Veja 4 passos para definir o preço da sua teleconsulta

Estamos em uma nova era para a medicina, principalmente depois da pandemia de Covid-19, que matou milhões de pessoas e deixou o mundo “parado”. A medicina, que não poderia parar, foi a linha de frente da luta pela vida e, nesse cenário, ganhou força a teleconsulta.

Foram vários profissionais da área da saúde, como médicos, psicólogos, que adotaram a modalidade para continuar cuidando de seus pacientes. Com isso, essa ferramenta hoje é uma realidade.

Diferenças

A teleconsulta tem peculiaridades e se difere da consulta presencial em alguns pontos, por isso, em muitos casos não faz sentido cobrar o mesmo valor de uma consulta no ambiente da clínica.

Para cobrar a teleconsulta, deve-se levar em conta alguns fatores, como a escolha do paciente em relação ao profissional, a estrutura do profissional médico, para fazer a teleconsulta, como internet, um notebook ou um computador com webcam.

E não precisa se preocupar se você está em dúvida de como precificar a teleconsulta, doutor, esse é um mercado relativamente novo, e todos estão aprendendo. Então, pense na telemedicina como um diferencial do seu negócio, ou seja, um serviço a mais que você oferece.

Então, muitos médicos podem estar se perguntando: como devo cobrar uma teleconsulta? De que forma devo precificar? Para isso, separamos quatro passos para você definir o preço.

1- Estrutura

Primeiramente, deve ser feita a análise da sua estrutura, ou seja, se você vai realizar esse serviço, o que é necessário? Um notebook? Um fone com microfone? Por qual ferramenta será feita essa teleconsulta (pela plataforma da Support Health é possível realizar, direto do sistema)? 

Também é essencial que a plataforma usada esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou seja, resguardando todas as informações necessárias do paciente. Médicos que fazem consultas virtuais apenas por aplicativos de mensagens, que aceitam telechamadas, podem infringir essas regras e ter problemas.

Então, pensando em realizar uma teleconsulta? Essa é a primeira etapa, averiguar se sua estrutura é capaz de atender o paciente com qualidade. Feito isso, é possível pensar no valor.

2- Tempo pode ser maior

A teleconsulta pode trazer um ar de agilidade, porém, o que pode acontecer é o contrário. Muitas das vezes na teleconsulta, por depender de duas conexões, a do médico e a do paciente, é possível que haja algum atraso na troca de informações em vídeo.

Então, o médico deve estar ciente de que buscar agilidade na teleconsulta pode comprometer a qualidade do atendimento. Muitas das vezes, o tempo da teleconsulta pode até ser maior que na clínica.

Mas pensando no lado positivo da tecnologia, o médico pode atender um paciente que esteja em outra cidade, por exemplo. Ou seja, um paciente que talvez ele nunca atenderia de forma presencial, ele consegue alcançar através da teleconsulta.

3- Os custos da clínica que não estão envolvidos

Precificar a teleconsulta, muitas das vezes pode parecer como precificar uma consulta presencial, mas alguns pontos se diferem. Como falamos na nossa Consultoria de Precificação, o preço final é adquirido de acordo com a análise de diversos pontos.

Exemplo, o paciente não terá o atendimento da recepcionista de forma presencial, ou de uma enfermeira, na sala de triagem, mas por outro lado, talvez seja necessário mais tempo do médico para realizar uma teleconsulta.

Outro ponto é que na teleconsulta não haverá uso de salas específicas, como a de triagem, citada acima. Então, a precificação pode variar de acordo com a taxa da sua hora/sala, calculada para realizar uma teleconsulta.

Ao pensar no preço, seria interessante também fazer uma pesquisa de mercado sobre como tem funcionado os valores na sua região, em relação aos mesmo especialistas. Isso pode te dar uma noção do preço.

4- O preço e valor

É preciso entender que existe diferença entre preço e valor. Preço é a quantia em dinheiro que é paga, enquanto valor é tudo que engloba o serviço, como benefícios, a sensação de bem-estar após o tratamento, que está relacionado com a experiência do paciente durante todas as etapas do seu atendimento.

Ou seja, também deve-se levar em conta, para chegar ao preço final, a experiência do paciente na teleconsulta. Ao conseguir levantar os custos da teleconsulta, adicione sua margem de lucro, levando em consideração todo o valor agregado, e você terá o preço final da teleconsulta.

Como a Support Health pode ajudar na teleconsulta?

Na plataforma da Support Health você consegue realizar uma teleconsulta dentro do próprio sistema, com a inclusão do Termo de Consentimento, o que resguarda você e seu paciente, além de conseguir prescrever receitas, tratamentos personalizados, atestados, etc, de forma simples e prática, otimizando seus atendimentos.

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