Conseguir fidelizar mais pacientes em sua clínica de injetáveis, vai depender em grande parte fazer com que eles se sintam bem atendidos e recebam um excelente tratamento.
A fim de que os pacientes se sintam dessa forma, é necessário mais do que apenas um diagnóstico preciso, um tratamento de qualidade e mais até do que ser bem tratado pelos colaboradores. É fundamental fazer com que os pacientes sejam verdadeiramente acolhidos, para que se tornem fiéis à sua clínica.
Para te ajudar nessa tarefa, preparamos dicas essenciais para que sua clínica consiga fidelizar os pacientes e melhorar os resultados.
Qual a importância de fidelização
O conceito de fidelizar o paciente, é sobre fazer com que ele retorne frequentemente e acabe por gerar recomendações para outras pessoas. O principal motivo para adotar isso em sua clínica, além de atrair novas pessoas, o paciente fiel, não vai ceder à concorrência.
É natural as clínicas desejarem que os pacientes retornem, essa estratégia é comprovadamente a melhor forma de aumentar o faturamento. Isso acontece porque é sempre mais barato manter um paciente e vender mais procedimentos para ele do que atrair novos.
Entretanto, para que você consiga fidelizar mais pacientes em sua clínica de injetáveis, deve primeiro entender que o processo requer tempo e dedicação, até que o número de procedimentos executados se mantenha frequente para determinado paciente.
Para isso é necessário ter um plano de fidelização.
Plano de fidelização
Esse plano tem o objetivo de criar um laço estável com o paciente, considerando desde o primeiro momento que ele mantém contato com sua clínica e até mesmo depois do tratamento.
Vale ressaltar, que normalmente, as pequenas coisas são as que de fato conquistam o paciente.
Como fidelizar pacientes?
O ponto mais importante é oferecer um atendimento humanizado, mostrar que por trás do jaleco, existe um ser humano que quer o melhor do paciente. Uma das prioridades da sua clínica, deve ser fidelizar o paciente e para isso, existem diversos métodos, mas abaixo, você irá aprender as 5 dicas para atrair e fidelizar mais pacientes em sua clínica de injetáveis.
1. Entenda a fundo quem é o seu público
Conhecer o seu público, provavelmente é a parte mais importante de todo o processo, até por quê, não tem como abordar corretamente alguém que você nem conhece
Uma ideia para isso, é realizar um estudo para criar a sua persona, criar com informações reais, como idade, gênero, profissão, principal dor, maior desejo. Mesmo sabendo que cada paciente é único, é importante criar um padrão para o paciente ideal.
2. Garanta um tratamento humanizado
Para oferecer um atendimento humanizado, é necessário treinar a equipe para que todos consigam realizar a comunicação de forma clara, de maneira a evitar termos técnicos, sendo atenciosos, mantendo o paciente se sentindo acolhido durante todo o tratamento.
Essas práticas facilitam a criação de empatia e torna a experiência dele mais confortável, aumentando as chances de fidelização.
Para entender mais sobre como realizar esse atendimento humanizado, leia o artigo: Ofereça um atendimento mais humanizado ao paciente
3. Ofereça um atendimento mais ágil
Ninguém gosta de ficar horas esperando para ser atendido, então reduzir o tempo de espera, se torna um fator crucial para agradar o paciente. O ideal é que os horários sejam marcados com intervalos com certa segurança para que isso não aconteça.
Mas nós sabemos que imprevistos acontecem, nesse caso, não deixe o paciente sem saber o motivo, explicar o que está acontecendo, é uma forma para minimizar a insatisfação do paciente.
4. Esteja presente mesmo após o atendimento
Um atendimento de alto nível, não termina quando o paciente sai da sua clínica, aliás, o pós-atendimento é o diferencial mais importante para fidelizar seus clientes.
Entrar em contato depois, perguntando como ele está após o tratamento, além de sempre estar disponível para tirar dúvidas, será o caminho para realmente encantar o paciente.
Dessa forma, além de ser um agrado a mais para o paciente, você ainda consegue sempre estar na mente do paciente.
5. Realize questionários de satisfação
Agora que o atendimento foi finalizado, é importante saber o que seus pacientes acharam, não é? Para ter esse feedback, você deve investir em pesquisas de satisfação, dando incentivos para que o paciente faça isso.
Ouvir o que eles têm para dizer, é importante para entender os problemas e encontrar oportunidades de melhorias. A maneira mais simples é através do NPS (Net Promoter Score).
Para conhecer melhor sobre esse método, leia o artigo: Como o NPS pode melhorar o desempenho da sua clínica de injetáveis
Agora que você já sabe a importância de fidelizar mais pacientes em sua clínica de injetáveis e também como fazer para implementá-lo, tenho certeza que desfrutará de todas as vantagens.
Na hora do atendimento, realize todos os detalhes, sempre tente ouvir o que o paciente tem a dizer e atendê-lo da maneira mais acolhedora possível.
Se ficou alguma dúvida, não se esqueça de deixar nos comentários, nós iremos te responder o mais rápido possível!