Como fidelizar seus pacientes

Para se adaptarem à nova realidade, as clínicas médicas necessitam adotar procedimentos para oferecer um atendimento com maior rapidez, agilidade e criatividade.

Nesse processo, que é ainda um desafio, o principal objetivo está na manutenção e na conquista de seus pacientes.

Aquele modelo tradicional de atendimento ao paciente está com os dias contados. As clínicas médicas devem estabelecer um vínculo personalizado que atenda as exigências do seu público. O acolhimento, aliado a um modelo inovador no atendimento são a essência da fidelização do paciente.

O que é fidelização do paciente

Não há nenhuma forma mirabolante de conquistar pacientes em sua clínica médica. O maior segredo é o acolhimento, em todos os aspectos. Afinal, a medicina atua na autoestima das pessoas, diretamente ligada ao bem-estar.

A estratégia é buscar maneiras com que o paciente se sinta bem tratado, satisfeito com o profissionalismo e o atendimento recebido. Esses cuidados estão agregados, desde a eficácia do diagnóstico e a excelência durante todo o tratamento. É de um acolhimento personalizado e diferenciado que o paciente busca, ao procurar uma clínica. O resultado é cada vez mais satisfatório, pois, além do retorno o paciente recomenda sua clínica para familiares e amigos.

A fidelização do paciente nada mais é que ser “fiel”. Uma vez, atendida as expectativas, e com o retorno certeiro, o paciente paga o preço justo pelos serviços, o que vai gerar melhores rendimentos para a clínica.

Qual a importância de fidelizar seu paciente?

É gratificante quando o paciente considera sua clínica como preferência. Para construir esse vínculo de confiança entre clínica e paciente é necessário rever profundamente todos os procedimentos realizados e oferecidos. E uma mudança, que é primordial, requer dedicação, atenção, novos conceitos, resgate de alguns valores. Para isso, basta que você esteja engajado e disposto a reorganizar e manter um padrão que estabeleça com clareza que o paciente se sinta o personagem central, ou seja, literalmente, perceba que é o centro das atenções. Recomenda-se que você se baseie nestes seguintes conceitos: captar, convencer e conservar.

Esses três conceitos devem caminhar juntos para se atingir o objetivo.

Um paciente feliz representa um paciente “fiel”!

Principais dicas para fidelizar seu paciente

As dicas para ganhar a lealdade de seus pacientes são mais simples e fáceis do que você imagina.

Afinal, siga este raciocínio: é mais difícil e caro conseguir novos pacientes que manter aqueles que você já conquistou.

1 – Receptividade:

O primeiro contato que o paciente tem antes de chegar até a consulta, é através da recepcionista. Essa é a porta de entrada, o cartão postal de sua clínica. Portanto, invista nos seus colaboradores, com capacitação, cursos de reciclagem e treinamentos. Um sorriso, uma palavra de boas-vindas, um olhar honesto do atendente são fatores essenciais no conjunto da conquista. Quem não gosta de ser bem recebido? Invista também na decoração do ambiente. Isto traz uma sensação de leveza e acolhimento.

2 – Saiba se comunicar

Durante a consulta procure ouvir mais o paciente. Este momento é muito importante para ambos. Concentre-se e demonstre que o paciente é o centro de suas atenções. Faça perguntas de maneira gentil, ofereça explicações claras, sem a utilização de termos técnicos, muitas vezes, desnecessário ao entendimento do paciente. Seja sincero em suas explicações, o que permitirá que você garanta total satisfação. Este é um momento especial, pela qual o paciente expõe sua privacidade e você deverá ser “todo ouvidos”! Quando referimos a valores, é aí que entra a empatia, e consequentemente, aquele vínculo de amizade se constrói.

3 – Recompense a “fidelidade”

É recomendável você organizar uma planilha de descontos, serviços gratuitos, brindes, indicações, ou o que puder oferecer para que o seu paciente se sinta prestigiado e especial.

Este procedimento serve tanto para seus antigos quanto para os novos pacientes. Seja criativo! Os pequenos detalhes fazem toda a diferença!

4 – Seja pontual

Um dos maiores desagrados é o tempo de espera. O paciente já aguarda ansiosamente, pelo horário da consulta. Ele desmarca compromissos, se ausenta do trabalho, para então, chegar no horário determinado pela clínica para o atendimento. Evite atrasos. Organize sua agenda para que você possa atender a cada pessoa no horário indicado, e importante, dentro do tempo que o paciente tem direito na consulta. Caso, houver imprevistos, avise com antecedência, se justifique e peça desculpas. Estes gestos vão evitar um desmerecimento por sua parte e fortalece a conduta íntegra e respeitosa perante ao paciente.

5 – Acompanhamento fora do consultório

O acompanhamento do tratamento fora do consultório é um dos fatores que mais atrai o paciente, e a fidelização se concretiza com maior rapidez. É “bater o martelo” na fidelização. Mas, este modelo de atendimento pode esbarrar em questões éticas. Por isso, fique atento! Todo cuidado é pouco. Estabeleça regras, informe os horários para receber mensagens e quando serão respondidas para evitar qualquer desconforto ou desentendimento.

6 – Seja criativo

O profissional muito requisitado ou que esteja apto e disposto a fidelizar seu paciente pode utilizar de ferramentas interessantes no oferecimento de conhecimento a seus pacientes, principalmente no que tange a tirar dúvidas frequentes. Está muito em alta as famosas “lives”, pela qual você pode organizar periodicamente, estabelecendo datas e horários em que vai trocar em miúdos informações sobre determinado tema. Excelente estratégia para você interagir com seus pacientes e familiares. Ótimo termômetro para saber o grau de credibilidade de seu atendimento, além de conquistar novos pacientes. Outro benefício é que este formato não gera custos e pode se obter resultados surpreendentes.

Faça o diferencial! Reflita sobre as mudanças que possam agregar valores em sua clínica. Esteja flexível a novas ideias, e tenha em mente que o fator essencial para fidelizar pacientes é satisfazê-los emocionalmente!

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