Dicas para aumentar o faturamento da sua clínica

Inovação, agregar valor à sua marca e solução do paciente num único lugar são as chaves para alavancar seu faturamento.

Segundo um estudo publicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) sobre gestão de clínicas médicas, o empreendedor do ramo da saúde deve monitorar as diversas forças que influenciam o crescimento ou diminuição da demanda por seus serviços. Novas tecnologias surgem a cada dia, fazendo com que determinados tratamentos se tornem obsoletos. Isso tudo impacta num assunto muito importante para a saúde financeira do seu negócio: o faturamento.

O mesmo estudo aponta que também existe um fator muito importante a ser considerado, que são as mudanças no estilo de vida das pessoas. Por isso, é preciso observar as tendências de mudança em nossa sociedade, porque elas podem afetar profundamente as relações de mercado, não somente na área da saúde. Se o seu faturamento vem caindo, mesmo diante da maior pandemia dos últimos tempos, fique atento às dicas que a nossa diretora de Sucesso do Cliente, Dayane Dutra, preparou para você.

Para nossa especialista em Gestão de Clínicas, um ponto essencial que merece atenção de qualquer empreendedor é a inovação. Saiba que inovar, apesar de parecer estar diretamente ligado à tecnologias digitais, pode ser mais simples do que você imagina. Inovação está ligada à capacidade de criação, de oferecer algo novo que encanta seu cliente. No nosso caso, pensemos nos pacientes da sua clínica. Fazer o que todos fazem não é inovar. Seu paciente é atraído pelo diferencial que você oferece em seus atendimentos. Por isso, nós, que lidamos com a Medicina Integrativa, falamos sempre de oferta de acompanhamento em vez de consultas.

“Oferecer consultas tradicionais não é inovar. Isso é o que todo mundo já faz. O médico precisa ir além.”

ANTONIO HENRIQUE – DIRETOR DE MARKETING SUPPORT HEALTH

Para se destacar, mostre seu diferencial com relação ao seu concorrente, seja na forma de atender, acompanhar, tratar e de se comunicar. Invista em treinamentos que ajudem os seus funcionários a lidar com os mais diversos públicos. Conheça as dores principais dos pacientes que procuram sua clínica e ofereça uma solução humanizada, com tratamentos imediatos. Nada de burocratizar o processo do agendamento até o tratamento final. Quanto mais você simplifica os acessos aos seus serviços, mais satisfeitos seus pacientes ficam. Neste momento, faça a seguinte pergunta a si mesmo: o que eu ofereço de diferente do meu concorrente que me faria preferir ser atendido aqui?  Se não tiver a resposta, continue lendo esse artigo que ele irá a te ajudar a pensar sobre isto.https://www.youtube.com/embed/6C7KeIu0h7I?feature=oembed

Para nossa diretora de Sucesso do Cliente, Dayane Dutra, além de inovar, também é necessário agregar valor à sua marca. Mas, uma regra importante é a seguinte: preço é diferente de valor! Todo paciente que vai à sua clínica faz uma “conta mental” onde ele soma tudo aquilo que você está oferecendo enquanto serviço. E o que move as pessoas a consumirem produtos e serviços são suas necessidades. Na saúde não seria tão diferente. Como a saúde é considerada uma das necessidades mais básicas dos seres humanos, muito provavelmente ela se encontra na lista de prioridades de quase todo mundo. 

As pessoas precisam ter saúde para estudar, trabalhar, viajar e fazer tantas outras coisas.  Então, quando o paciente procura preço, ele não está tão atento à qualidade do que está sendo ofertado. Mas, quando ele procura valor num serviço que pretende consumir, ele faz a “conta mental” e chega a uma análise de custo benefício em relação à entrega. E, se tratando de saúde, pode ter certeza que a maioria da população está atrás de serviço de qualidade. Por isso, para melhor sua entrega e agregar valor aos seus serviços, a dica é investir em equipamentos, como, por exemplo, utilizar equipamentos que fazem triagem e levantamento de dados da condição de saúde do paciente.

Segundo o estudo do SEBRAE, apresentado no começo desse artigo, o ponto de partida do seu paciente é o reconhecimento de um problema, que se manifesta através de um sintoma. Na sequência, ele inicia o processo de busca por um atendimento de serviço de saúde. O passo seguinte é a busca por informações de serviços que são ofertados e que podem eliminar sua dor, sua necessidade. Atualmente, a internet tem crescido em termos de importância na busca por serviços de saúde. É neste momento que é mais visível a importância dos esforços na divulgação dos serviços. Se você tem uma presença forte nas redes, com feedbacks rápidos para os primeiros contatos com pacientes, informações precisas, você já tem vantagem em relação à muitos que estão no mercado. Na hora de avaliar as alternativas, seu potencial paciente pode incluir o tempo de atendimento, investimentos, qualidade percebida dos prestadores de serviços. Por isso, agregue valor em tudo que você entrega, desde o primeiro contato.

Uma sugestão do nosso time de especialistas para agregar valor à sua entrega é investir em serviços ofertados através de inclusão de novos profissionais no plano de tratamento.

  • Quando fizer um plano para o paciente, consulte todas as maneiras de poder ajuda-lo para além da sua dor momentânea.
  • Avalie a necessidade de acompanhamento com um profissional da área de nutrição, psicologia e educação física, dentre outras.
  • Ofereça um tratamento multidisciplinar para que ele se envolva em sua entrega e enxergue que está tendo o melhor acompanhamento que ele poderia ter.

    Isso ajuda o paciente a melhorar a percepção de entrega e, com certeza, terá impacto em sua avaliação quando tiver de pagar pelos serviços. Se sua entrega for capaz de oferecer tratamentos imediatos, que impactam a qualidade de vida do paciente para além do problema inicial que o fez procurar atendimento, o preço do serviço prestado é irrelevante. 

O último ponto que nós da Medicina Integrativa entendemos como possibilidade de aumento de faturamento da sua clínica, é investir em tratamentos combinados, que possam resolver as dores do paciente num único lugar. Porque, quando o paciente procura atendimento médico, ele quer que seus problemas sejam resolvidos por completo, ali mesmo, sem ter que ficar buscando outros espaços para fazer exames, consultas, tratamentos. Ele quer que você resolva seus problemas sem aquela burocracia de papelada para cá e pra lá, num vai-e-vem constante.

A nossa dica é que sua clínica seja capaz de oferecer um tratamento completo, onde o paciente consiga resolver todos os seus problemas. Invista em equipamentos, tratamentos e medicamentos que centralizam a resolução do problema num único lugar: a sua clínica. 

Tudo isso é gatilho para melhorar o faturamento da sua clínica.

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