7 dicas para não errar em suas contratações

Doutor, se você precisasse dizer que é o principal ativo da sua clínica, o que você falaria? Se na sua cabeça veio os equipamentos, os injetáveis ou até mesmo o ambiente, sinto te dizer, que se enganou. O ativo mais importante são os seus colaboradores. Os profissionais da sua clínica, são o que fazem ela se desenvolver, que faz sua clínica ser conhecida e seus pacientes serem atendidos. Por tanta importância, tenho certeza que você precisa de dicas para não errar em suas contratações, não é?

Uma clínica que não possui bons profissionais, não tem como se destacar em um mercado tão competitivo quanto a área da saúde. Pensando nisso, a Support Health desenvolveu esse artigo com as 7 dicas para não errar em suas contratações.

Perigos ao contratar errado

Para entender a importância de fazer uma boa contratação, é interessante que se conheça os perigos de fazer uma má contratação. Esses problemas advindos de erros na etapa de admissão, podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça para a clínica.

Em casos que a performance ou comportamento do profissional não sejam os esperados pela clínica, o desligamento tem que ser feito o mais rápido possível, se não pode acarretar em:

Custo financeiro

De acordo com a Forbes, uma contratação errada, pode custar um desperdício de até 30% do salário anual do colaborador. Ou seja, se um profissional recebe 5 mil por mês, a contratação mal feita, pode ser equivalente a um prejuízo de 30 mil reais.

Prejuízo à rotina organizacional

O problema aqui não está sendo considerado apenas no momento da contratação, mas também no dia a dia. Até porque se o profissional não render o esperado, outro terá que trabalhar mais do que o esperado, isso tende a promover uma situação de descontentamento, que pode atrapalhar inclusive quem foi uma boa contratação.

Alta rotatividade

E se contratar errado for rotineira na sua clínica, aí o problema é ainda maior, com funcionários que ficam pouco tempo. O grande problema associado a isso, é que a clínica terá maior dificuldade em atrair e manter bons profissionais, visto que um ambiente assim, não é atrativo para ele.

Leia também: Como contratar funcionarios para sua clinica de injetaveis

7 dicas para não errar em suas contratações

1. Defina o perfil do profissional desejado

Por mais que seja algo óbvio, essa etapa deve ter grande importância no processo. Para isso é importante responder algumas perguntas como, a experiência necessária, nível de escolaridade, qualidades essenciais, tudo isso deve ser avaliado.

2. Planeje o processo de seleção

Agora que você já sabe o perfil do profissional, é importante considerar como reconhecê-lo. Você precisa considerar os melhores métodos, dinâmicas em grupo, entrevistas, tudo isso pensando em extrair o verdadeiro perfil de cada pessoa.

3. Valorize o trabalho em grupo

Nessa etapa de contratação, você com certeza irá encontrar profissionais extremamente capacitados, porém ainda será necessária a habilidade de trabalhar em equipe. Quase sempre, será melhor um candidato que trabalha bem em equipe, a um mais capacitado com má relacionamentos profissionais.

4. Considere indicações

Essa prática é muito vantajosa para sua clínica, porque eles já conhecem o ritmo, a cultura interna e tem conhecimento de alguém que consiga se ajustar a ela. Ao mesmo tempo que eles vão evitar indicações inadequadas, para não prejudicar sua reputação.

5. Procure feedback anteriores

Agora que você já tem uma noção de quem contratar, vale pedir referências de trabalhos anteriores. Tente se comunicar com o antigo chefe dele, essa será uma das principais informações que você terá para escolher o candidato.

Faça perguntas simples e objetivas, se o desempenho foi bom, porque foi desligado, tudo isso é importante para saber o perfil exato do profissional.

6. Alinhe as expectativas

Quando chega na parte da entrevista, os candidatos irão ter algumas expectativas de como será o trabalho. Antes de contratá-lo, é importante deixar claro quais são os objetivos dele, para ver se está realmente alinhado com o que sua clínica estava planejando.

7. Escolha os benefícios

Na hora de definir o salário e benefícios, faça uma análise criteriosa do que você pode oferecer. Considere incluir benefícios atrativos, isso fará com que você consiga atrair profissionais mais qualificados e manter por mais tempo aqueles que fazem um bom trabalho.

Leia também: Por que você deve comissionar os prestadores na sua clinica

Agora que você conhece essas 7 dicas para não errar em suas contratações, esperamos que você utilize corretamente em sua clínica e consiga contratar funcionários de alto desempenho e manter uma equipe de qualidade em sua clínica.

Se ficou alguma dúvida, se sinta à vontade para perguntar nos comentários, será um prazer te responder!

Fale com a Support Health

A Support Health oferece um software completo para gestão de clínicas injetáveis, com diversas funcionalidades que podem ajudar a implementar e facilitar a nutrologia em seu consultório.

Com essa solução os médicos entregam mais valor, saúde e satisfação aos seus pacientes em um único lugar.

Fale com um de nossos consultores

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário