Blog da Support Health

Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

Rastreabilidade de injetáveis: por que se preocupar?

A rastreabilidade dos injetáveis é o conjunto de processos e mecanismos que mapeiam e geram um histórico do medicamento, desde a  sua origem até o consumidor final. Afinal, por que é tão importante fazer a rastreabilidade dos injetáveis?  Além de garantir produtos seguros para o uso nos pacientes e dentro de seus prazos de validade, os processos são respaldados pelos órgãos fiscalizadores (CFM e CRM). Qual a necessidade de rastrear a origem dos medicamentos? A rastreabilidade surgiu da necessidade de fiscalizar os dados que garantem o uso correto dos insumos hospitalares de modo que proteja e certifique a segurança dos pacientes.  Através da rastreabilidade de medicamentos é possível verificar validade, lote, e até recuperação do histórico da aplicação ou da localização de um determinado medicamento. Além disso, as medidas de segurança que permitem a rastreabilidade desses medicamentos impedem possíveis irregularidades como desvios e fraudes de medicações, principalmente em medicamentos controlados.  Dessa forma, além da segurança dos produtos, a rastreabilidade também contribui para a gestão de suprimentos hospitalares desde o transporte inicial até o seu armazenamento e utilização final.  Por meio da rastreabilidade de injetáveis é possível saber:  – Em qual paciente foi usada a ampola;  – Qual o número do

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Benefícios do prontuário eletrônico para sua clínica de injetáveis

O prontuário eletrônico é um sistema que veio para facilitar ainda mais a rotina de registro de informações, trazendo muito mais segurança e evitando falhas que possam prejudicar esses registros. O prontuário é uma ferramenta que otimiza a rotina de trabalho de diversos profissionais da saúde e contribui para a experiência do paciente. As inúmeras vantagens desse recurso foram notadas e atualmente ajudam a eficiência de mais de 70% dos médicos em todo o Brasil. Por isso, decidimos trazer alguns dos benefícios do prontuário eletrônico para sua clínica de injetáveis, e como ele pode ser efetivo para você e sua equipe.  Boa leitura! Diga adeus a papelada  O método mais utilizado antes da adesão ao prontuário eletrônico era a transcrição em prontuário de papel. Sendo então feito o armazenamento em fichas separadas para cada paciente. Porém, com a chegada da tecnologia essa era tem um fim.  O prontuário eletrônico é uma das ferramentas que fazem parte da tecnologia paperless.  Mas o que seria isso? O maior objetivo dessa tecnologia é trazer soluções para reduzir a utilização de papéis em hospitais, clínicas médicas e consultórios. E o melhor, facilitar o acesso às informações, e reduzir erros manuais e ruídos de comunicação. 

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Teleconsulta: como realizar de forma segura?

Realizar uma teleconsulta é uma das tendências mais importantes da área da saúde, pois promove uma medicina ainda mais acessível aos pacientes.  Embora muitas pessoas pensassem que essa seria uma realidade muito distante, ela demonstrou a sua importância e viabilidade durante a pandemia da COVID-19.  Antes da regularização concedida pelo Conselho Federal de Medicina para o enfrentamento do novo coronavírus, a teleconsulta médica ainda era muito limitada no Brasil. Dessa forma, é comum que muitos médicos ainda tenham dúvidas em relação à suas possibilidades, benefícios e compreensões. E para que você saiba como aderir à teleconsulta médica reunimos as principais dúvidas sobre o assunto e vamos te apresentar agora.  A telemedicina e a legislação brasileira O primeiro marco legislativo da regularização da telemedicina no Brasil aconteceu em 2002, a resolução nº 1.643/2002 do CFM regulariza o uso da telemedicina antes da pandemia. Contudo, ela não contemplava aspectos como a Teleconsulta e o Telediagnóstico, considerando o atendimento a distância apenas em situações de emergências. Ou quando os pacientes já tinham sido atendidos no modelo presencial e necessitavam resolver apenas algumas dúvidas.  Sendo assim, em 2018 o CFM buscou regularizar a Telemedicina de forma integral pela resolução nº2.227. Porém, devido a polêmica

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Como otimizar o atendimento na recepção

Possivelmente, você já ouviu dizer que a recepcionista é a porta de entrada de uma empresa. Não é exagero falar que esta profissional é uma parte imprescindível para o bom andamento de uma clínica médica.  Ela cumpre inúmeras tarefas de grande importância para o estabelecimento de saúde. Dentre essas atividades, receber e direcionar pacientes ao atendimento, esclarecer dúvidas, auxiliar em rotinas administrativas, organizar a agenda médica e outras atribuições.  A grande demanda diária pode comprometer a atuação da recepcionista se seus processos não forem bem gerenciados. Por isso, é necessário encontrar maneiras de organizar seu trabalho, de forma a garantir uma rotina mais otimizada.  Além do mais, o foco primordial é prestar um serviço humanizado e de qualidade. Com algumas dicas, é possível melhorar o atendimento na recepção e ter excelentes resultados na clínica. Confira! • Mais agilidade no processo de atendimento Para otimizar o atendimento, deve-se diminuir as atividades desnecessárias e que não dão retorno. A secretária ou recepcionista não precisa perder tempo burocratizando tarefas que podem ser realizadas com rapidez.  Uma dica é viabilizar pequenos processos que facilitam, tanto para ela, quanto para os pacientes. Exemplo, em clínicas que envolvem várias especialidades, é comum observar pessoas se dirigindo

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Dicas para legalizar sua clínica na Anvisa

Mesmo antes da abertura, quem pretende ser dono de uma clínica médica, deve ter em mente que vários critérios devem ser seguidos. Não basta ter o espaço para instalar o consultório, adquirir equipamentos modernos e contratar uma boa equipe. Ter o próprio negócio na área da saúde exige que vários aspectos legais sejam cumpridos em diversos órgãos. Um deles é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Dentre outras finalidades, a Anvisa tem por objetivo “promover a proteção à saúde da população por intermédio do controle sanitário, produção e comercialização de produtos e serviços submetidos a esse órgão regulador, incluindo ambientes, processos, insumos e tecnologias a ele relacionados”.  Significa que para abrir uma clínica, o empreendedor da saúde precisa cumprir normas estabelecidas pelo órgão federal, com vistas à legalização do estabelecimento.  Importância de uma clínica legalizada Quando seu estabelecimento está regular perante os órgãos fiscalizadores, há garantia de que pacientes, médicos e colaboradores estão em um espaço seguro e sem perigo de contaminações.  As clínicas que atuam dentro da legalidade têm ainda a vantagem de conquistarem mais oportunidades de crescer. Há instituições bancárias que oferecem linhas de crédito com taxas e juros mais baixas para empresas regularizadas. É uma possibilidade

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Como criar POP’s para sua clínica

Já imaginou sua clínica atuando com menos falhas de comunicação entre os funcionários, mais segurança nos processos e com um atendimento de acordo com as boas práticas? Isso é possível por meio do Procedimento Operacional Padrão (POP). É um documento onde todas as orientações relativas a um determinado procedimento são registradas. Essa ferramenta padroniza a maneira como os processos dentro da empresa serão realizados pelos colaboradores. Com este procedimento, é possível que todos os funcionários executem a mesma tarefa que os colegas, sem falhas ou modificações próprias. No que diz respeito às clínicas médicas essa aplicação é fundamental, pois garante uma padronização da atividade, ou seja, a repetição da tarefa, com funções bem definidas e resultados sólidos. Saiba as principais vantagens da ferramenta: Qualidade nos processos Como mencionado acima, o POP tem a vantagem de descrever a maneira em que as tarefas são executadas na empresa. Sua clínica terá um modelo de como desenvolver as atividades com a menor variação possível na rotina das equipes. O padrão de desenvolvimento das tarefas permanece o mesmo, ainda que ocorra alteração no quadro de colaboradores. A qualidade nos processos é garantida. Cada procedimento deve ter sido testado e validado pelos responsáveis, para só

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Como montar uma clínica médica?

Se formar em medicina é por si só um grande desafio, contudo, abrir sua própria clínica médica ou consultório, pode se tornar outro maior ainda. Apesar de ser uma oportunidade incrível de crescimento profissional, iniciar esse processo de abertura de uma clínica nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, como montar uma clínica médica? Qual passo a passo é necessário seguir? E foi justamente pensando em tornar esse processo menos confuso e burocrático, que separamos alguns pontos fundamentais que você deve se atentar no momento de abertura da sua clínica. Vamos lá!  Passo a passo sobre como montar uma clínica médica 1. Plano de negócio Planejamento é tudo, por isso, é praticamente impossível iniciar o processo de abertura de uma clínica médica sem um. Nesse planejamento é necessário conter algumas informações importantes sobre o estabelecimento e seu funcionamento. Nele é interessante responder a algumas perguntas como: Quais especialidades médicas serão oferecidas? Qual será o público-alvo? Onde será a localização da clínica? Qual será o investimento inicial? Após definir esses pontos, já é possível ter mais clareza em relação ao próximo passo. 2. Legalização da empresa Talvez essa etapa seja uma das mais temidas, e, provavelmente, é uma das mais burocráticas,

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Projeto arquitetônico para clínicas médicas

Saiba alguns detalhes que não podem ser esquecidos na hora de projetar Construir uma clínica médica do zero é algo que exige o cumprimento de diversas determinações técnicas e padrões estabelecidos por órgãos como o a Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. De repente, o médico já tenha idealizado o que deseja em seu estabelecimento de saúde. Mas antes de colocar as ideias em prática e começar a erguer seu espaço de atendimento, é necessário buscar uma empresa ou profissional para iniciar a materialização de seus planos. Tudo começa pelo projeto arquitetônico, que norteará todas as etapas da construção.  Saiba algumas orientações logo abaixo: Busque um profissional qualificado Os profissionais responsáveis pela elaboração do projeto são o engenheiro civil ou arquiteto. É importante que o profissional tenha experiência em projetar para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). Há empresas especializadas em trabalhos para clinicas, centros médicos, hospitais e outros estabelecimentos na área da saúde.  Um bom profissional é capaz de trabalhar para que o local atenda às exigências técnicas, mas também, seja um lugar confortável e adequado. Mas, para que isso aconteça você deve saber exatamente como deseja seu espaço de saúde.  Se possível, faça um esboço para apresentar ao profissional

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Como fazer anamnese dentro da Support Health

A anamnese é uma das ferramentas iniciais na construção da relação médico-paciente  Anamnese. Essa palavra é bem comum no meio médico e faz parte da rotina diária do profissional da área da saúde. Ela é a primeira fase de uma consulta e tem a finalidade de obter informações sobre o paciente, saber o que o incomoda e o seu histórico no que diz respeito à sua saúde.  Este processo inicial é imprescindível para levantar possibilidades de doenças. Com uma anamnese bem feita, é possível realizar um diagnóstico com mais precisão, definindo as terapias mais apropriadas às condições do paciente. Com isto, se estabelece a forma de trabalhar a cura, adotando as melhores condutas. Muitas vezes, no momento de relatar algum problema na consulta, o paciente acaba esquecendo de informações essenciais. Cabe ao médico conduzir a entrevista, formulando perguntas relevantes, a fim de investigar o quadro de saúde da pessoa. Por isso, o software de gestão de clínicas da Support Health funciona como um guia para ajudar a conduzir o processo da anamnese. É um recurso fácil de ser utilizado, e ao mesmo tempo, extremamente importante para quem trabalha com saúde e quer ser o mais assertivo possível em seus diagnósticos.

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E-mail marketing para clínicas e consultórios

Em todo o mundo, há aproximadamente 4,3 bilhões de contas de e-mail, motivo suficiente para os médicos explorarem a ferramenta Todo negócio tem como objetivo o crescimento e uma boa abrangência no mercado, cumprindo seu papel dentro daquilo que propõe. Com clínicas e consultórios isso não é diferente. Há uma grande concorrência dentro deste segmento tão importante, que tornam necessárias diversas estratégias de aumento da visibilidade. E por que não falarmos em e-mail marketing?  Esse meio de comunicação pode fazer referência à publicidade– e muitos empreendedores da saúde receiam as regras e regulamentações peculiares do Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas isso não quer dizer que o marketing da sua clínica deve ser deixado de lado. É possível desenvolver ações éticas, dentro da regulamentação médica, com estratégicas que visam aproximar seus serviços dos pacientes. E o e-mail marketing é uma ferramenta essencial para qualquer empresa. Mas, caso ainda não saiba exatamente o que significa, as vantagens e como tirar o melhor proveito desta estratégia, continue lendo, que saberá todos os  detalhes sobre o assunto. O que é o e-mail marketing? E-mail marketing é uma ferramenta que facilita o contato direto com os pacientes, outros profissionais e parceiros, por meio de

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