínica médica, o que vem em mente é que se torna indispensável a presença de um profissional médico. E isto está correto, até pelo fato de que o médico é responsável por realizar as consultas, fazer um diagnóstico e receitar um tratamento a partir de novos hábitos de vida e medicamentos. Mas, num consultório, existe também um profissional indispensável que se deve ter muita atenção na contratação: o profissional que realizará a função de secretário (a). Este profissional é o cartão de visitas da sua clínica médica e precisa entender e compartilhar dos valores, missão e visão do seu negócio. É ele quem realizará os agendamentos das consultas, organizará a agenda do médico, além de fazer contato com fornecedores de insumos e medicamentos. O contato com o paciente, num primeiro momento, passa pelo profissional de secretaria. Por isso, esse profissional também precisa ter habilidades de negociação e vendas.  Agora, listaremos alguns erros mais comuns cometidos por esses profissionais e que precisam ser revistos pelos gestores das clínicas médicas.

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