Como humanizar seu atendimento com a teleconsulta

Os atendimentos à distância se tornaram cada vez mais comuns e necessários nos últimos anos, dessa forma, a teleconsulta passou a ser uma necessidade na rotina de atendimento de muitos consultórios e clínicas. Logo, investir em atendimentos humanizados e empáticos se tornaram ainda mais essenciais. 

E foi pensando nisso que separamos algumas dicas e instruções para que você consiga oferecer um atendimento cada vez mais empático e acolhedor por meio das teleconsultas. 

Como funciona o atendimento humanizado? 

O atendimento humanizado consiste em um atendimento ao paciente baseado na empatia, exclusividade, respeito e compreensão. 

Esse formato de atendimento tem como objetivo compreender o paciente como um ser humano único, valorizando suas necessidades individuais e levando em conta os fatores pessoais de sua vivência. 

É importante destacar que a tecnologia ainda pode ser uma barreira para muitas pessoas, e é justamente por isso que o atendimento através da telemedicina deve ser feito com muita cautela e atenção. 

É válido ressaltar também que o atendimento humanizado não é uma exclusividade do atendimento através da teleconsulta, mas em qualquer formato de atendimento. Seja ele presencial ou online. 

Benefícios do atendimento humanizado na teleconsulta 

Confira alguns benefícios que essa nova prática pode oferecer!

1. Maior aproximação com o paciente 

O atendimento humanizado através da teleconsulta permite que o paciente se sinta mais acolhido e confortável para compartilhar suas queixas e angústias, o que pode facilitar muito mais o momento do diagnóstico e laudo médico. 

Além disso, ter uma abordagem mais sensível é fundamental para ganhar a confiança do paciente durante todo o processo, deixando o trabalho mais fácil, e a sua experiência mais completa.

2. Horários mais flexíveis 

Para a teleconsulta não existem barreiras geográficas, ou seja, com ela é possível realizar atendimentos de qualquer lugar e a qualquer momento. E isso com certeza faz com que os horários de atendimento se tornem mais flexíveis.

Além de redução de tempo, o paciente e o médico também contam com a redução de custos, já que não existem gastos com transporte, alimentação e afins. 

3. Segurança das informações 

É importante destacar que o atendimento humanizado em teleconsultas não preza apenas pela empatia com o paciente, mas também pela segurança de seus dados e informações. 

Além das consultas serem seguras, esse formato também prioriza o paciente ao máximo, permitindo que seus dados estejam sempre seguros. 

5 dicas para aplicar o atendimento humanizado nas teleconsultas 

Agora que você já tem mais informações sobre como funciona esse formato de atendimento, confira algumas dicas para deixar seu atendimento com a teleconsulta ainda mais empático e acolhedor. 

1. Pratique a escuta ativa

Lembre-se sempre de promover o atendimento com uma escuta atenta e diferenciada para o paciente, colocando-se em seu lugar para compreender suas questões e valorizando suas dúvidas e opiniões durante as consultas e/ou tratamento.

2. Tenha uma comunicação clara

Traduza, sempre que possível, alguns termos técnicos para que o paciente entenda tudo que estiver acontecendo. Empatia é considerada a peça-chave para a humanização do atendimento. Trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro.

3. Desenvolva treinamentos constantes

Para oferecer um atendimento humanizado, é importante aprofundar seus conhecimentos na telemedicina de maneira geral. Sendo assim, é muito importante que você conheça mais sobre esse segmento e se aprofunde nos recursos que a tecnologia oferece para o paciente, para o profissional e para toda a clínica. 

4. Atenda em um ambiente calmo 

Para que o atendimento seja de fato acolhedor e positivo é essencial que você o faça em um ambiente calmo e tranquilo. Uma das vantagens do atendimento  através da telemedicina é que ele pode ser feito de qualquer lugar, porém, isso não significa atender de lugares barulhentos e que não permitam uma boa experiência para o paciente. 

5. Invista em uma boa ferramenta  

Muitos profissionais acabam recorrendo a ferramentas como Whatsapp, Skype, Zoom ou Google Meet para realizar esses atendimentos. Porém, apesar de serem ferramentas acessíveis e práticas, elas não são seguras para a área da saúde. 

De acordo com as exigências desenvolvidas pelo CFM essas ferramentas não possuem diferenciais importantes , como: 

  • Termo de consentimento para pacientes;
  • Plataforma própria para consultas médicas, integrada ao prontuário eletrônico;
  • Centralização dos dados médicos do paciente; 
  • Possibilidade de gravar as Teleconsultas;
  • Armazenamento em nuvem.

Sendo assim, a melhor maneira de registrar as informações de uma teleconsulta é utilizando um software médico de sua confiança.

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Agora que você já sabe os principais benefícios e requisitos para realizar uma teleconsulta de forma segura, nós queremos tornar esse processo ainda mais simples e descomplicado.

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