Equipamentos tecnológicos e seus benefícios

Atualizado em 20/07/2021Clínico

Na medicina, para que o médico consiga conhecer o paciente por completo, uma série de avaliações e exames se fazem necessários, por isso a clínica precisa se preparar para atender este paciente e quanto mais equipamentos tiver para realizar o screenig, melhor e mais efetivo será o tratamento a ser proposto para aquele paciente.

Equipamentos clínicos são tecnologias que possibilitam e direcionam o diagnóstico rápido, responsáveis pela assistência aos pacientes, prevenção e tratamento. Os equipamentos de uma clínica estão diretamente relacionados ao sucesso do profissional da saúde e ao resultado do paciente. Por isso é de extrema importância ter os equipamentos certos e utilizá-los a seu favor, assim você terá agilidade no diagnóstico e tornará a experiência do paciente memorável.



Quais equipamentos comprar para sua clínica?

Preparamos uma lista com alguns dos melhores equipamentos que irão te ajudar na triagem e no diagnóstico em sua clínica:

  • Bioimpedância

    É um instrumento muito utilizado por médicos e especialistas para analisar o funcionamento do organismo, através do levantamento de dados como o de percentual de gordura, músculo, hidratação e peso do indivíduo. É uma prática bastante adotada por profissionais que querem e precisam acompanhar bem de perto o paciente durante uma dieta, por exemplo.

    Avalie:

    01. Porcentagem real da gordura corporal;
    02. Peso real em relação ao percentual de peso de gordura;
    03. IMC;
    04. Taxa metabólica basal;
    05. Percentual da quantidade total de água presente no corpo;
    06. Percentual de massa óssea;
    07. Percentual de gordura visceral;
    08. Idade corporal, entre outros.

  • Microscópio
    São equipamentos muito utilizados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, espectroscopia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral. O microscópio faz análise celular em tempo real e proporciona um diagnóstico rápido e participativo com o paciente. 
    • ES Complex

      O exame é indolor, não invasivo, com duração de apenas 2 minutos, ou 4 minutos com os testes Ewing (manobra de valsalva, teste ortostático e respiração profunda). É possível detectar, com alta sensibilidade e especificidade:

      01. A Resistência à Insulina, 
      02. A Síndrome metabólica
      03. Rastreamento (screening) preventivo de doenças cardiovasculares e de diabetes, risco de hepatopatias, detecção de TDHA em crianças (aprendizagem), câncer de próstata, monitoramento de neurotransmissores e hipertireoidismo.
      04. Monitoramento do paciente diabético e suas repercussões na neuropatia autonômica periférica (pré diabético) e NAC 05. Neuropatia autonômica cardiovascular em diabéticos
      06. Score cardiovascular com os dados medidos
      07. Score de estilo de vida: (incluindo estimativas bioquímicas)

      Há versões deste equipamento, em uma delas não é necessário o uso de eletrodos descartáveis durante o exame. O mesmo exame com os eletrodos descartáveis, fornece, além dos dados fisiológicos acima, medições referentes a neurotransmissores e estimativas bioquímicas. 

O ES Complex conta com uma tecnologia inovadora, com ISO (Organização Internacional de Normalização), registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e FDA (Food and Drug Administration), com respaldo científico e atualização contínua. Facilita o entendimento da patologia, riscos e sintomas através da visualização dos gráficos e dados.

      • Bioressonância
        Também conhecida como “Avaliação Quântica”, possibilita identificar a frequência eletromagnética do corpo ou de um órgão em particular, pois cada órgão possui uma frequência eletromagnética única e identificável, que pode encontrar-se em equilíbrio (homeostase) ou em desequilíbrio osmótico.

        A avaliação por Biorressonância demonstra que toda a matéria tem a sua própria frequência vibracional, que pode ser mutável e influenciada na presença de diversos fatores, tais como: emoções, pensamentos, parasitas indesejáveis, metais pesados, radiação, sons, nutrientes celulares e cores que, juntos ou isoladamente, contribuem para o desequilíbrio orgânico e o aparecimento de doença. É possível avaliar os indicadores de deficiências nutricionais em tempo hábil.

      • Termografia (Flir)
        Consiste no uso de uma câmera especial, que mapeia o corpo do paciente pela quantidade de calor emitida por cada região. Como a temperatura é um dos cinco sinais vitais do ser humano, junto com o pulso, pressão arterial, frequência respiratória e dor, qualquer alteração no equilíbrio térmico do corpo é um sinal de que algo não está bem.

        É ideal para realização de exames clínicos e elaboração de laudos médicos. Permite captar imagens com fácil visualização, mesmo em pessoas acamadas. É muito aplicado no tratamento e monitoramento de câncer, disfunções vasculares, hérnias, tendões, lesões musculares e na ortopedia em geral; esta câmera também identifica a provável origem da dor.

        É um tipo de exame não radioativo, totalmente sem contra indicação, indolor e sem risco de contaminação, que permite ao médico tomar decisões críticas rapidamente, pois o foco automático associado à ergonomia do equipamento, permite que o foco rápido com leituras precisas de temperatura e sem demora. A filmagem radiométrica permite estudos em movimentos importantes na área da medicina esportiva e avaliação de testes provocativos.

  • É um tipo de exame não radioativo, totalmente sem contra indicação, indolor e sem risco de contaminação, que permite ao médico tomar decisões críticas rapidamente, pois o foco automático associado à ergonomia do equipamento, permite que o foco rápido com leituras precisas de temperatura e sem demora.
  • A filmagem radiométrica permite estudos em movimentos importantes na área da medicina esportiva e avaliação de testes provocativos.
  • Bemer

    A terapia vascular BEMER é confortável, prática e eficaz. Com apenas duas aplicações de 8 minutos ao dia, você poderá proporcionar muito a seu paciente. Para utilizar, basta apenas encostar no colchão do Bemer, durante este período o corpo recebe sinais eletromagnéticos que tem a propriedade de aumentar a vasomotrição, assim melhora o fluxo sanguíneo.

        • Oligoscan 

          Oligoscan pode ser usado por todos os profissionais de saúde. Permite-lhe beneficiar de uma avaliação rápida e indolor. Avalia em um instante: minerais, oligoelementos, estresse oxidativo e metais pesados. A medição é feita diretamente com um espectrofotômetro portátil conectado a um computador.


Esta terapia melhora:


01. A perfusão e o fluxo sanguíneo
02. A oferta de oxigênio e nutrientes
03. A retira de resíduos metabólicos e toxinas
04. O equilíbrio ácido do organismo
05. O alívio de dores crônicas e agudas
06. O processo de regeneração e cicatrização
07. A defesa imunológica do organismo
08. As neuropatias periféricas em diabéticos
09. A qualidade do sono
10. Os sintomas do autismo

É um tratamento seguro, não invasivo, confortável, com sessões rápidas e pode ser feito em pacientes de todas as idades, sexos e biotipos. Porém não deve ser usada caso o paciente tenha feito transplante de órgãos e esteja em tratamento de imunossupressores, ou que esteja fazendo quimioterapia.

Contudo, é imprescindível que você saiba agregar valor aos tratamentos ofertados em sua clínica ou consultório, estes equipamentos tecnológicos, além de proporcionar todos esses benefícios também precisam encantar seu paciente com as mais diversas possibilidades em atendê-lo com a agilidade e eficácia que ele tanto deseja e precisa. 


Além disso, é preciso atentar-se às manutenções destes equipamentos, para garantir sua vida útil e a qualidade nos resultados, por isso sempre peça os documentos e manuais a seu fornecedor no momento em que adquirir qualquer equipamento. 

Jamais esqueça de fazer a calibração no tempo correto, tenha um controle bem eficiente de todas estas datas. É muito importante estar atento à qualidade desses equipamentos, o investimento neles, na maioria das vezes, é bastante alto e estão diretamente ligados ao sucesso clínico de seu paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *