Como ter uma equipe de alta performance

Atualizado em 29/03/2021Estratégia

Com o mercado cada vez mais competitivo, uma empresa forte é aquela que possui um time diferenciado, com colaboradores comprometidos com os mesmos valores e propósitos da empresa e empenhados em atingir os resultados traçados. Ter uma equipe de alta performance é um diferencial gigantesco para a organização que deseja se manter saudável. 

Contudo, muitas organizações ainda possuem muitos problemas em gerir funcionários, e isso pode acontecer devido ao clima organizacional que, muitas vezes, é criado ou permitido pelos líderes. Mas isso pode e precisa ser mudado, somente assim uma empresa pode tornar-se referência no mercado em que estiver inserida, em processos, no que você se propuser!

Você sabe qual a diferença entre uma equipe de sucesso e uma equipe de alta performance? 

Uma equipe de sucesso é composta por pessoas que conhecem os objetivos da empresa e são motivadas e engajadas em ajudar a alcançá-los. A equipe de sucesso, mesmo com toda dificuldade, ela continua, persiste e mesmo depois de muitas falhas consegue atingir seu objetivo.  

Para que você consiga entender melhor, pense em um campeonato de futebol: um time que não ganha títulos há anos e consegue um resultado extraordinário no campeonato vigente. Este time batalhou, melhorou, lutou incansavelmente e obteve sucesso.  

Contudo, formar e gerir times focados em sucesso nem sempre é uma tarefa simples. O Google encomendou uma pesquisa entre seus colaboradores, cujo intuito é entender a visão destes, sobre o que é necessário para uma empresa ter uma equipe de sucesso. De acordo com o Google para uma empresa ter uma equipe bem sucedida é necessário: 

  • Confiança – as equipes acreditam nos objetivos da empresa e, em contra partida, as equipes fazem as coisas no tempo estabelecido e conhecem o alto padrão de excelência do Google. 
  • Impacto – os membros da equipe acreditam que seu trabalho importa e que geram mudanças por meio dele. 
  • Estrutura e clareza – as equipes possuem papéis, planos e objetivos claros. Em caso de dúvidas, sabem bem a quem recorrer. 
  • Segurança psicológica – as equipes sentem-se seguras para assumir riscos e se mostrar vulneráveis na frente dos outros, pois há uma estrutura a recorrer e orientar. 
  • Significado – o trabalho tem importância pessoal para os membros da equipe. 

Equipes de alta performance possuem competência elevada, comprometimento com as suas atividades e com a empresa. Essas equipes são formadas por pessoas que compartilham da mesma visão, valores e objetivos. Mas para isso acontecer, é preciso unir o que há de melhor em cada um e, através desse mix de conhecimentos, bagagens e ideias, montar equipes que conseguirão levar a organização a melhores resultados.  

Uma equipe de alta performance com certeza terá sucesso, pois ela carrega consigo uma combinação de competências complementares, trabalha com objetivos e metas claras, com alto grau de colaboração e comprometimento. Mantendo assim, seu sucesso constante. 

Se seu objetivo e desenvolver uma equipe de alta performance, o primeiro passo é analisar quais das características a seguir ela já possuiu ou se será preciso desenvolvê-las no grupo.  

  • Autogerenciamento – nas equipes de alta performance, cada membro é responsável por suas próprias funções. 
  • Comunicação assertiva – equipes de alta performance sabem se comunicar e fazem isso muito bem. Por isso, são realizadas reuniões periódicas para acompanhamento, estímulo à troca de experiências, feedbacks. 
  • Antecipação – equipes de alta performance estão sempre projetando um olhar para o futuro, pensando à frente, isso ajuda a prevenir problemas e situações capazes de comprometer o desempenho coletivo. 
  • Multidisciplinaridade – a multidisciplinaridade é uma importante característica dessas equipes, as habilidades individuais se complementam e todos colaboram entre si para alcançar os melhores resultados. 
  • Colaboração – para que uma equipe possa alcançar um desempenho elevado, é fundamental que haja colaboração entre os membros. Em vez de cada um se fechar e focar apenas nas suas tarefas, aqui os membros se ajudam e, de forma colaborativa e integrada, eles conseguem entregar um trabalho mais consistente. 

Mas o que fazer pra ter uma equipe assim? 

Para facilitar a elaboração de estratégias certeiras, que formem uma equipe de alta performance, elaboramos uma lista especial com cinco dicas importantes: 

Primeira delas é: atenção na seleção 

É isso aí…. Você precisa buscar talentos e não apenas um profissional para ocupar aquela função. Não basta listar o conhecimento e habilidades técnicas que a pessoa precisa ter para fazer aquela atividade. Busque pessoas que além de serem excelentes no que fazem também possuem competências comportamentais que se assemelham ao posicionamento de sua clínica. 

Busque ajuda profissional para fazer uma seleção realmente criteriosa. 

Segunda dica: invista no desenvolvimento da equipe 

Sente-se com sua equipe e explique o que a clínica oferece aos pacientes, busque cursos e treinamentos que sejam capazes de desenvolver sua equipe, de fazer com que atinjam o melhor de cada um e assim todos vão desempenhar suas atividades em alto nível. 

Terceira dica: desafie 

Trace metas claras e objetivas, o ser humano gosta de ser desafiado. Você precisa mostrar que eles são capazes de muito mais e assim desafiá-los a sair da zona de conforto. E mais uma vez, elevaremos o nível de nossos profissionais e processos. 

Quarta dica: recompense

Sua equipe precisa ser gratificada pelo excelente trabalho, isto irá motivá-las a continuar. Mostre a elas que você valoriza o que elas têm feito, elogie, promova momentos agradáveis com a equipe. 

Quinta dica: seja um verdadeiro líder 

Ouça as pessoas, envolva toda a equipe, promova o respeito mútuo, dê um norte para que saibam o direcionamento desejado, incentive os debates e troca de ideias construtivas, afinal não há verdade absoluta e estas trocas precisam acontecer; acompanhe o rendimento da equipe e se necessário troque as pessoas de função. Influencie as pessoas, e de acordo com seu comportamento, com sua forma de lidar com as situações, com seu comprometimento que sua equipe irá trabalhar, eles vão se inspirar em você! 

Não existe fórmula mágica, mas caminhos que podem levar sua empresa ao sucesso. Então, siga nossas dicas e adapte de acordo com seu feeling e sua realidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *