Aprenda a aumentar o faturamento da sua clínica médica

Para qualquer gestor de clínica, aumentar o faturamento é uma grande preocupação. Manter uma clínica em funcionamento gera custos, especialmente quando se quer crescer, que torna necessário realizar investimentos em expansão e novas tecnologias.

Com o crescimento da clínica e da qualidade do atendimento, ela normalmente conquista mais pacientes, gerando autoridade e retornos financeiros. Se o objetivo de uma clínica é aumentar os ganhos, é necessário entender que aumentar o faturamento não está relacionado apenas em aumentar o número de clientes, mas também de melhorar a qualidade, tanto do atendimento, quanto dos processos internos. Isso ocorre porque todas as pessoas desejam ser atendidas em um estabelecimento que o coloca como prioridade.

A tarefa de receber maior retorno financeiro deve estar atrelada a investimentos em diversas áreas. Veja a seguir 6 dicas para alcançar esse objetivo.

6 dicas para aumentar o faturamento da sua clínica

1. Crie um planejamento financeiro

O primeiro ponto que deve ser considerado, é a gestão financeira. Isso porque é necessário que se tenha um crescimento saudável, para evitar imprevistos futuros. O gestor deve realizar um diagnóstico completo de todas as finanças, dos gastos e dos recebimentos. Juntamente com uma análise sempre que for realizado um investimento, para conseguir ter um crescimento genuíno, com o objetivo de otimizar o uso de recursos.

A partir disso, deve-se elaborar um planejamento financeiro, que permita definir metas, fazer previsões e estabelecer as melhores estratégias para gerar resultados e consequentemente, aumentar o faturamento da clínica. Com uma gestão eficiente, é possível alcançar o objetivo de melhorar seus ganhos de maneira consistente.

2. Fidelize os pacientes

A satisfação dos pacientes, por meio de um atendimento personalizado e humanizado, é um ponto importante para aumentar o faturamento de uma clínica médica, por conta disso, é necessário que os esforços estejam concentrados nessa área. Transformar a clínica em um ambiente acolhedor ajuda a melhorar a reputação, e eventualmente conquistar novos pacientes.

As principais formas de conquistá-lo, é através de serviços mais rápidos e com maior qualidade. Facilitar o agendamento, por exemplo, é uma forma de aliviá-lo de ter um trabalho adicional, tornando a experiência dele mais agradável.

Portanto, ao priorizar a satisfação do paciente e fornecer um atendimento de qualidade, é possível aumentar o faturamento da clínica, porque espera que ele realize novos tratamentos com você, além de recomendar para os amigos.

3. Melhore os processos internos

Sempre quando se pensa em aumentar os faturamentos, o primeiro pensamento está relacionado ao “mundo exterior”, sem se concentrar nas mudanças internas que podem causar efeitos positivos.

Essas mudanças internas estão relacionadas com treinamento para a equipe, estabelecer rotinas de trabalho produtivas e fornecer ferramentas para que os colaboradores consigam trabalhar de forma mais ágil e descomplicada.

Com esse investimento, o atendimento melhora, o fluxo de informações é mais rápido, sem falar no nível de organização dos processos. A otimização irá contribuir para redução de gastos e, novamente, melhorar a experiência do paciente.

4. Otimize o seu espaço

Se a ampliação da clínica não for prioridade no momento, será cada vez mais importante otimizar a produtividade no mesmo espaço. Um ambiente cheio de “obstáculos” pode ser prejudicial para a eficiência do profissional e também para a comodidade dos pacientes.

Uma opção como reorganizar móveis e equipamentos, já oferece a possibilidade para que os procedimentos sejam realizados com conforto. Essa medida também pode melhorar o fluxo de pacientes na clínica e aumentar a capacidade de atendimento total.

5. Invista em marketing 

Quando se busca aumentar o faturamento de uma clínica, uma das primeiras ideias que surge é atrair novos pacientes. Para isso, é preciso desenvolver estratégias de atração e retenção que mostrem o posicionamento da clínica no mercado e seus diferenciais em relação aos concorrentes.

Além de construir uma boa reputação para ser recomendado pelos pacientes, a presença nas redes sociais, vem se tornando fundamental para uma clínica. É importante investir em visibilidade e se tornar referência em sua área, direcionando as estratégias para o seu público.

Embora possa parecer uma ação simples, poucas clínicas sabem realmente como atrair pacientes de forma eficaz. Por conta disso, é necessário investir em estratégias direcionadas para seu público, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e, consequentemente, o faturamento da clínica.

6. Conte com auxílio de tecnologia

Atualmente, a utilização de recursos tecnológicos têm sido um grande diferencial para a gestão de uma clínica médica. Ao utilizar essas soluções, é possível aprimorar o atendimento e conquistar vantagens competitivas.

Utilizar métodos obsoletos, como a gestão manual, além de levar mais tempo, aumenta consideravelmente a chance de erros. Ficar muito tempo para encontrar o prontuário do paciente ou até mesmo para realizar o plano de tratamento, sem falar nos possíveis equívocos no agendamento, são apenas alguns exemplos dessas limitações.

Com um sistema que realiza esse trabalho por você e facilita todo o processo, o aumento no faturamento é apenas uma consequência natural. Por conta disso, é altamente recomendado que se utilize um software de gestão médica renomado e consolidado no mercado.

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Por isso é recomendável usar a ferramenta da Support Health. Um software de gestão especializado em clínicas injetáveis, proporcionando uma plataforma completa de gestão para criar seu planejamento financeiro, fidelizar seus pacientes, melhorar seus processos internos, agilizar o fluxo de pacientes e te ajudar no investimento em marketing.

Com o nosso software, o médico irá entregar mais valor ao seu atendimento, além de tornar a gestão financeira organizada, proporcionando estabilidade, previsibilidade e crescimento da sua clínica.

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