Blog da Support Health

Artigos que transformam clínicas em negócios de sucesso

Acompanhe toda a jornada do paciente

Entender completamente pelo que o paciente está passando com a sua clínica, é essencial para melhorar a qualidade do serviço e tornar o seu atendimento mais humano. Por conta disso, acompanhar toda a jornada do paciente é uma prática indispensável para promover melhorias. Mapear todos os passos, não só faz o paciente receber um atendimento de maior qualidade, como melhora a eficiência da clínica, dando mais agilidade para as tarefas. Para te ajudar no processo de entender a jornada do seu paciente, esse artigo foi criado para esclarecer as particularidades e apresentar a melhor maneira de acompanhar essas práticas com uso da tecnologia. O que é a jornada do paciente? A jornada do paciente é a sequência de eventos que acontecem do momento em que o paciente percebe alguma situação adversa na sua saúde, até o final do tratamento. Essa jornada pode incluir mais ou menos etapas, dependendo do reconhecimento da clínica, do canal de comunicação e até mesmo a forma de agendamento. Acompanhar toda a jornada do paciente, melhora a imagem da sua clínica, tornando ela mais atraente. Entender os hábitos do seu público é crucial para desenvolver melhores estratégias para atendê-los. Vale lembrar também, que o caminho varia

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Como fazer o descarte correto do lixo hospitalar da sua clínica

Quando o dono de uma clínica de injetáveis se preocupa com o descarte correto do lixo hospitalar, ele não está apenas seguindo as obrigações da lei, mas também contribui para um crescimento sustentável. Esse fator se torna ainda mais importante, porque de acordo com os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a produção de lixo hospitalar no Brasil aumentou em 20% durante a pandemia. Neste artigo, abordaremos as classificações e a melhor maneira de dar um fim correto ao lixo hospitalar, a fim de ajudar a compreender e realizar o descarte adequado. Importância do descarte correto do lixo hospitalar Com o objetivo de diminuir a produção de lixo hospitalar e garantir um descarte correto, o Ministério da Saúde criou o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Todas as clínicas e hospitais precisam seguir o PGRSS para funcionar, além de utilização de um documento seguindo os critérios da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os órgãos responsáveis penalizarão as empresas que se negarem a realizar esse processo, podendo interditá-las totalmente em alguns casos. O ponto mais importante, por sua vez, não está relacionado às possíveis punições para sua clínica, mas

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Como aumentar o ticket médio da sua clínica de injetáveis

Uma das principais métricas financeiras é o ticket médio da sua clínica, que basicamente é o valor médio recebido por um procedimento em sua clínica. É de extrema importância que você descubra maneiras de aumentar esse indicador, porque isso influencia diretamente no faturamento total do estabelecimento. Conhecendo esse indicador a fundo, você irá identificar obstáculos que podem estar afetando negativamente o seu trabalho, além de desenvolver estratégias para alcançar resultados positivos para sua clínica. Para te ajudar nesse processo, preparamos 3 dicas para que você possa melhorar essa estatística e consequentemente os resultados da sua clínica. O que é ticket médio? No mundo dos negócios, o ticket médio é um importante indicador, porém muitas clínicas podem não conhecer muito bem esse termo. Ele mostra o valor médio gasto nos tratamentos realizados. A principal função é identificar quais os procedimentos estão tendo maior lucratividade, como também entender os que estão apresentando números abaixos e possibilitar a implementação de melhorias Para realizar o cálculo é bem simples, basta somar o faturamento total e dividir pela quantidade de vezes que um paciente foi atendido. Dessa forma, você facilmente tem em mãos o ticket médio da sua clínica. Por que ele é importante? Conhecer

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5 dicas para os seus pacientes não abandonarem o tratamento de injetáveis

Os pacientes se manterem engajados com o tratamento de injetáveis é a chave para o sucesso. Porém, por diversos fatores, grande parte dos pacientes se afasta do tratamento e tende a não manter a orientação médica da forma ou pelo tempo correto. A realidade é que esse problema não é particular da sua clínica, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 50% dos pacientes acabam por abandonarem o tratamento. O abandono do tratamento refere-se à falta de concordância entre as orientações passadas pelo médico e o comprometimento do paciente em seguí-las, tanto no uso de medicamentos quanto na mudança de estilo de vida. Para reduzir essa estatística em seu consultório e promover mais eficiência nos seus tratamentos, preparamos algumas dicas de como evitar a recorrência do abandono. Confira. Principais motivos para abandono Para conseguir resolver a situação, é preciso primeiro entender o que pode causar o sentimento que pode levar os pacientes a abandonarem o tratamento. Por mais que em muitos casos a ideia seja de que a responsabilidade recaia exclusivamente sobre o paciente, nem sempre é verdade e reflete o desconhecimento que se pode ter sobre a situação. Possíveis efeitos colaterais As aplicações de injetáveis podem

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5 dicas para precificar seus procedimentos injetáveis

Quando um médico decide abrir sua própria clínica, ele se torna obrigado a desenvolver diversas novas habilidades, além das práticas médicas em si. A partir do momento que a clínica começa a funcionar, ele deve assumir o papel de líder, vendedor e também de gestor, sendo necessário saber administrar e precificar os procedimentos. Embora não seja abordado extensivamente na formação médica, o conhecimento em administração é crucial para evitar problemas financeiros que possam afetar o desempenho da clínica. Entre esses diversos conhecimentos, um dos mais importantes que o gestor médico deve prestar atenção é a precificação.  Para precificar adequadamente seus serviços, é crucial entender todos os fatores que afetam o preço dos atendimentos e tratamentos. Nesse artigo, você aprenderá 5 dicas de como precificar os seus serviços da maneira mais adequada, garantindo uma margem de lucro saudável, capaz de cobrir as despesas e permitir o crescimento do negócio no futuro. Benefícios de precificar corretamente Ao adotar um método de precificação, a clínica define o preço dos atendimentos com base no mapeamento dos seus custos e despesas operacionais. Dessa forma, é possível obter preços justos e competitivos, ao mesmo tempo que se mantém uma gestão financeira saudável. Primeiramente a empresa que

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Por que você deve comissionar os prestadores na sua clínica

Agora que você conquistou a sua própria clínica, descobriu que como proprietário é normal aparecer algumas dúvidas. Se você nunca teve funcionários antes, pode ser que a forma de remuneração desses serviços seja uma dessas dúvidas. Uma remuneração feita de maneira inadequada desmotiva sua equipe e pode gerar resultados negativos. Uma alternativa de pagamento para impedir que esses problemas ocorram é comissionar os prestadores. Se você está nessa situação, não sabendo se vale a pena ou não comissionar os prestadores, nesse artigo está presente as principais dúvidas que você pode ter sobre esse assunto. Por que você deve comissionar os prestadores na sua clínica? Optar pelo comissionamento é uma excelente forma de remunerar seus prestadores.  Decidir por essa forma de pagamento, pode ser a solução para atingir frequentemente as metas propostas. Para os colaboradores, ser responsável pelo seu salário, aumenta a consciência sobre seus resultados e o incentiva a produzir mais. Para conquistar esses benefícios, é necessário manter a clareza quanto à forma que será aplicado o comissionamento, as condições e a relação com a produção do funcionário. Dessa forma, ambas as partes estão cientes do valor que será pago, em relação aos resultados entregues. Alguns profissionais, questionam bastante esse

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Saiba como fazer a análise SWOT na sua clínica de procedimentos

Ser médico e gestor de uma clínica ao mesmo tempo, pode ser desafiador. Além de todo conhecimento técnico da profissão, é necessário ter conhecimentos de gestão para conseguir implementar estratégias que favoreçam o desenvolvimento do seu negócio. Para isso, é necessário desenvolver um planejamento estratégico e uma das principais ferramentas para tal é a análise SWOT. A análise SWOT ajuda identificar seus pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças do mercado, fornecendo uma visão geral da situação atual em diversas clínicas. Ela se tornou popular, devido a facilidade de implementação e a partir dela, é possível desenvolver estratégias eficazes para obter resultados expressivos para o planejamento. O que significa SWOT? A palavra SWOT é na verdade um acrônimo que vem do inglês, que significa strenghts (força), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), por conta disso, ela também pode ser conhecida no Brasil como análise FOFA, que seria a tradução para os termos em inglês. Antes de realizar essa análise, é importante compreender cada um dos quadrantes que a compõem: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Força As forças de uma clínica são representadas pelas vantagens internas em relação às concorrentes. Alguns exemplos de forças podem incluir a qualidade

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7 dicas para legalizar sua clínica de injetáveis

Há anos que o interesse pelos métodos injetáveis tem crescido, devido à sua rapidez e eficácia. Isso tem tornado esses procedimentos cada vez mais populares. Para os médicos e donos de clínicas, oferecer esse tipo de tratamento é uma ótima oportunidade de negócio, se tornando uma vantagem competitiva. Oferecer no mesmo local, diversas opções de terapias, facilita a vida do paciente, que podem ser assessorados por uma equipe especializada que deseja sempre a sua satisfação. Para oferecer esses tratamentos é fundamental garantir um ambiente que esteja regularizado, antes de iniciar estes procedimentos. Abrir uma clínica de injetáveis, já é um grande desafio, mas garantir sua legalização pode ser ainda mais complicado., Importância de regularizar uma clínica de injetáveis Uma clínica legalizada garante segurança aos pacientes, médicos e colaboradores, além de oferecer mais oportunidades de crescimento e redução de impostos. Em contrapartida, uma clínica ilegal, correm sérios riscos de pagamentos de multas altíssimas, denúncio e diversas penalizações. Para legalizar a clínica, é necessário se obter o alvará de funcionamento, alvará sanitário, formulário de petição, listagem de procedimentos técnicos, relação de produtos e equipamentos, cópia do contrato social, CNPJ, esboço de localização, comprovante de recolhimento, cópia da carteira de trabalho e vários

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Marketing para clínica de injetáveis: por onde começar?

Investir no marketing digital hoje já é uma realidade para muitas empresas, e para clínicas de injetáveis não é diferente.  Portanto, se você tem uma clínica de procedimentos, deseja iniciar a sua jornada no marketing digital, mas não sabe por onde começar, nós separamos alguns passos que vão te ajudar a ter melhores resultados em sua clínica. Principal objetivo do marketing para clínicas de procedimentos Primeiramente é muito importante entender que o marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo gerar visibilidade para atrair novos clientes. A principal finalidade do marketing para clínicas de injetáveis, além da captação de novos clientes, é fazer com que a clínica seja reconhecida pelo seu valor e que seja construída a sua autoridade através dos serviços prestados. 5 passos para começar a investir no marketing da sua clínica de injetáveis Agora que você já sabe quais são os principais objetivos do marketing digital, é hora de se organizar para iniciar a sua jornada e alavancar os resultados da sua clínica. 1. Conheça seu público Conhecer o seu público é o primeiro passo para iniciar o seu planejamento. A partir do momento que você sabe para quem vai direcionar os seus conteúdos e

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Software de gestão financeira para clínica de injetáveis

O departamento financeiro de uma clínica de injetáveis é um dos pilares para uma gestão de alta performance. Sendo assim, uma das principais ferramentas de automatização é o uso de um software médico para realizar essa gestão. Ter um software de gestão para clínicas passou a ser imprescindível, principalmente um que cubra todos os processos da empresa. Uma clínica que não simplifica seus processos, acaba perdendo muito em seu negócio, como o desperdício de tempo com os colaboradores em tarefas burocráticas, ou até mesmo perdas financeiras por não ter um controle completo do que entra e sai do caixa da clínica. Por isso, confira algumas instruções importantes para você seguir no momento de escolher um bom software para a gestão financeira da sua clínica.  O que um bom software de gestão financeira precisa ter?  1º Fluxo de caixa completo  Não tem como falar de gestão financeira sem analisar o fluxo de caixa de um negócio. Uma ferramenta de fluxo de caixa realiza o controle financeiro da clínica, integrando dados para o controle de gastos, entrada e saída de valores. Para que não haja erros no setor financeiro da empresa, contar com um software que tenha a funcionalidade de fluxo de

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