Como melhorar o relacionamento com o seu paciente?

Em um cenário médico cada vez mais complexo e competitivo, um bom atendimento pode ser fundamental para a manutenção da sua clínica. Atendimento é muito mais que oferecer um serviço, é entender o problema do cliente e solucioná-lo.

A chave para um atendimento de excelência é a qualidade do relacionamento entre o médico e o paciente. Esta conexão ultrapassa os limites clínicos, estabelecendo uma verdadeira parceria na jornada de saúde. 

Algumas estratégias usadas podem contribuir para a eficiência dessa comunicação, um dos pontos chaves para um bom relacionamento.

Ouvir atentamente:

Em qualquer relacionamento, a comunicação eficaz começa com a escuta. Ao ouvir com atenção, o profissional consegue captar não apenas as palavras, mas também os sentimentos e preocupações subjacentes.

Dedicar tempo a entender profundamente as dúvidas e temores dos pacientes garante um tratamento personalizado, gerando confiança e comprometimento. Além disso, essa comunicação pode ser fundamental inclusive no pós-atendimento ou tratamento, durante o monitoramento da evolução.

Empatia e compreensão:

Ouvir o paciente é fundamental, mas, além disso, mostrar empatia em cada etapa é essencial. Não basta ouvir o paciente, ser empático é se colocar no lugar dele e tentar vê-lo por um outro prisma.

O paciente precisa sentir que não é apenas mais um número, mas uma pessoa que merece cuidado e atenção individualizados. A compreensão e a empatia genuínas resultam em uma confiança maior e, consequentemente, tratamentos mais eficazes.

Pacientes que se sentem “abraçados e acolhidos” por seus médicos tendem a ser mais contínuos a seguir as recomendações médicas e, com isso, potencializar os resultados dos tratamentos.

Transparência e clareza:

Muitos pacientes sentem-se ansiosos simplesmente porque não compreendem os procedimentos ou tratamentos propostos. Por isso, explicar ao paciente o que ele está sofrendo e como deve ser o tratamento pode ser muito impactante.

Ser transparente e claro ao explicar cada etapa, seus benefícios e riscos, demonstra compreensão e coloca o paciente no centro do tratamento Isso pode contribuir aliviando preocupações, mas também empodera os pacientes a tomar decisões informadas sobre sua saúde.

Uso de tecnologia e inovação:

A introdução de tecnologias inovadoras no setor de saúde revolucionou a experiência do paciente. Com a Support Health, por exemplo, o prontuário eletrônico completo permite que médicos e equipe tenham uma visão detalhada do histórico do paciente, desde o agendamento até a alta. 

Esta continuidade e clareza nas informações garantem tratamentos mais precisos e alinhados às necessidades individuais. E não só isso, essas ferramentas, hoje em dia, permitem ao médico passar informações aos pacientes.

Outro ponto é que a tecnologia hoje em dia é capaz de monitorar como está o paciente e mensurar os pontos fortes da evolução de cada um deles. 

Feedback e melhoria contínua:

No mundo da saúde, o aprendizado nunca termina. Encorajar os pacientes a compartilhar suas experiências, sejam positivas ou áreas que precisam de melhorias, é vital. Este feedback é uma ferramenta valiosa para ajustar práticas e melhorar continuamente o atendimento oferecido.

Fortalecer o relacionamento com os pacientes irá ajudar a criar segurança, o que fideliza o paciente. Todos buscamos pessoas em que possamos confiar, principalmente quando o assunto é a saúde.

Como a Support Health pode te ajudar?

Com o software da Support Health, você tem mais agilidade no dia a dia da clínica, com informações precisas sobre os pacientes no prontuário eletrônico e protocolos que facilitam ao prescrever um tratamento.
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