7 dicas para precificar seus tratamentos injetáveis

Saber precificar de forma correta seus tratamentos injetáveis é extremamente importante para o desenvolvimento e sucesso da sua clínica. 

Equilíbrio na hora de determinar o preço de um produto ou serviço é fundamental. Por isso,  é necessário conhecer as estratégias para garantir seus lucros, levando em consideração a competitividade do mercado. 

Da mesma forma que um preço muito elevado pode afastar o público-alvo, o valor muito baixo pode prejudicar a saúde financeira de seu negócio. 

Por que fazer um estudo de precificação? 

Afinal, porque fazer um estudo de precificação é tão importante?

Entender a  precificação de seus procedimentos injetáveis envolve inúmeros fatores que você como empresário precisa levar em consideração pensando no crescimento do seu negócio.

Alguns deles são: 

  • Aumentar o faturamento;
  • Maximizar os lucros;
  • Reduzir riscos;
  • Ajustar ao público-alvo;
  • Sinalizar o valor do produto;
  • Satisfazer o consumidor; 
  • Enfrentar a concorrência;
  • Garantir a sobrevivência. 

Análise da persona x precificação 

Ajustar o preço ao seu público-alvo é determinante para o sucesso da sua clínica. 

Por isso, ao contrário do que se pode intuitivamente pensar, o melhor para sua persona não é necessariamente o menor preço e, sim, o maior valor. 

Entenda sempre o quão importante é agregar valor ao seu serviço, mostre para  seu cliente que a sua entrega vai ao encontro daquilo que ele considera importante e necessita. Ou seja, sua persona deve enxergar o seu serviço como algo extremamente necessário para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Sendo assim, a percepção do cliente em relação ao valor do produto está diretamente ligada à forma como você o apresenta. 

A precificação deve ser uma ação assertiva 

A definição certeira do que será cobrado não pode acontecer por meio de tentativa e erro. O importante na hora de precificar é considerar as variáveis necessárias para se tomar uma decisão assertiva em relação ao preço ideal. 

Por isso, hoje vamos entender quais são as variáveis em relação aos preços, que são determinantes para garantir o sucesso do seu negócio. 

Variável 1: necessidade de cobrir custos  

Na hora de precificar fique atento para não cobrar um valor muito baixo, porque a receita obtida pode não cobrir os custos fixos da clínica.

A forma mais assertiva nesse momento é analisar os custos da clínica para ter uma direção mais concreta em relação a precificação dos serviços ofertados. 

Bom senso, análise de custos, pesquisa de mercado e equilíbrio são palavras-chave que te ajudam a determinar um preço ideal. 

Fique atento aos seus custos! 

  • Faça cotações antes das compras; 
  • Determine os principais fornecedores na versão Custo x Benefício; 
  • Planeje as compras com antecedência;
  • Faça compras para um período maior para compensar comprar de empresas que necessitem de transportadora para envio;
  • Use um sistema de gestão para controlar seu estoque. 

Variável 2: preço competitivo 

Pesquise o preço da concorrência! 

A dica é: o preço da concorrência pode servir de base para a sua precificação, mas não pode ser o único fator determinante. 

Dessa forma, você irá analisar como está a prática no mercado. Mas, fique atento: fazer o seu preço com base apenas no da concorrência é arriscado. Porque você tem um custo único conforme a sua operação. 

Variável 3: análise das complexidades 

Os preços dos tratamentos precisam ser analisados estrategicamente conforme suas complexidades. Sendo assim, é de extrema importância a complexidade envolvida em cada procedimento. 

7 dicas para precificar seus tratamentos injetáveis 

1- Tempo utilizado pelo profissional para realizar cada procedimento: analise de forma bem detalhada qual o tempo utilizado por cada profissional para realizar determinado procedimento, isso vai te oferecer uma base para identificar a complexidade daquele atendimento. 

2- Custo  de medicamentos e acessórios utilizados: é muito importante analisar também todos os custos envolvidos no processo, assim como medicamentos e acessórios necessários. 

3- Complexidade inerente a cada via de aplicação IM (intramuscular) ou EV (endovenosa): saiba que a via de aplicação de cada procedimento também influencia na precificação de seu serviço. 

4- Tempo de realização do procedimento e/ou tempo de ambiência do paciente no local: quando se analisa o tempo de realização do procedimento é também muito importante entender quanto tempo aquele paciente vai permanecer em sua clínica. 

5- Número de ampolas utilizadas em uma bolsa EV ou número de medicamentos utilizados em um procedimento intramuscular: analise também em relação ao número de ampolas ou medicamentos que serão necessários para cada aplicação, quanto mais substâncias, mais complexo é o procedimento, e maior é o seu custo.

6- Nível de atenção exigido na administração do procedimento: atente também ao nível de exigência e de atenção necessário na administração de cada procedimento,  existem procedimentos com possíveis eventos adversos. E esse também pode ser um fator a ser trabalhado na precificação. 

7- Preparo do ambiente (antes e depois do procedimento): entenda que determinados procedimentos necessitam de um preparo, exigem o tempo da acolhida, além do tempo da higienização pré e pós.

Atenção na hora de precificar seus tratamentos injetáveis

É muito importante entender que os procedimentos são distintos, por mais que tenha a forma de aplicação. Portanto, considere cada procedimento como único na hora de precificar! 

Fale com a Support Health 

Se você ainda tem dúvidas sobre como precificar de forma correta seus procedimentos  injetáveis, fale com a gente! 

A Support Health desenvolveu uma consultoria completa de gestão.

Durante a consultoria você vai entender como tornar sua clínica mais lucrativa, a fazer a análise de forma correta das complexidades dos procedimentos,  estudo do cliente ideal, análise de custos e despesas, além de como, realizar procedimentos mais rentáveis e a criação personalizada dos seus preços. 

Conheça alguns benefícios da nossa consultoria: 

  • Você será valorizado enquanto profissional da saúde;
  • Sua clínica nunca mais terá prejuízo;
  • O crescimento da sua empresa será sustentável; 
  • Garantia de previsibilidade do faturamento; 
  • Manter a saúde financeira de seu negócio. 

Pare agora mesmo de tomar prejuízo em sua clínica e coloque o preço certo em seus procedimentos, garanta pacientes satisfeitos e um faturamento sustentável em apenas 30 dias! 

Fale com um consultor! 

Por Micaela Sousa

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário