Blog da Support Health

Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

Como o controle de estoque da Support Health pode ajudar sua clínica

Sua rotina como médico é agitada e cheia de compromissos, não é mesmo? Você precisa estar em consultório, às vezes gerenciando sua clínica, buscando congressos para aprimorar seu trabalho e se organizando para estar junto à família. Com tanta demanda, alguns detalhes acabam passando despercebidos e isso pode acarretar em prejuízos.  Se você trabalha com terapias que utilizam os medicamentos injetáveis, quanto menos perdas no decorrer do processo, melhor. Nesse sentido, lidar com o controle de estoque e prazos de validade dos insumos é fundamental. E é nessas horas que a tecnologia vem como uma aliada para te ajudar a não se esquecer do que é importante.  Para auxiliar médicos a monitorar de maneira mais completa e segura seus armazenamentos, a Support Health desenvolveu um software inovador para Controle de Estoque. A ferramenta exclusiva no mercado traz inúmeros diferenciais para clínicas ou consultórios que atuam com injetáveis. Inovação para médicos que buscam praticidade A proposta do sistema de controle de estoque da Support Health é ajudar os profissionais que buscam mais precisão em seu trabalho. Na prática, o programa tem como diferencial efetuar a baixa automática dos medicamentos e dos insumos, mediante os planos terapêuticos solicitados pelos médicos. Por exemplo,

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Como reduzir o estresse diário na sua clínica

A falta de um ambiente saudável, além de gerar desgaste no relacionamento entre os colegas, pode provocar doenças graves, como o infarto Quando se fala em problemas emocionais relativos ao trabalho, várias situações podem favorecer o estado de estresse. Em algumas clínicas médicas, a recepção está sempre lotada de pessoas aguardando atendimento, funcionários com dificuldade em lidar com o excesso de atividades, com tarefas que se acumulam ao longo do dia, sofrendo pressão por resultados e com falta de tempo até para um intervalo. Esse é um cenário ideal para uma rotina estressante.  Se este caso lhe parece familiar, então, é hora promover maneiras eficazes de reduzir o estresse diário no ambiente de trabalho. Para isso, bastam alguns ajustes para garantir o equilíbrio de todos, manter os colaboradores mais motivados e produtivos, deixando os pacientes mais confortáveis em sua clínica.  Quais as doenças resultantes do estresse? Primeiro, é necessário saber que o estresse no local de trabalho vai muito além do convívio com pessoas irritadiças e sem paciência. A falta de um ambiente saudável, além de gerar desgaste no relacionamento entre os colegas, pode até provocar doenças graves, caso o sentimento seja vivenciado por períodos extensos.  Entre os males, estão

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Conciliando a clínica médica com a gestão de empresa

Ainda que pareça impossível, com ajustes e adaptação, dá para ter harmonia entre o lado médico e o de gestor Não é segredo para ninguém que a rotina de um médico nem sempre é das mais tranquilas. Como profissional da saúde, há inúmeras demandas, sempre ligadas à melhor qualidade de vida dos pacientes. É bem comum ele chegar à clínica, deparar com a agenda tão cheia, que mal tem tempo de fazer intervalo para o almoço. Outras vezes, ele pede para a secretária desmarcar todas as consultas em determinado período do dia, pois está envolto em inúmeras atividades ligadas à administração mais do que no consultório.  Mas, e quando esse profissional é o dono da clínica? Além dos desafios normais da rotina de um médico, ele ainda tem que conciliar a medicina com seu lado empresário. Com uma rotina médica sempre corrida, se desdobra com as tarefas de gestão do local. O resultado nem sempre é dos mais satisfatórios, já que uma área ou outra acaba sendo negligenciada. A pergunta que fica é: Como conseguir conciliar a clínica médica com o gerenciamento da empresa? Ainda que pareça impossível, com alguns ajustes e adaptação, dá para harmonizar a medicina e a

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Como registrar a marca da sua clínica?

A marca é um dos patrimônios de uma empresa, por isso, é tão importante resguardar o seu negócio por meio do registro Quando se fala em construir a autoridade de uma empresa, talvez você imagine uma logomarca bem elaborada e um slogan de impacto. Claro que envolve esses fatores, mas vai muito além disso. Quem é proprietário de clínica médica ou pretende abrir um novo espaço para atender seus pacientes, talvez até já tenha sua identidade visual e elementos que referenciam a empresa.  Mas, saiba que, além da elaboração de logomarca, slogan e outros elementos voltados aos aspectos visuais, há algo que não deixa de ser igualmente importante: registrar a marca de seu negócio. Primeiro, é preciso entender que uma marca é a identidade da empresa. Resumindo, é a maneira como ela é reconhecida no mercado em que está inserida, servindo de identificação junto ao público consumidor.  Por isso, é algo muito relevante gerar valor e segurança ao seu empreendimento, seja uma clínica médica ou empresa de qualquer outro segmento. Tamanha importância é confirmada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae): “A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode

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Qual o ticket médio da sua clínica?

O ticket médio é um indicador muito importante na gestão financeira e estratégica de uma empresa Toda empresa, seja uma clínica médica ou negócio de outro segmento, tem por finalidade prestar serviços ou vender produtos. Em um caso ou outro, um dos objetivos é obter bons resultados que convertam em lucratividade. E uma das maneiras de garantir ganhos é estimulando o aumento do ticket médio. Apesar de não ser um termo novo, algumas pessoas não têm conhecimento do que significa o ticket médio, qual o objetivo e como calcular o da sua clínica.  O ticket médio é um indicador muito importante na parte da gestão financeira e estratégica. Representa a média de valor gasto por cada cliente em uma empresa, ou seja, em uma clínica médica, se refere aos valores que cada paciente gasta em determinados procedimentos. Quanto mais alto for o valor, obviamente que mais os pacientes estão gastando na clínica.  Esse parâmetro tem o intuito de se obter maior controle financeiro do consultório. O indicador demonstra muito sobre o comportamento do paciente com a clínica e se relaciona também com o quanto ele está satisfeito com a empresa.  Outro ponto a destacar, é que esse parâmetro indica se

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Como contratar um estagiário para minha clínica

A sua clínica precisa de um reforço qualificado na equipe? Se a resposta for sim, você pode estar diante da oportunidade de contratar um estagiário. Apesar de muitos ainda verem esse profissional como uma ‘mão de obra barata’, está enganado quem pensa desta maneira. Saiba que o estagiário tem um forte senso de aprendizado e perfil inovador. Está repleto de ideias, pois tem anseio em aplicar na prática o que absorveu no curso (seja médio, técnico ou superior).  Normalmente, demonstra um bom desempenho nas tarefas, e claro, esse comportamento beneficia sua clínica médica. Além disso, o interesse do estagiário em contribuir com a empresa e em aplicar os conhecimentos na prática, incentiva outros funcionários a fazerem o mesmo. O estagiário em sua clínica é uma via de mão dupla, onde todos se beneficiam– ele e a empresa.  1- Definição de perfil  Uma vez tomada a decisão de contratar, é importante definir todas as atividades que o futuro membro da equipe desempenhará. É necessário ainda elucidar sobre o perfil do jovem, definindo quais características essenciais deve ter para contribuir com a clínica. Se a vaga é para um trabalho voltado à execução, caso o jovem tenha perfil planejador, pode encontrar um

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Como é feito um contrato de prestação de serviço

Objetivo do contrato: Os contratos são documentos formais que tem objetivo de firmar um acordo empresarial, ou seja, uma maneira legal de garantir a segurança entre as partes envolvidas, detalhando as obrigações e direitos, além de ditar as responsabilidades dessa prestação de serviços.  O que acontece é que muitas empresas estabelecem relações de serviços sem a devida formalização e, quando se deparam com uma não conformidade, acabam tendo desgastes e prejuízos pela falha.   Por isso, é importante que o contrato de prestação de serviços seja providenciado antes mesmo da entrega por parte do contratado, sem se sujeitar a riscos jurídicos.  Elaboração do contrato:  O contrato deve conter informações que regularizam a prática dos serviços prestados, como por exemplo: Apresentação de cada parte envolvida “contratante” e “contratado”; O objetivo deste contrato; As responsabilidades de cada um;  As condições comerciais de pagamento; O tempo de duração do contrato; Possíveis despesas extras, caso tenha; Periodicidade e taxa de reajuste contratual; Juros e multas em casos de atrasos; E outras questões pertinentes à negociação particular.  É importante fazer a negociação verbal primeiro, entendendo os anseios e necessidades do contratado, para que a relação seja sadia e possa se estabelecer relações confortáveis para ambos os

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Como aumentar o faturamento da sua clínica com injetáveis

Muitos donos de clínica se vêm sobrecarregados, vendendo horas e com a receita em baixa. Se é o seu caso, saiba que pode mudar esse quadro. Muitos médicos iniciam a sua carreira dando plantões em hospitais. Talvez você seja um deles. Com o tempo, há um grande desgaste diante da rotina pesada. Ele conclui que a solução é montar uma clínica, na ilusão de trabalhar menos. O que esse profissional da saúde não sabe, é que precisará trabalhar dobrado e enfrentará alguns desafios. É bem comum que sendo dono de seu próprio negócio, acabe se sobrecarregando. O resultado: falta de tempo com a família, dificuldade de captar novos pacientes, não conseguir tirar férias, pois a clínica fica dependente dele estar no local. Ou seja, o empreendimento se torna refém da presença do proprietário no consultório e ele acaba se transformando em um ‘vendedor de horas’. Se precisar se ausentar, a receita sofre uma queda considerável.  Afinal, como resolver essa questão aparentemente impossível e melhorar consideravelmente o faturamento de sua clínica? A implantação de terapias nutricionais injetáveis se mostra uma excelente opção. Mas, o que é e como funciona essa terapia utilizada por milhares de clínicas?  São tratamentos em que médicos

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Como evitar o atraso de seus pacientes

Ter uma agenda bem organizada e cheia de pacientes agendados, é sinal de lucratividade, não é mesmo? Na verdade, não é bem assim… Já imaginou se estes pacientes, por algum motivo particular, faltam ou se atrasam para a consulta? Vai interferir muito negativamente em sua rotina, certo?!  Evitar os atrasos nas consultas de seus pacientes é de extrema importância e essa tarefa pode ser um grande desafio, mas não é impossível. Faltas e atrasos são alguns dos problemas rotineiros em clínicas e consultórios, esse problema pode comprometer bastante a sua produtividade e a manutenção do seu consultório, financeiramente falando, afinal, é necessário um bom volume de atendimentos para manter a lucratividade.  Para que não prejudique seu negócio, é preciso adotar algumas estratégias que minimizem as faltas e atrasos, sem perder a qualidade no atendimento médico. Então, como evitar e reduzir a quantidade de atrasos de seus pacientes nas consultas médicas? Para que você consiga superar essas dificuldades, preparamos algumas dicas para prevenir a falta ou o atraso de seus pacientes. Cadastros sempre atualizados A cada visita de seu paciente, aproveite para atualizar o cadastro dele, esse é um cuidado necessário, evitando que pacientes atrasados aconteçam por falta de contato. O

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3 dicas para armazenar seus injetáveis

Assim como os demais medicamentos, os injetáveis devem ser acondicionados de maneira adequada para garantir os efeitos esperados no organismo dos pacientes Medicamentos injetáveis são aplicados todos os dias em todas as partes do mundo. Eles são usados quando existe a necessidade de o organismo absorver de maneira mais rápida as propriedades do remédio. Isso acontece porque, quando se ingere certos medicamentos, a absorção pelo organismo é mais demorada.  Quando se faz uso das injeções, no caso em que o paciente está sentindo dor, o efeito é quase que imediato, já que a substância entra mais rapidamente na corrente sanguínea. Muita gente não sabe, mas os injetáveis podem ser utilizados para amenizar ou sanar totalmente processos dolorosos em um paciente; quando uma pessoa se recusa ou não coopera em receber algum remédio via administração oral; em situações em que o paciente se encontra em estágio desacordado e em diversas outras ocasiões.  Além desses benefícios que tornam os injetáveis tão relevantes à área médica, é válido ressaltar a importância do armazenamento correto desses materiais. Isso preservará as características químicas e biológicas desses insumos. Caso os medicamentos sejam guardados de maneira inadequada, pode acarretar na falta de efeitos esperados no organismo dos

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