Blog da Support Health

Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

Como melhorar a aparência da minha clínica

Quando o assunto é aparência, muitas vezes existe uma associação com futilidade. Especialmente, se o que está em questão é o ambiente clínico. Alguns profissionais da área médica podem pensar: “Trabalho tanto, que não tenho tempo de me preocupar com esse tipo de frescura. O importante é atender bem meu paciente”.  Em partes, está certo, quando diz que não tem tempo, haja vista que o cotidiano de um médico é muito corrido. Ao afirmar que o importante é atender bem o paciente, também está correto. Talvez ele não tenha se atentado para o fato de que tratar bem o consumidor de serviços de saúde vai muito além da consulta.  Quando o paciente chega à clínica, muitas vezes precisa esperar na recepção entre um atendimento e outro, até ser chamado. É natural que a pessoa que procura o médico esteja passando por problemas de saúde, nada mais justo garantir o conforto em um ambiente leve.  Aparência que faz bem Sabia que um ambiente feio e bagunçado pode provocar estresse? O neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, afirma que estar em um lugar organizado facilita o trabalho do cérebro. Isso, porque permite que ele tenha previsibilidade para fazer as

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Requisitos básicos para contratar profissionais para sua clínica

Durante muitos anos você se prepara, capacita, e aos poucos, com dedicação e muito trabalho, vai conquistando seu espaço. Agenda cheia, pacientes fiéis, presença no meio virtual e avaliações positivas. São anos de profissionalismo e renúncia até se tornar um profissional de referência na área médica. Então, você decide que é a hora de abrir sua própria clínica. Esse processo passa pela contratação de profissionais que sejam capazes de manter a qualidade no atendimento que você construiu ao longo de anos — ou até mesmo, décadas. Afinal, é importante colocar em seu estabelecimento de saúde pessoas competentes, que entregam bons resultados à empresa e aos pacientes, e garantam vantagens competitivas à sua clínica. Além disso, os funcionários passam a ser a imagem da empresa, e como representantes da marca, a maneira como se posicionarem atingirá diretamente a reputação do consultório. Diante disso, conseguir um profissional que preencha os requisitos necessários para integrar sua equipe pode ser uma empreitada desafiadora. Mas, ao adotar alguns parâmetros, essa tarefa se torna muito mais fácil. Confira: Defina os perfis da equipe A primeira ação é saber exatamente que tipo de funcionário você quer na sua empresa. Uma vez tomada a decisão de contratar, é

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Estratégia omnichannel para clínicas médicas

Omnichannel. A palavra em inglês é desconhecida por muitas pessoas e pode parecer um termo novo. Mas ela surgiu em meados de 2011 e quer dizer ‘unificação de canais’. Na prática, o conceito é uma integração de todos os canais de comunicação de uma marca, com a finalidade de promover experiências semelhantes aos clientes. Ou seja, é a combinação de características particulares de cada plataforma em tempo real, com foco em proporcionar uma experiência única a quem consome a marca.  Voltando o omnichannel à área da saúde, essa estratégia é importante por entender o caminho feito pelo paciente. Há maior eficiência ao fazer a conexão das etapas em que ele passa, desde o momento em que notou um sintoma em seu corpo até depois da consulta. O resultado é um atendimento eficaz e mais ágil, que faz com que os pacientes fiquem satisfeitos com a instituição de saúde, e automaticamente, fidelizados.  Vamos a um exemplo prático: uma pessoa nota o sintoma de alguma doença. Ela faz uma busca no Google por um especialista. A pesquisa na rede a direciona ao site de sua clínica, que esclarece algumas dúvidas mais relevantes. Pelo WhatsApp que consta na página, ela marca uma consulta

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Por que a soroterapia está crescendo tanto entre os médicos

A cantora Maiara, da dupla com Maraisa, apareceu nos stories do Instagram tomando soro na veia em dezembro do ano passado. Antes mesmo que os seguidores perguntassem preocupados, ela explicou que não estava doente, mas sim, injetando vitaminas específicas para melhorar seus cabelos e unhas. Na ocasião, a sertaneja estava acompanhada do médico que realizava o procedimento, que inclusive, comentou resumidamente sobre a técnica realizada na famosa: a soroterapia.  É um tratamento com a finalidade de administrar vitaminas, aminoácidos, sais minerais e antioxidantes diretamente na veia. Pode ser utilizado em pacientes que, porventura, não conseguem suprir esses nutrientes no organismo, pelos mais diversos fatores (desde que haja prescrição médica e após exames laboratoriais que atestem essas deficiências). É indicada para todas as idades e para vários desequilíbrios relacionados à deficiência nutricional, além de atuar também de forma preventiva. Com o procedimento, é possível tratar a ansiedade, insônia, humor, aumentar a disposição no dia a dia e melhorar a imunidade. Também ajuda no emagrecimento e na beleza, com unhas mais fortes, e uma pele com mais viço.  Esses são alguns motivos que levam os médicos a recomendarem o tratamento. A terapia com soro se popularizou entre celebridades no mundo todo e

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4P’s do marketing para clínicas médicas

Quando se trata de marketing, profissionais da área médica devem ficar sempre atentos. Isso porque a categoria possui regulamentações peculiares quando o assunto é fazer publicidade. Esses regulamentos são direcionados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e trazem informações detalhadas a respeito dessas questões.  Anúncios, peças publicitárias, imagens de pacientes, dos serviços prestados etc. Muitos desses pontos devem ser foco de atenção, pois o marketing médico é meticuloso. Há inúmeras situações em que o CFM não permite que se façam anúncios.  Mas isso não quer dizer que o marketing da sua clínica deve ser deixado de lado. É possível desenvolver ações éticas, dentro da regulamentação médica, com estratégicas que visam aproximar seus serviços dos pacientes. O que é o marketing médico? Primeiramente, é necessário entender o que é o marketing médico. De acordo com o portal ESaúde Marketing, o termo se refere a “ toda e qualquer ação que você ou sua equipe realiza ao estruturar o atendimento e atender ao seu paciente”. Nesse sentido, estão envolvidas as fases de captação, atendimento e também a etapa de pós-atendimento.  As estratégias utilizadas têm por finalidade auxiliar os consultórios e as clínicas médicas a conquistarem seus objetivos de curto a longo prazo.

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Como o controle de estoque da Support Health pode ajudar sua clínica

Sua rotina como médico é agitada e cheia de compromissos, não é mesmo? Você precisa estar em consultório, às vezes gerenciando sua clínica, buscando congressos para aprimorar seu trabalho e se organizando para estar junto à família. Com tanta demanda, alguns detalhes acabam passando despercebidos e isso pode acarretar em prejuízos.  Se você trabalha com terapias que utilizam os medicamentos injetáveis, quanto menos perdas no decorrer do processo, melhor. Nesse sentido, lidar com o controle de estoque e prazos de validade dos insumos é fundamental. E é nessas horas que a tecnologia vem como uma aliada para te ajudar a não se esquecer do que é importante.  Para auxiliar médicos a monitorar de maneira mais completa e segura seus armazenamentos, a Support Health desenvolveu um software inovador para Controle de Estoque. A ferramenta exclusiva no mercado traz inúmeros diferenciais para clínicas ou consultórios que atuam com injetáveis. Inovação para médicos que buscam praticidade A proposta do sistema de controle de estoque da Support Health é ajudar os profissionais que buscam mais precisão em seu trabalho. Na prática, o programa tem como diferencial efetuar a baixa automática dos medicamentos e dos insumos, mediante os planos terapêuticos solicitados pelos médicos. Por exemplo,

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Como reduzir o estresse diário na sua clínica

A falta de um ambiente saudável, além de gerar desgaste no relacionamento entre os colegas, pode provocar doenças graves, como o infarto Quando se fala em problemas emocionais relativos ao trabalho, várias situações podem favorecer o estado de estresse. Em algumas clínicas médicas, a recepção está sempre lotada de pessoas aguardando atendimento, funcionários com dificuldade em lidar com o excesso de atividades, com tarefas que se acumulam ao longo do dia, sofrendo pressão por resultados e com falta de tempo até para um intervalo. Esse é um cenário ideal para uma rotina estressante.  Se este caso lhe parece familiar, então, é hora promover maneiras eficazes de reduzir o estresse diário no ambiente de trabalho. Para isso, bastam alguns ajustes para garantir o equilíbrio de todos, manter os colaboradores mais motivados e produtivos, deixando os pacientes mais confortáveis em sua clínica.  Quais as doenças resultantes do estresse? Primeiro, é necessário saber que o estresse no local de trabalho vai muito além do convívio com pessoas irritadiças e sem paciência. A falta de um ambiente saudável, além de gerar desgaste no relacionamento entre os colegas, pode até provocar doenças graves, caso o sentimento seja vivenciado por períodos extensos.  Entre os males, estão

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Conciliando a clínica médica com a gestão de empresa

Ainda que pareça impossível, com ajustes e adaptação, dá para ter harmonia entre o lado médico e o de gestor Não é segredo para ninguém que a rotina de um médico nem sempre é das mais tranquilas. Como profissional da saúde, há inúmeras demandas, sempre ligadas à melhor qualidade de vida dos pacientes. É bem comum ele chegar à clínica, deparar com a agenda tão cheia, que mal tem tempo de fazer intervalo para o almoço. Outras vezes, ele pede para a secretária desmarcar todas as consultas em determinado período do dia, pois está envolto em inúmeras atividades ligadas à administração mais do que no consultório.  Mas, e quando esse profissional é o dono da clínica? Além dos desafios normais da rotina de um médico, ele ainda tem que conciliar a medicina com seu lado empresário. Com uma rotina médica sempre corrida, se desdobra com as tarefas de gestão do local. O resultado nem sempre é dos mais satisfatórios, já que uma área ou outra acaba sendo negligenciada. A pergunta que fica é: Como conseguir conciliar a clínica médica com o gerenciamento da empresa? Ainda que pareça impossível, com alguns ajustes e adaptação, dá para harmonizar a medicina e a

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Como registrar a marca da sua clínica?

A marca é um dos patrimônios de uma empresa, por isso, é tão importante resguardar o seu negócio por meio do registro Quando se fala em construir a autoridade de uma empresa, talvez você imagine uma logomarca bem elaborada e um slogan de impacto. Claro que envolve esses fatores, mas vai muito além disso. Quem é proprietário de clínica médica ou pretende abrir um novo espaço para atender seus pacientes, talvez até já tenha sua identidade visual e elementos que referenciam a empresa.  Mas, saiba que, além da elaboração de logomarca, slogan e outros elementos voltados aos aspectos visuais, há algo que não deixa de ser igualmente importante: registrar a marca de seu negócio. Primeiro, é preciso entender que uma marca é a identidade da empresa. Resumindo, é a maneira como ela é reconhecida no mercado em que está inserida, servindo de identificação junto ao público consumidor.  Por isso, é algo muito relevante gerar valor e segurança ao seu empreendimento, seja uma clínica médica ou empresa de qualquer outro segmento. Tamanha importância é confirmada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae): “A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode

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Qual o ticket médio da sua clínica?

O ticket médio é um indicador muito importante na gestão financeira e estratégica de uma empresa Toda empresa, seja uma clínica médica ou negócio de outro segmento, tem por finalidade prestar serviços ou vender produtos. Em um caso ou outro, um dos objetivos é obter bons resultados que convertam em lucratividade. E uma das maneiras de garantir ganhos é estimulando o aumento do ticket médio. Apesar de não ser um termo novo, algumas pessoas não têm conhecimento do que significa o ticket médio, qual o objetivo e como calcular o da sua clínica.  O ticket médio é um indicador muito importante na parte da gestão financeira e estratégica. Representa a média de valor gasto por cada cliente em uma empresa, ou seja, em uma clínica médica, se refere aos valores que cada paciente gasta em determinados procedimentos. Quanto mais alto for o valor, obviamente que mais os pacientes estão gastando na clínica.  Esse parâmetro tem o intuito de se obter maior controle financeiro do consultório. O indicador demonstra muito sobre o comportamento do paciente com a clínica e se relaciona também com o quanto ele está satisfeito com a empresa.  Outro ponto a destacar, é que esse parâmetro indica se

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