Blog da Support Health

Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

O que é uma DRE?

Esse documento pode ajudar o médico empreendedor a ter uma visão resumida sobre as operações realizadas pela clínica Uma clínica médica tem a finalidade principal de proporcionar um atendimento que promove a saúde de seus pacientes. Um espaço humanizado, com médicos gabaritados e uma equipe prestativa têm o potencial de trazer relevância ao consultório. Mas mesmo com todos esses quesitos importantes, é fundamental que a saúde financeira da empresa esteja em dia, pois uma clínica só consegue se firmar no mercado com muita organização. Talvez você imagine que apenas contratar uma empresa de contabilidade pode resolver todas as pendências de natureza contábil. Mas, é importante que o dono da clínica tenha uma boa noção das informações financeiras do próprio espaço de saúde, até mesmo para repassar à contabilidade. É necessário um controle interno das receitas, entradas e saídas de capital.  Dessa forma, a DRE pode ajudar o médico empreendedor a ter uma visão de maneira resumida sobre as operações realizadas pela clínica. Afinal, você sabe o que é DRE? Pois é sobre ela que iremos explanar abaixo. O que é DRE? A sigla se refere a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento muito relevante, tanto na esfera contábil como

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Porque aumentar o preço da sua consulta

Precificar seu serviço nem sempre é tarefa fácil, mas é possível fazer isso considerando alguns fatores importantes É bem comum que de tempos em tempos, comerciantes, empreendedores e prestadores façam reajustes nos preços de seus produtos ou serviços. E com os profissionais da área médica não é diferente. Apesar de ser algo normal, alguns médicos sentem constrangimento em aumentar o valor de suas consultas, já outros o fazem de maneira exorbitante.  Nem todos têm conhecimento do momento certo de repassar novo preço aos pacientes e nem sempre encontrarem respaldos que justifiquem nova precificação. O setor da saúde está em constante inovação, seja com tecnologias cada vez mais avançadas, equipamentos de ponta e procedimentos novos com foco na cura das doenças.  Donos de clínicas médicas normalmente acompanham esses movimentos. Então, nada mais justo do que atualizar os preços. Saiba três fatores importantes a considerar para atualizar o valor de suas consultas: Lei da oferta e da demanda Quem nunca ouviu falar em lei da oferta e da procura (demanda)? No mercado em geral, esse modelo busca consolidar procura e oferta de um determinado bem ou de serviço. É válido esclarecer que oferta é quantidade do produto ou serviço disponível no mercado,

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O que é o CNES?

O programa é um instrumento federal de saúde que reúne informações gerais de todos os prestadores de serviços do setor no país Quando se trata de abrir uma clínica ou consultório médico, há uma série de exigências burocráticas, legais e técnicas a serem seguidas pelos empreendedores da saúde. Desde a elaboração de um plano de negócios, compra de equipamentos médicos, escolha da localização, planejamento financeiro.  Enfim, há inúmeras questões que os donos de espaços médicos devem observar. Uma delas é providenciar a inclusão no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Mas, você sabe o que é, qual a importância e objetivo do CNES? Continue lendo e saiba mais sobre esse programa federal.  O CNES foi estabelecido em outubro do ano 2000, por meio da Portaria n° 403/SAS/MS/2000, pelo Ministério da Saúde (MS). É um sistema oficial obrigatório que coleta e unifica informações de todos os estabelecimentos de saúde no Brasil. Por meio do CNES, o Ministério da Saúde consegue ter mais conhecimento sobre os consultórios, clínicas e hospitais que estão prestando atendimento nas cidades de todo o país. Estar cadastrado no programa é um requisito fundamental para a prestação de serviços na área, sendo o espaço privado ou público,

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Dicas para trabalhar com planos de saúde

Quando os pacientes procuram uma clínica médica pelo plano de saúde, a maioria leva em consideração alguns pontos importantes. Dentre esses aspectos, têm peso na decisão: a diversidade de especialistas, se há consultórios próximos da casa ou do serviço do paciente, a política de preços, e ainda, a facilidade para ser atendido sem ficar aguardando dias para conseguir um horário.  A questão a analisar é se a adesão aos planos de saúde é uma opção viável para você e se seu estabelecimento de saúde tem condições de suprir as exigências  dos pacientes. Se após uma avaliação, a resposta for sim, é hora de saber quais as vantagens de se trabalhar com os convênios. Para respaldar sua decisão, é importante ressaltar que o setor de saúde suplementar tem demonstrado sucessivo crescimento, de acordo com dados recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).  Segundo o órgão federal, somente no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 624.614 adesões em planos de assistência médica (comparativo entre janeiro e junho). Nesse período, o setor se manteve em crescimento e somou 48.238.177 usuários em planos de assistência médica e 27.818.231 em planos odontológicos.  O setor está em ampla expansão, mas, como profissional de

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Tendências da medicina para 2022

O mercado como um todo está evoluindo muito e mudando com grande velocidade. E na área da medicina essa tendência não é diferente. Apesar de avanços acontecerem a passos largos, principalmente no que se refere ao digital, essas transformações não ocorreram somente por conta da Covid-19. Antes da pandemia, a tecnologia já era amplamente adotada com o objetivo de deixar pacientes e médicos cada vez mais próximos.  Com o surgimento da doença infecciosa, houve a necessidade de as pessoas se isolarem. Com isso, a automatização dos processos e a telemedicina foram uma realidade amplamente vivenciada por inúmeras pessoas em todo o mundo. O que era algo novo se tornou, até certo ponto, normal para grande parte da população global.  Já estamos caminhando para 2022 e a pergunta que fica é: o que esperar da medicina no próximo ano? A telemedicina continuará em alta  A telemedicina ou teleconsulta é uma tendência que definitivamente veio para ficar. Em abril de 2020, foi sancionada no Brasil uma lei que autoriza as consultas virtuais enquanto durar a crise da Covid-19. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) apontou que desde o começo de 2020, até maio de 2021, foram contabilizadas

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Como melhorar a aparência da minha clínica

Quando o assunto é aparência, muitas vezes existe uma associação com futilidade. Especialmente, se o que está em questão é o ambiente clínico. Alguns profissionais da área médica podem pensar: “Trabalho tanto, que não tenho tempo de me preocupar com esse tipo de frescura. O importante é atender bem meu paciente”.  Em partes, está certo, quando diz que não tem tempo, haja vista que o cotidiano de um médico é muito corrido. Ao afirmar que o importante é atender bem o paciente, também está correto. Talvez ele não tenha se atentado para o fato de que tratar bem o consumidor de serviços de saúde vai muito além da consulta.  Quando o paciente chega à clínica, muitas vezes precisa esperar na recepção entre um atendimento e outro, até ser chamado. É natural que a pessoa que procura o médico esteja passando por problemas de saúde, nada mais justo garantir o conforto em um ambiente leve.  Aparência que faz bem Sabia que um ambiente feio e bagunçado pode provocar estresse? O neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, afirma que estar em um lugar organizado facilita o trabalho do cérebro. Isso, porque permite que ele tenha previsibilidade para fazer as

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Requisitos básicos para contratar profissionais para sua clínica

Durante muitos anos você se prepara, capacita, e aos poucos, com dedicação e muito trabalho, vai conquistando seu espaço. Agenda cheia, pacientes fiéis, presença no meio virtual e avaliações positivas. São anos de profissionalismo e renúncia até se tornar um profissional de referência na área médica. Então, você decide que é a hora de abrir sua própria clínica. Esse processo passa pela contratação de profissionais que sejam capazes de manter a qualidade no atendimento que você construiu ao longo de anos — ou até mesmo, décadas. Afinal, é importante colocar em seu estabelecimento de saúde pessoas competentes, que entregam bons resultados à empresa e aos pacientes, e garantam vantagens competitivas à sua clínica. Além disso, os funcionários passam a ser a imagem da empresa, e como representantes da marca, a maneira como se posicionarem atingirá diretamente a reputação do consultório. Diante disso, conseguir um profissional que preencha os requisitos necessários para integrar sua equipe pode ser uma empreitada desafiadora. Mas, ao adotar alguns parâmetros, essa tarefa se torna muito mais fácil. Confira: Defina os perfis da equipe A primeira ação é saber exatamente que tipo de funcionário você quer na sua empresa. Uma vez tomada a decisão de contratar, é

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Estratégia omnichannel para clínicas médicas

Omnichannel. A palavra em inglês é desconhecida por muitas pessoas e pode parecer um termo novo. Mas ela surgiu em meados de 2011 e quer dizer ‘unificação de canais’. Na prática, o conceito é uma integração de todos os canais de comunicação de uma marca, com a finalidade de promover experiências semelhantes aos clientes. Ou seja, é a combinação de características particulares de cada plataforma em tempo real, com foco em proporcionar uma experiência única a quem consome a marca.  Voltando o omnichannel à área da saúde, essa estratégia é importante por entender o caminho feito pelo paciente. Há maior eficiência ao fazer a conexão das etapas em que ele passa, desde o momento em que notou um sintoma em seu corpo até depois da consulta. O resultado é um atendimento eficaz e mais ágil, que faz com que os pacientes fiquem satisfeitos com a instituição de saúde, e automaticamente, fidelizados.  Vamos a um exemplo prático: uma pessoa nota o sintoma de alguma doença. Ela faz uma busca no Google por um especialista. A pesquisa na rede a direciona ao site de sua clínica, que esclarece algumas dúvidas mais relevantes. Pelo WhatsApp que consta na página, ela marca uma consulta

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Por que a soroterapia está crescendo tanto entre os médicos

A cantora Maiara, da dupla com Maraisa, apareceu nos stories do Instagram tomando soro na veia em dezembro do ano passado. Antes mesmo que os seguidores perguntassem preocupados, ela explicou que não estava doente, mas sim, injetando vitaminas específicas para melhorar seus cabelos e unhas. Na ocasião, a sertaneja estava acompanhada do médico que realizava o procedimento, que inclusive, comentou resumidamente sobre a técnica realizada na famosa: a soroterapia.  É um tratamento com a finalidade de administrar vitaminas, aminoácidos, sais minerais e antioxidantes diretamente na veia. Pode ser utilizado em pacientes que, porventura, não conseguem suprir esses nutrientes no organismo, pelos mais diversos fatores (desde que haja prescrição médica e após exames laboratoriais que atestem essas deficiências). É indicada para todas as idades e para vários desequilíbrios relacionados à deficiência nutricional, além de atuar também de forma preventiva. Com o procedimento, é possível tratar a ansiedade, insônia, humor, aumentar a disposição no dia a dia e melhorar a imunidade. Também ajuda no emagrecimento e na beleza, com unhas mais fortes, e uma pele com mais viço.  Esses são alguns motivos que levam os médicos a recomendarem o tratamento. A terapia com soro se popularizou entre celebridades no mundo todo e

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4P’s do marketing para clínicas médicas

Quando se trata de marketing, profissionais da área médica devem ficar sempre atentos. Isso porque a categoria possui regulamentações peculiares quando o assunto é fazer publicidade. Esses regulamentos são direcionados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e trazem informações detalhadas a respeito dessas questões.  Anúncios, peças publicitárias, imagens de pacientes, dos serviços prestados etc. Muitos desses pontos devem ser foco de atenção, pois o marketing médico é meticuloso. Há inúmeras situações em que o CFM não permite que se façam anúncios.  Mas isso não quer dizer que o marketing da sua clínica deve ser deixado de lado. É possível desenvolver ações éticas, dentro da regulamentação médica, com estratégicas que visam aproximar seus serviços dos pacientes. O que é o marketing médico? Primeiramente, é necessário entender o que é o marketing médico. De acordo com o portal ESaúde Marketing, o termo se refere a “ toda e qualquer ação que você ou sua equipe realiza ao estruturar o atendimento e atender ao seu paciente”. Nesse sentido, estão envolvidas as fases de captação, atendimento e também a etapa de pós-atendimento.  As estratégias utilizadas têm por finalidade auxiliar os consultórios e as clínicas médicas a conquistarem seus objetivos de curto a longo prazo.

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