Quando o assunto é aparência, muitas vezes existe uma associação com futilidade. Especialmente, se o que está em questão é o ambiente clínico. Alguns profissionais da área médica podem pensar: “Trabalho tanto, que não tenho tempo de me preocupar com esse tipo de frescura. O importante é atender bem meu paciente”.
Em partes, está certo, quando diz que não tem tempo, haja vista que o cotidiano de um médico é muito corrido. Ao afirmar que o importante é atender bem o paciente, também está correto. Talvez ele não tenha se atentado para o fato de que tratar bem o consumidor de serviços de saúde vai muito além da consulta.
Quando o paciente chega à clínica, muitas vezes precisa esperar na recepção entre um atendimento e outro, até ser chamado. É natural que a pessoa que procura o médico esteja passando por problemas de saúde, nada mais justo garantir o conforto em um ambiente leve.
Aparência que faz bem
Sabia que um ambiente feio e bagunçado pode provocar estresse? O neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, afirma que estar em um lugar organizado facilita o trabalho do cérebro. Isso, porque permite que ele tenha previsibilidade para fazer as atividades necessárias.
“Quando está tudo embaralhado e alguém procura algo, o cérebro gasta tempo e performance para achar o que se quer. Com isso, ele fica cansado e há queda de rendimento em atividades que exigem mais energia, como tomada de decisões, por exemplo. Se o ambiente está arrumado, a pessoa já parte do meio do caminho. Isso traz tranquilidade, gera serotonina e controla o bem-estar”, explana.
Um espaço funcional, iluminado e com organização faz toda diferença nos momentos que antecedem a consulta e beneficia até os funcionários. Caso tenha se convencido da importância de melhorar a aparência de sua clínica, seja ao montar o consultório ou reformá-lo, confira abaixo algumas sugestões.
- Beleza e conforto andam juntos
Como mencionado, estar em um local bonito e organizado faz muito bem às pessoas que serão atendidas. Mas de nada adianta tudo isso, se a clínica não oferecer conforto. E quando falamos nesse quesito, não quer dizer apenas assentos confortáveis e bonitos, mas tem a ver com a qualidade do serviço. A clínica deve ter acessibilidade, pois lida com pessoas com mobilidade reduzida, idosos, adoentados.
É válido destacar que são bem vindos móveis com qualidade e que prezam pela ergonomia. Você já chegou a alguma clínica, e ao utilizar o assento, teve a impressão de que ele estava prestes a entortar e jogá-lo ao chão? Conforto e beleza andam juntos. Facilitar a movimentação das pessoas (inclusive, cadeirantes), dispondo de maneira bem pensada o mobiliário é essencial.
- Cores que acalmam
Como citado no começo deste artigo, locais desorganizados provocam estresse, da mesma forma que lugares escuros ou mal iluminados causam tristeza, apatia, desânimo e ansiedade. Quem deseja ir a uma consulta e voltar para casa pior do que saiu? Ninguém. A clínica precisa ser um ambiente acolhedor, por isso, preste atenção às cores e dê preferência às tonalidades mais claras. Deixe os tons fortes apenas para os detalhes, de repente aqueles que fazem alusão à sua marca.
Bem comum em espaços relacionados à saúde, o verde tem o potencial de aliviar o estresse, proporcionando harmonia e equilíbrio ao ambiente. Representa esperança, que é um sentimento a ser gerado nos pacientes. Quanto mais suave, mais sossego transmitirá.
Mas se você quer sair um pouco do básico, ouse e invista em tons bem claros de rosa ou lilás. Essas cores vão imprimir no espaço tranquilidade, calma e paz. São associadas à espiritualidade e intuição, propiciando relaxamento.
- Decoração
Pode parecer um mero detalhe, mas usar itens de decoração torna a aparência do consultório aconchegante e até mais alegre. É interessante fugir um pouco da sensação de seriedade comum a ambientes clínicos. É possível escolher elementos e enfeites elegantes, típicos de alguma região do Brasil ou de outras culturas. Luminárias ou lustres de materiais como bambu trazem um aspecto mais rústico à decoração.
Para quem gosta de tapetes e carpetes, esse itens podem ser usados tanto na recepção, quanto na sala de atendimento. Mas, opte por peças claras, antialérgicas e evite as texturas lisas, para evitar que os pacientes escorreguem. Expor o diploma da graduação, de residência, título de membro de sociedade médica, além de cursos feitos fora do Brasil traz mais credibilidade e demonstra que o profissional é atualizado.
Os quadros são bem vindos e variam conforme o seu estilo, tanto na sala de espera quanto na de consulta. Na mesa, as tradicionais fotografias com marido, esposa, filhos, pais, netos etc garantem leveza e um ar bem familiar, o que gera confiança ao paciente. Só tome certo cuidado para não exagerar nas cores e excesso de itens, pois acaba intervindo em sua imagem profissional.
- Opções para passar o tempo
Por mais que o entretenimento em uma clínica pareça algo desnecessário, tenha certeza de que não é. Para algumas pessoas pode ser apenas distração, mas é um suporte para outras que sentem incômodo em ambientes de saúde e ficam ansiosas ou estressadas. Também há situação em que o paciente chega à consulta e por algum motivo, tem que esperar na recepção mais tempo do que imaginou.
É necessário disponibilizar opções para que as pessoas tenham um tempo de espera mais agradável e tranquilo. Uma televisão grande para ficar na sala de espera, com filmes de temática leve é uma sugestão válida. O aparelho complementa até mesmo a decoração da clínica. Uma proposta para quem prefere aproveitar a espera com a leitura são revistas e livros que despertem o interesse de vários públicos diferentes.
Uma antessala mesmo pequena, mas bem decorada, que tenha café, água e outros itens também faz diferença. Dentro do consultório, muitos médicos utilizam música em volume baixo para gerar sensação de calmaria. Pode ser clássica, instrumental ou outros gêneros. O que importa é que o paciente se sinta em um ambiente agradável e tenha interesse em voltar quando necessário.