Dicas para atender seu paciente pelo WhatsApp

A tecnologia vem crescendo, se desenvolvendo a cada dia e revolucionando a maneira como as pessoas se comunicam. O WhatsApp, que é a ferramenta de envio de mensagens mais popular em todo o mundo, deixou de ser somente um mensageiro, para se transformar em um dispositivo de negócios. 

Lançado há cerca de 13 anos e com quase 110 milhões de usuários somente no Brasil, o WhatsApp  tem sido amplamente utilizado em várias áreas. Na saúde, a ferramenta pode ajudar médicos, sua equipe e os pacientes a estreitarem o diálogo. 

Mas, calma. Se você está pensando que o app pode ser usado para realizar uma consulta virtual ou ser examinado, por exemplo, saiba que não é bem assim. Apesar de facilitar a vida tanto do paciente como dos profissionais da medicina, há algumas restrições e você deve ficar bem atento a elas. Vamos entender isso melhor?

  • Consulta virtual pode?

Primeiro, é preciso esclarecer que não há nenhuma restrição a médicos e pacientes se comunicarem pelo aplicativo. Mas, a troca de informações deve ser apenas para sanar as dúvidas, e desde que o paciente já tenha passado pela consulta com o profissional. Em outras palavras, não é permitido fazer consulta pelo WhatsApp. O médico pode somente fornecer orientações e passar esclarecimentos sobre o tratamento, por exemplo. 

O aplicativo não pode substituir uma consulta presencial ou ser usado por meio de telemedicina. O médico também não pode prescrever medicamentos pelo app sem o exame presencial. Segundo documento técnico do Conselho Federal de Medicina (nº 14/2017), o contato entre pacientes e médicos pode ser feito tanto no WhatsApp, como em plataformas similares “com a ressalva de que todas as informações passadas têm absoluto caráter confidencial”, é o que diz o parecer do CFM.

Mensagens automáticas

Apesar da restrição de uso da plataforma em alguns aspectos, há uma grande quantidade de serviços que você pode prestar pelo aplicativo e que facilitam o seu trabalho. Já ouviu falar em WhatsApp Empresarial (Business)? Esta versão favorece a criação de um perfil comercial para você entrar em contato facilmente com os pacientes de uma maneira prática. É possível criar mensagens personalizadas para os pacientes. 

Toda vez que ele envia mensagens, receberá uma saudação, avisando que obterá uma resposta o mais breve possível. Além disso, a mensagem pode ‘dizer’ quando o profissional está indisponível e retornará o contato em horário comercial, por exemplo. Também pode criar mensagens automáticas para as dúvidas mais frequentes dos pacientes. Faça listas de transmissão com informações a serem encaminhadas para vários pacientes de uma só vez. Você também pode inserir diversas informações sobre o seu espaço de atendimento (localização, mapa, horário de atendimento, telefone, site etc). 

Lembrete de agendamentos

É bem comum pacientes se atrasarem, não comparecerem a um agendamento e não avisarem da ausência. Isso pode ocasionar muitos transtornos para o médico, pois aquele espaço vago na agenda poderia ser preenchido por alguém que aguardava uma desistência. Os motivos para essa falta são vários, desde descompromisso, imprevistos, até esquecimento.

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Mas, há maneiras de amenizar esse contratempo e evitar que sua agenda fique desfalcada. Ao invés de ligar confirmando a consulta, por exemplo, você pode enviar uma mensagem pré-definida pelo WhatsApp, avisando do dia e horário do atendimento. Desta forma, o paciente não se esquece de comparecer ao consultório. O WhatsApp  Business permite que se envie também mensagens personalizadas para o paciente. (Veja no final do artigo como baixar o WhatsApp Business).

Leia também: COMO EVITAR O ATRASO DE SEUS PACIENTES

Estabeleça horários

Procure não enviar mensagens fora do horário comercial ou de seu horário de atendimento. A exceção é apenas nos casos em que o paciente esteja esperando uma desistência para ser encaixado e tenha solicitado o contato. Nesse caso, ele deve deixar autorizado na clínica que o contato pode ser feito em qualquer horário. Mesmo assim, não exagere na quantidade de mensagens. 

Uma vez que os horários foram estabelecidos, é importante focar na agilidade, pois o WhatsApp é exatamente para estreitar o caminho. É bem desagradável o paciente ter que ficar numa ligação ouvindo uma mensagem eletrônica, aguardando muito tempo para ser atendido. Nesse caso, é essencial que tenha uma pessoa disponível para fornecer as informações solicitadas no menor tempo possível. Esse colaborador deve estar inteirado dos processos da clínica para responder às dúvidas e conseguir ser coerente com as informações fornecidas desde o começo da conversa. 

Equipe treinada para atender 

Que o WhatsApp é uma ferramenta que agiliza muitos processos em sua clínica, isso é fato. Porém, de nada adiantam as funcionalidades, se sua equipe não está preparada para utilizá-las. Então, é importante treinar os colaboradores para colocá-las em prática. É fundamental dar atenção ao uso correto das palavras, com uma linguagem apropriada, sem erros de português. 

Claro que a forma de utilizar as palavras em meio digital é diferente de um texto técnico. Mas não vale usar gírias, bordões ou palavras muito rebuscadas. Utilize uma linguagem simples e compreensível para se comunicar com o paciente. Os atendentes devem buscar ser cordiais, mas ao mesmo tempo, serem diretos, terem clareza, e claro, simpatia sempre. 

Opinião é importante

Se o objetivo é agradar e facilitar a vida do paciente que busca por serviços de saúde, é importante saber a opinião dele quanto à experiência na sua clínica. É essencial ter um feedback após o atendimento. Isso pode ser feito com o envio de pesquisa de satisfação para avaliar o que pode ser melhorado. Também é possível automatizar mensagens incentivando o paciente a dar sua opinião em outras plataformas sobre os serviços prestados.

  • Como baixar o WhatsApp Business:

1- Vá até o Google Play Store;
2- Baixe o WhatsApp Business e abra o app;
3- Toque em Concordar e Continuar;
4- Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos;
5- Insira e verifique seu número de telefone comercial. O aplicativo fica com o nome WA Business no seu celular. 

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Por Tatiana Santos

Redação Support Health

Redação Support Health

A redação da Support Health é composta por especialistas no setor de saúde, dedicados a trazer conteúdos claros e informativos sobre gestão clínica, inovação digital e soluções para o seu consultório. Nosso objetivo é oferecer materiais ricos e acessíveis, para que você entenda como otimizar a rotina da sua clínica e melhorar a experiência dos seus pacientes.

A redação da Support Health é composta por especialistas no setor de saúde, dedicados a trazer conteúdos claros e informativos sobre gestão clínica, inovação digital e soluções para o seu consultório. Nosso objetivo é oferecer materiais ricos e acessíveis, para que você entenda como otimizar a rotina da sua clínica e melhorar a experiência dos seus pacientes.

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