5 dicas para os seus pacientes não abandonarem o tratamento de injetáveis

Os pacientes se manterem engajados com o tratamento de injetáveis é a chave para o sucesso. Porém, por diversos fatores, grande parte dos pacientes se afasta do tratamento e tende a não manter a orientação médica da forma ou pelo tempo correto. A realidade é que esse problema não é particular da sua clínica, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 50% dos pacientes acabam por abandonarem o tratamento.

O abandono do tratamento refere-se à falta de concordância entre as orientações passadas pelo médico e o comprometimento do paciente em seguí-las, tanto no uso de medicamentos quanto na mudança de estilo de vida. Para reduzir essa estatística em seu consultório e promover mais eficiência nos seus tratamentos, preparamos algumas dicas de como evitar a recorrência do abandono. Confira.

Principais motivos para abandono

Para conseguir resolver a situação, é preciso primeiro entender o que pode causar o sentimento que pode levar os pacientes a abandonarem o tratamento. Por mais que em muitos casos a ideia seja de que a responsabilidade recaia exclusivamente sobre o paciente, nem sempre é verdade e reflete o desconhecimento que se pode ter sobre a situação.

Possíveis efeitos colaterais

As aplicações de injetáveis podem eventualmente causar efeitos colaterais, no entanto, sabemos que em grande parte dos casos, a chance é baixa, inferior a 1%. Só que se ocorrerem de maneira inesperada para o paciente, pode gerar na desistência do tratamento.

Desinteresse pelo tratamento

Esse é um dos casos mais complexos, porque depende da mudança de mentalidade do paciente, desejo dele melhorar, a paciência para enfrentar o tratamento e a confiança nos profissionais envolvidos.

Melhora no estado de saúde

A melhora a curto prazo da condição, é uma das principais causas para eles abandonarem o tratamento. Geralmente, depois das primeiras sessões, o paciente percebe a melhora e entende que não é mais necessário utilizar os medicamentos e manter os hábitos adotados. Nesse caso, a consequência tende a ser um retrocesso e por muitas vezes, para uma situação pior.

Paciente não percebeu melhora no seu quadro

Nesse caso, o motivo é completamente o contrário, o indivíduo não percebe a mudança que ele esperava no tempo desejado. Nesse tipo de situação, também exige o trabalho de mudar o pensamento do paciente.

Como evitar isso no seu tratamento de injetáveis

Conhecendo os motivos que passam na cabeça de seu paciente, evitar que as desistências sejam recorrentes nos seus tratamentos de injetáveis se torna uma tarefa fácil. Conheça 5 dicas para reduzir o número de abandonos na sua clínica.

1) Analise os riscos

Não são todos os casos que é possível identificar com antecedência os motivos que levam à desistência, assim é preciso adotar uma atitude para se prevenir a essas eventualidades.

Para realizar essa análise, é necessário considerar fatores sociais, históricos, entre outros. Ao perceber qualquer sinal que possa evidenciar essa situação, converse sobre a importância do tratamento e das consequências em abandoná-lo naquele momento.

2) Personalize o atendimento

Uma das principais preocupações dos seus pacientes é de serem bem recebidos. Sempre lembrar que a pessoa que procura a sua clínica normalmente está passando por algum momento de angústia ou preocupação.

Acolher essas pessoas e realizar um tratamento personalizado, faz com que elas se sintam mais importantes e por consequência deixe-as motivada para se manter nele. Uma ideia simples para isso, é utilizar um sistema de automação que envie mensagens por e-mail ou SMS, é uma maneira simples de melhorar o seu relacionamento com o paciente.

3) Mantenha sempre um bom atendimento

A desistência do paciente pode estar relacionada à organização do atendimento, erros na marcação de consultas, atrasos ou confusão no prontuário. Essas atitudes causam a impressão de amadorismo, o que pode levá-lo a procurar outra clínica. Para evitar situações como essa, é importante investir em um software de gestão médico seguro, para melhorar a organização e eliminar os erros.

Outro fator determinante do bom atendimento é o ambiente da sua clínica ser acolhedor, um ambiente agradável, poderá estimulá-lo a permanecer no consultório. Então se dedicar para manter sua clínica bem iluminada, confortável e com o mínimo de ruídos, irá contribuir para a experiência do paciente.

4) Conheça as expectativas do paciente

A falta de comunicação é uma causa recorrente para o abandono no tratamento. Conversar sobre o que o paciente sonha, tanto o resultado final quanto como ele chegará lá, e alinhar as expectativas com relação à como o tratamento vai ocorrer, realizar esse alinhamento é fundamental para não existir surpresas ou decepções que podem causar desistência.

5) Explique sobre os impactos positivos do tratamento

Em certos casos o paciente pode não entender completamente a importância do procedimento para sua saúde e bem-estar. Por isso vale destacar os pontos que farão o paciente reconsiderar a decisão.

Mencione pontos que mexam com o emocional, por exemplo, se o tratamento for estético, é importante destacar que irá prejudicar o resultado final. Busque tornar claro os benefícios que a finalização traria de bom para a vida do paciente. Ele terá uma visão mais clara se vale a pena abandonar essa situação.

A eficácia do tratamento depende diretamente da qualidade das sessões e da motivação do paciente. Para melhorar os resultados, mantenha foco em gerar uma comunicação aberta e sempre desenvolver um relacionamento com a pessoa.

Seguindo essas dicas, você perceberá uma mudança considerável para estimular os pacientes a não abandonarem o tratamento, evitando desistências e melhorando a qualidade de vida deles.

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