Blog da Support Health

Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

Principais erros na publicidade médica

Uma empresa que espera crescer no mercado precisa usar de boas estratégias de marketing. Em um mundo que está cada vez mais digital, mais e mais empresas utilizarão da tecnologia para divulgar seu negócio e no caso dos médicos as redes sociais tornaram-se grandes aliadas na hora de divulgar uma clínica. Por meio das redes sociais o profissional da saúde se relaciona com seu público e também atrai novos pacientes.  A publicidade médica é de suma importância para ter sucesso, principalmente no início da profissão. Por isso clínicas e consultórios precisam manter-se atualizados, o médico deve sempre zelar por sua ética profissional, essas mídias podem trazer impacto positivo mas elas podem trazer prejuízos irreparáveis se não usadas de maneira correta, um mero post equivocado nas redes sociais pode provocar danos irreversíveis, por isso é imprescindível estar sempre atento ao que é permitido na publicidade médica, deve-se ter muito cuidado para não ferir o Código de Ética Médica, de acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina). O Conselho Federal de Medicina, no intuito de orientar o marketing e propaganda médica, criou o Manual de Publicidade e Propaganda Médica por meio da Resolução CFM nº 1.974/11 e de sua atualização da

Leia mais

Primeiros passos para abrir uma clínica médica

Empreender com a criação de uma clínica médica que reúne uma ou várias especialidades pode ser o sonho de muitos profissionais da saúde. Conquistar pacientes, prestar um atendimento humanizado e com equipamentos de ponta é um dos objetivos de quem pretende abrir um consultório. Antes, é preciso planejamento, investimento e foco nos detalhes- que não são poucos. Mas, não é porque há muitas coisas a se atentar que não vale a pena levar à frente um novo empreendimento. Primeiro, é preciso ter em mente que, por mais que se forneça serviços de saúde, sua clínica é um negócio. Portanto, é necessário se organizar e planejar tudo de maneira minuciosa.  Elabore um plano de negócios Para colocar o novo projeto em prática, é necessário elaborar um plano de negócios. Nesse documento, se descreve e define as características e o perfil de seu mercado de atuação, os serviços e ações para abrir a clínica médica. Através dele, é possível obter informações de seu mercado, dos futuros pacientes, fornecedores de sua área.  O plano de negócios ainda possibilita analisar a viabilidade da abertura do novo empreendimento, e os pontos positivos e negativos de se montar a nova empresa. O documento também facilita para

Leia mais

Como melhorar a adesão dos pacientes aos planos de tratamento

Atualmente, com a nova perspectiva social e tecnológica existem inúmeros desafios para a relação médico-paciente, principalmente em relação ao engajamento e a adesão do paciente ao tratamento proposto. Hoje, o comportamento do consumidor está ligado ao poder da influência, os pacientes gostam de comprovação da veracidade dos tratamentos e da opinião de pessoas que passaram pela mesma situação. Assim, eles terão a certeza de que seus esforços valerão a pena e terão os resultados que desejam.  Por mais que algumas pessoas reforcem que têm dificuldade para levar uma vida saudável, que não são focadas e responsáveis no cumprimento efetivo de seus tratamentos, todos desejam o bem-estar e a longevidade. Só que para isso é necessário investir em mudança de hábitos e isso só acontece com bastante foco, determinação e incentivos. Como forma de incentivar essas pessoas, o médico lida com um novo perfil de paciente, uma pessoa que tem mais acesso à informação, que está sempre atento a temas ligados à saúde e que não mais se intimida ao fazer perguntas durante a consulta com seu médico. Como já é sabido, nenhum tratamento de saúde deve ser observado apenas pela perspectiva médica, existem diversos fatores que permeiam a experiência do

Leia mais

Transforme sua clínica em uma franquia

Sua clínica médica já tem um nome consolidado, credibilidade e você entende que chegou a hora de expandir. Você sabe o que é uma franquia? Apesar de ser um conceito bem conhecido, nem todos sabem os benefícios desse modelo de negócio, ou mesmo como transformar o empreendimento nesse tipo de estratégia. De maneira mais simplificada, uma franquia é um sistema em que uma determinada empresa concede permissão a uma pessoa física ou jurídica de usar sua marca, produtos ou serviços. Uma das vantagens é que a franquia se mostra um poderoso método de alavancagem e ampliação de negócios em rede. É necessário ter objetivos definidos e analisar se a clínica médica tem potencial para se tornar franqueável. “Por que e para quê minha clínica deveria se converter em franquia? Onde quero chegar a partir disso? Quais são as metas a curto, médio e longo prazo? Conseguirei dar o suporte necessário a toda a rede de franqueados?” São perguntas variadas e complexas, mas importantes e necessárias. Isso porque, é a partir desses questionamentos que se planeja e define estratégias de crescimento, viabilizando excelente atendimento aos pacientes, que é um dos grandes objetivos. Também é relevante entender as vantagens de ser um

Leia mais

5 erros para não cometer em sua clínica

Quando se toma a decisão em ter uma empresa, muitas são as obrigações e cuidados que você, empresário, precisa se atentar. Diversos são os erros que clínicas e consultórios cometem ao não se atentar a pequenos e isso pode, muitas vezes, resultar em perdas significativas, seja perda de clientes, perdas financeiras e até de equipe qualificada. Essa falta de cuidado com o negócio, leva à falta de motivação dos funcionários e até a problemas com o quadro societário de sua clínica ou consultório. Seu consultório ou sua clínica médica deve ser encarada como uma empresa, pois mesmo que seu propósito, como profissional da saúde, seja o de promover a saúde e ajudar as pessoas a terem uma longevidade saudável, seu negócio precisa ser rentável, precisa estar preparado e organizado para cumprir com todas as obrigações necessárias. A maior dificuldade para você, que é médico, talvez seja que conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing, por exemplo, não são ensinados nos cursos de medicina, ou seja, muitos profissionais da saúde não têm conhecimento suficiente para fazer uma boa gestão de seu negócio e assim vir a cometer uma série de erros que podem comprometer seu sucesso. E foi pensando nisso, que a

Leia mais

Dicas para aumentar a produtividade da sua secretária

Se antigamente esta profissional se limitava a tarefas repetitivas, hoje em dia, ela precisa ser atualizada e produtiva. Quando o paciente chega a uma clínica médica, o primeiro contato dele com a empresa é por meio da secretária. Esta profissional é praticamente o cartão de visitas da empresa. Se o atendimento não foi bem realizado, o paciente se frustra e passa a ver a clínica com “maus olhos”. Em contrapartida, caso o contato inicial tenha sido feito com profissionalismo e excelência, o primeiro passo foi dado, e o paciente se sente confiante. Mas o papel da secretária não se limita apenas em fazer um bom atendimento. Se antigamente, as atribuições desta colaboradora variavam entre atender, fazer agendamentos, arquivar dados e resultados de exames, hoje em dia, é imprescindível que a secretária seja produtiva e atualizada. Neste sentido, é essencial estabelecer metas para esta profissional tão importante. • Equipe alinhada e ciente das atribuições Apesar de o foco ser a secretária, é fundamental que toda a equipe esteja muito bem alinhada. Esse engajamento é indispensável, pois não há como pensar em produtividade se a rede de trabalho não sabe as atribuições da secretária, o que esperar dela e como ajudá-la. Além

Leia mais

Passo a passo para legalização de uma clínica de injetáveis

Para muitos, o processo de regularização de uma clínica médica que trabalha com injetáveis é extremamente burocrático. Neste artigo, a Support Health te mostra que este processo é mais simples do que você imagina. Mas, lembre-se: é necessário aplicar este passo a passo. Ter na sua clínica um tratamento completo para o seu paciente traz uma vantagem competitiva em relação aos demais profissionais de saúde. Isso acontece porque, num mesmo espaço, é ofertada a prática dos injetáveis e outras terapias afins, onde o paciente é assessorado por uma equipe totalmente alinhada com os resultados e satisfação do paciente. O importante neste contexto é entender as necessidades totais do paciente e propor a melhor solução de tratamento interno.  As vantagens para o seu negócio são imensas. Além de trazer uma resposta clínica rápida devido ao acolhimento e monitoramento de perto do seu paciente, também é uma prática extremamente lucrativa. Essa prática requer um centro de infusão legalizado para a atividade fim, que deve ser feito antes da abertura do estabelecimento. Se o empreendimento já estiver pronto, é necessário fazer uma adaptação para regularizar esse centro de infusão.    Ao fazer a adequação legal se evita problemas futuros e não corre riscos com

Leia mais

Como utilizar o NPS em sua clínica

Você saberia dizer o que seus pacientes acham do seu trabalho?  Qual a chance de eles recomendarem sua clínica ou consultório para algum amigo ou familiar? Conhecer e entender o grau de satisfação dos seus pacientes é fundamental para desenvolver estratégias que realmente façam a diferença no seu negócio e na vida de seus pacientes! Uma boa pesquisa de satisfação pode ser o que você precisa para conhecer a opinião de seus pacientes, afinal é preciso entender a satisfação de cada paciente para que você consiga torná-los fiéis aos seus serviços médicos. É essencial ter a capacidade de analisar e metrificar cada experiência de seus pacientes e para isso há o NPS em clínicas médicas.  Mas o que é NPS? O NPS, sigla para Net Promoter Score, que traduzido torna-se Índice líquido de promotores) é uma métrica cujo objetivo é medir a satisfação, a lealdade e o nível de recomendação dos clientes para com as empresas, o que neste caso, de seus pacientes com sua clínica ou consultório. Criado pelo norte-americano Fredd Reichheld e apresentado pela primeira vez em 2003, em uma publicação da Harvard Business Review. Com o NPS, o pesquisador propunha encontrar a “pergunta definitiva” que deveria ser

Leia mais

Como controlar o estoque de injetáveis de maneira eficiente

Se estoque representa todos os recursos necessários para a continuidade das atividades de sua clínica no médio e longo prazo. É por meio dele que você poderá controlar e armazenar materiais, equipamentos, medicamentos e insumos. O estoque pode ter diferentes formas e tamanhos, dependendo do tamanho de sua demanda. Muitas clínicas falham por não conseguir gerir de maneira adequada os produtos em seu estoque (a entrada e saída). Não saber quando determinado medicamento entrou e nem o porquê de ele estar ali pode causar grandes prejuízos. Na maioria das vezes, o problema acontece por não haver o equilíbrio necessário: há medicamentos acumulados e sem a procura por seus pacientes ou há a demanda, mas falta o medicamento no estoque. Ambas as situações acarretam prejuízo, no caso da primeira, o dinheiro investido não é revertido em vendas, e na segunda, o paciente fica extremamente insatisfeito com a indisponibilidade do medicamento prescrito. Seu gestor precisa conhecer alguns dos principais Métodos de Gestão de Estoque: Agora que você já entendeu a importância de um controle bastante eficaz de seu estoque, vamos dar algumas dicas práticas para inserir em sua rotina: Padronização Significa criar um esquema para a organização e cadastro dos produtos, é

Leia mais

Equipamentos tecnológicos e seus benefícios

Na medicina, para que o médico consiga conhecer o paciente por completo, uma série de avaliações e exames se fazem necessários, por isso a clínica precisa se preparar para atender este paciente e quanto mais equipamentos tiver para realizar o screenig, melhor e mais efetivo será o tratamento a ser proposto para aquele paciente. Equipamentos clínicos são tecnologias que possibilitam e direcionam o diagnóstico rápido, responsáveis pela assistência aos pacientes, prevenção e tratamento. Os equipamentos de uma clínica estão diretamente relacionados ao sucesso do profissional da saúde e ao resultado do paciente. Por isso é de extrema importância ter os equipamentos certos e utilizá-los a seu favor, assim você terá agilidade no diagnóstico e tornará a experiência do paciente memorável. Quais equipamentos comprar para sua clínica?Preparamos uma lista com alguns dos melhores equipamentos que irão te ajudar na triagem e no diagnóstico em sua clínica: Bioimpedância É um instrumento muito utilizado por médicos e especialistas para analisar o funcionamento do organismo, através do levantamento de dados como o de percentual de gordura, músculo, hidratação e peso do indivíduo. É uma prática bastante adotada por profissionais que querem e precisam acompanhar bem de perto o paciente durante uma dieta, por exemplo.

Leia mais