Saiba como fazer a análise SWOT na sua clínica de procedimentos

Ser médico e gestor de uma clínica ao mesmo tempo, pode ser desafiador. Além de todo conhecimento técnico da profissão, é necessário ter conhecimentos de gestão para conseguir implementar estratégias que favoreçam o desenvolvimento do seu negócio. Para isso, é necessário desenvolver um planejamento estratégico e uma das principais ferramentas para tal é a análise SWOT.

A análise SWOT ajuda identificar seus pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças do mercado, fornecendo uma visão geral da situação atual em diversas clínicas. Ela se tornou popular, devido a facilidade de implementação e a partir dela, é possível desenvolver estratégias eficazes para obter resultados expressivos para o planejamento.

O que significa SWOT?

A palavra SWOT é na verdade um acrônimo que vem do inglês, que significa strenghts (força), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), por conta disso, ela também pode ser conhecida no Brasil como análise FOFA, que seria a tradução para os termos em inglês.

Antes de realizar essa análise, é importante compreender cada um dos quadrantes que a compõem: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Força

As forças de uma clínica são representadas pelas vantagens internas em relação às concorrentes. Alguns exemplos de forças podem incluir a qualidade do serviço, as inovações tecnológicas e procedimentos exclusivos oferecidos pela clínica.

Além disso, também devem ser considerados aspectos como limpeza, atendimento, uso de softwares de gestão e localização geográfica, pois esses também podem ser considerados forças e contribuir para o diferencial da clínica.

Fraquezas

Entender quais aspectos da clínica podem ser melhorados é fundamental para o planejamento estratégico. Um bom gestor é capaz de identificar claramente os processos e procedimentos que não estão funcionando perfeitamente.

Os principais indicadores são as reclamações mais frequentes dos colaboradores e pacientes. Alguns exemplos podem ser dificuldade de atendimento, processos não otimizados, dificuldade em gerenciamento de horários, entre outros. Esses são aspectos que podem ser identificados como pontos de melhoria e que precisam ser corrigidos para o sucesso da clínica.

Oportunidades

Após a análise do ambiente interno, o próximo passo é realizar a análise do cenário externo para promover o crescimento da clínica. Nesse ponto, é crucial observar as oportunidades que o mercado oferece para isso.

Se houver uma tendência de crescimento de um procedimento específico, ou até mesmo lacunas de mercado que seus concorrentes não estão sabendo lidar, poderão ser preenchidas aqui e se tornarem fundamentais para o desenvolvimento da clínica.

Ameaças

Embora o cenário externo ofereça diversas oportunidades, também existem ameaças, que podem prejudicar o desenvolvimento econômico de uma clínica. Vale lembrar que qualquer fator externo que afete negativamente, é considerado uma ameaça.

Alguns exemplos são aumento da concorrência, desenvolvimento tecnológico por parte de outras clínicas, falta de utilização de softwares inteligentes para otimizar o trabalho e falta de investimento em marketing.

Passo a passo para fazer análise SWOT

Agora que você conhece os quatro setores de uma matriz SWOT, pode estar se perguntando como implementá-la na sua clínica. Esse processo é bem simples:

Estude e converse com a equipe

A maior vantagem de utilização dessa ferramenta para a parte estratégica, é sua simplicidade. As percepções de quem vive o dia a dia da clínica, com certeza serão a parte mais valiosa para o desenvolvimento.

O primeiro passo é conversar com a equipe, permitindo que todos expressem livremente suas ideias e opiniões. Depois, na hora de montar a matriz, é importante que sejam colocadas as informações mais relevantes.

Durante a conversa, deverão ser analisados dois tipos de análise, a interna e a externa. A análise interna deve levar em conta aspectos como qualidade do tratamento, atendimento, acompanhamento e especialização dos profissionais, enquanto a análise externa deve considerar fatores como tendências do mercado, evolução tecnológica, mudanças de consumo e economia. É necessário ser realista e encontrar as forças e fraquezas da clínica, para ter sucesso na análise e aproveitar as oportunidades de mercado.

Montar a matriz SWOT

Após realizar os estudos e alinhar com a equipe, é hora de criar a matriz SWOT. Nessa etapa, é importante resumir tudo o que foi discutido e listado, para proporcionar uma visualização rápida das informações. Organize os fatores listados em tópicos e determine a prioridade de resolução e/ou aprimoramento de cada um deles.

Os quadrantes da matriz SWOT são dispostos da seguinte forma:

Transformando em estratégia

Agora que todos os fatores foram priorizados e colocados na matriz, é hora de passar da teoria para a prática. Será iniciada às estratégias utilizando premissas simples:

  • Potencializar as forças
  • Corrigir as fraquezas
  • Aproveitar as oportunidades
  • Minimizar as ameaças

Vale lembrar que as análises não devem ser feitas apenas individualmente. Uma técnica útil é realizar a SWOT cruzada, onde se observa dois fatores em conjunto.

  • Força + Oportunidade: Como potencializar o ponto forte para aproveitar uma oportunidade?
  • Força + Ameaça: Como potencializar o ponto forte para minimizar o impacto das ameaças?
  • Fraqueza + Oportunidade: Como corrigir o ponto fraco para aproveitar uma oportunidade?
  • Fraqueza + Ameaça: Como corrigir o ponto fraco para minimizar o impacto das ameaças?

Exemplos de como aplicar a análise SWOT

Para facilitar, cada situação de análise cruzada será exemplificada. 

Imagine uma clínica especializada em injetáveis que, até agora, tem uma demanda pequena e, portanto, não fez grandes investimentos em estoque e em número de colaboradores. Agora, ela enfrenta um cenário de crescimento de procedimentos injetáveis e um aumento da concorrência nesta área.

Força + Oportunidade: Investir ainda mais em especialização dos profissionais para essa área, poderá ser um fator determinante para se destacar da concorrência.

Força + Ameaça: Uma estratégia, seria aumentar o investimento em marketing com objetivo de melhorar sua reputação e se destacar em relação a seus concorrentes na sua especialidade.

Fraqueza + Oportunidade: Como a clínica tem um estoque limitado, investir em sistemas de gerenciamento de estoque e aumentar as compras de materiais é fundamental para aproveitar o crescimento da demanda.

Fraqueza + Ameaça: Como a clínica não consegue suprir toda a demanda devido ao estoque limitado, os pacientes podem procurar outras clínicas. Investir no aumento da capacidade da clínica para atender a todos os pacientes é uma solução para essa ameaça.

O primeiro passo do planejamento

A análise SWOT é uma excelente porta de entrada para quem está começando a implementar um pensamento estratégico. Além disso, é fácil de aplicar, como mostrado anteriormente.

Muitas clínicas de pequeno e médio porte, não se concentram muito na gestão estratégica devido ao tempo que as operações de rotina tomam. Focar apenas em vender e entregar sem traçar objetivos de longo prazo, será prejudicial para o futuro

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário, será um prazer te ajudar!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário