Reduza as faltas de seus pacientes com a confirmação de consulta

Saiba como a confirmação de consulta pode ajudar na redução das faltas de seus pacientes!

Sua agenda nunca é preenchida como o esperado? Você tem que lidar diariamente com as faltas dos pacientes em sua clínica ou consultório? 

Infelizmente, quando o paciente falta a uma consulta, isso não representa apenas um espaço vago em sua agenda, mas sim prejuízos para sua clínica como um todo. 

Da chegada do paciente à recepção até o atendimento médico, são necessários profissionais, equipamentos, estrutura, insumos, enfim, a falta na consulta prejudica toda uma equipe. 

Como funciona o processo de confirmação de consulta? 

A confirmação de consulta consiste em um serviço aliado ao lembrete de consultas, ou seja, quando o lembrete é enviado, permite que o paciente confirme ou cancele aquele atendimento. Dessa forma, essa resposta é chamada de confirmação de consulta. 

Sendo assim, você não envia apenas um lembrete do agendamento, é possível ter uma resposta do paciente, e fazer as alterações necessárias na agenda em tempo real. 

Normalmente esses lembretes são enviados via SMS, Whatsapp ou até mesmo e-mail, de acordo com a ferramenta que é utilizada. 

Como a confirmação de consulta pode ajudar? 

Em meio a uma rotina agitada é comum que alguns pacientes acabem se esquecendo do agendamento, sem contar com os imprevistos que também podem acontecer no dia do atendimento.

Por isso a importância de realizar a confirmação, isso evita prejuízos financeiros para o seu negócio, além de manter sua rotina de atendimentos mais organizada. 

Benefícios da confirmação de consulta

1- Melhora a qualidade do atendimento

A confirmação de consultas possibilita um atendimento muito mais efetivo, evita atrasos, e até mesmo uma  sala de espera cheia. Além de promover um melhor relacionamento com o paciente, ao mandar uma mensagem de lembrete mostra que aquele agendamento é algo importante para você, e que você se importa com aquele atendimento.

2- Possibilita um dia a dia mais produtivo

Ter uma agenda efetiva com lembretes, confirmações de consultas, lista de espera, agendamentos por profissional, possibilita um atendimento e uma rotina com muito mais qualidade e eficiência. 

3- Reduz as faltas em sua clínica 

Isso pode até parecer óbvio, porém, como já mencionado acima, a confirmação de consultas reduz a taxa de faltas de forma considerável. 

É interessante ressaltar também que uma clínica que conta com um sistema que faça essa confirmação, facilita muito mais o dia a dia da recepção. Ou seja, ao invés de investir tempo em uma atividade mecânica e repetitiva, ela conseguirá atender e recepcionar os pacientes com muito mais qualidade. 

4- Ajuda a manter uma agenda mais organizada 

Quando uma clínica não conta com um sistema de confirmação aliado à agenda, é necessário que as recepcionistas  façam esse trabalho de forma manual, porém, em um dia corrido, é possível que a recepção não consiga fazer essa confirmação.

Dessa forma, a confirmação contribui muito para uma agenda e rotina mais organizada. 

Como fazer a confirmação de forma eficaz? 

Por mais simples que pareça ser, é muito importante seguir algumas diretrizes para realizar a confirmação de uma forma mais eficaz. 

Confira! 

Envie o lembrete com antecedência 

É comum que algumas clínicas enviem a mensagem de confirmação no dia da consulta, porém, caso o paciente não compareça, é provável que a equipe não consiga fazer uma realocação. 

Deixe o processo automatizado 

Em algumas clínicas a confirmação é feita de forma manual, porém, além de exigir mais tempo, envolve mais custos. 

Se possível, conte com um sistema que ofereça essa funcionalidade, dessa forma,  o processo flui de forma automática e eficaz. 

Tenha uma lista de espera  

Quando você tem uma lista de espera, é possível ter uma rotina de atendimentos e agendamentos mais organizada.

Caso algum paciente não tenha conseguido realizar o agendamento devido a falta de horários disponíveis, ao ser feito algum cancelamento, é possível encaixar o paciente que estava aguardando. 

É uma forma de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento e aumenta também as chances de fidelização do cliente. 

Personalize sua agenda 

Ter uma boa organização visual da sua agenda é fundamental para uma rotina de atendimento mais fluida. 

Alguns sistemas oferecem  personalização de cores por procedimento, bloqueio de horários, e agendamentos do cotidiano. Com uma organização definida por cores, é possível compreender melhor como está ou será sua rotina naquele dia. 

Utilize uma agenda integrada ao prontuário 

Utilizar um software que ofereça a integração da agenda com o prontuário eletrônico pode ser um grande facilitador em sua rotina. 

Ao contar com uma agenda integrada ao prontuário, é possível em apenas alguns cliques ter acesso a todas as informações essenciais do paciente. 

Além de aumentar a segurança dos dados, você disponibiliza um atendimento mais rápido e prático. 

Confirmação de consulta com o software da Support Health 

Em nosso software foi desenvolvida uma ferramenta completa de automação em marketing, onde é possível: 

  • Realizar a confirmação de agendamento 
  • Criar lembretes de consultas 
  • Enviar conteúdos para seus pacientes
  • Realizar pesquisa de satisfação 

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