7 dicas para fazer minha clínica crescer

Montar uma clínica envolve inúmeras particularidades. Desde a elaboração de um plano de negócios, liberação de documentos importantes, até a compra de equipamentos e atendimento aos pacientes. Colocar uma clínica em funcionamento, conquistar mercado e fazê-la crescer pode ser desafiador.

Mas essa tarefa se torna mais fácil se você tiver conhecimento do seu público-alvo, o mercado em que se está inserido e o que difere sua clínica das outras no mesmo segmento. Com estratégias simples, mas bem elaboradas, é possível conquistar e fidelizar pacientes, se tornar referência e alcançar o merecido crescimento.

1- Atendimento humanizado é fundamental

Não há como falar em crescimento sem pensar em um atendimento de excelência. Este é o primeiro e mais importante passo para sua clínica conquistar pacientes e ser reconhecida. O quesito humanização está no topo da lista. É natural que quem procura pela clínica esteja passando por problemas de saúde. Então, nada mais justo que lhe garantir acolhimento e conforto. Sempre que o paciente entrar em seu consultório, é importante ele sentir que você se preocupa com seu bem-estar. Por isso, esclareça todas as dúvidas, explique sobre o problema apresentado por ele, os tratamentos disponíveis e quais utilizará. 

Seja claro quanto à sua situação de saúde e ao mesmo tempo, empático. O pós-consulta também é importante, pois saberá se ele está bem de saúde, como se sente após a abordagem médica e se ficou satisfeito com o atendimento. Assim, quando pensar em uma clínica humanizada, se lembrará da sua, aumentando as chances de indicação.

2- Treinamento nunca é demais

Você presta um atendimento de qualidade e que encanta seus pacientes. Mas, sua equipe deve estar alinhada e seguir o mesmo padrão de atendimento. Desde a recepcionista, que é a linha de frente na clínica, até os profissionais de outras áreas. Todos os colaboradores devem se dispor a fazer seu papel da melhor maneira possível, focando no bem-estar do paciente. Invista em treinamentos para os funcionários. Eles devem dominar as ferramentas digitais disponibilizadas pela empresa, para dar mais agilidade e rapidez ao atendimento. 

Faça cursos de especialização para conhecer técnicas novas que diferenciem seu trabalho dos concorrentes. Participe de congressos, seminários de medicina e outros eventos que agreguem conhecimento e tragam benefícios. Paciente bem tratado é paciente fiel. Com isso, ele ajuda a promover o nome da clínica.

3- Localização também conta

Apesar de parecer um fator insignificante, o endereço da clínica conta, e muito, para o crescimento do negócio. Se mal localizada, dificulta o acesso dos pacientes. É importante pensar na facilidade para quem precisa de atendimento médico, pois muitos têm mobilidade reduzida, são idosos, adoentados. 

Antes de montar seu espaço, analise este quesito. Mas, se já estiver instalado, pode ser o caso de encontrar um endereço mais centralizado. É válido pensar em um local com estacionamento, acessibilidade, se há linhas de ônibus, e ainda, se há muitas clínicas na região. Muita concorrência pode apresentar um risco ao seu negócio, e não ter nenhuma clínica também pode te ajudar a ter sucesso com o empreendimento nessa região. 

4- Invista em bons equipamentos 

Prestar um serviço médico de qualidade passa pelo bom atendimento, mas também pela aquisição de equipamentos modernos. Uma clínica bem equipada ajuda no diagnóstico, tratamento, reabilitação e promoção da qualidade de vida dos pacientes. Se no momento você não tem caixa para investir em aparelhos de alta tecnologia (muitos deles importados e caros), vá renovando as máquinas aos poucos. 

Busque aquelas que estão de acordo com os novos protocolos e tratamentos que sua clínica oferece, unindo as facilidades da tecnologia aos seus conhecimentos de saúde. Vale ressaltar que uma clínica provida com tecnologia e aparelhos modernos proporciona redução de erros. Isso, porque ferramentas obsoletas e com menor performance podem fornecer diagnósticos imprecisos, prejudicando os pacientes e arranhando a imagem da clínica e dos profissionais envolvidos.

5- Trabalhe o marketing de conteúdo

Através do marketing de conteúdo você conseguirá atrair pessoas e engajar sua rede oferecendo informações úteis e de qualidade. Converse com seus pacientes, procure entender suas dores, expectativas e o que desejam. Mapeie o que seu público-alvo procura e ofereça conteúdo atrativo para reter sua atenção, o fazendo decidir por algum serviço que você ofereça. 

As ferramentas mais utilizadas para difundir seu conteúdo são as redes sociais. É importante ter presença nas principais, como Instagram, Facebook e You Tube. A criação de um blog também é relevante, pois nele você pode postar conteúdo útil. Assim, você se torna referência, ganha credibilidade e confiança, trazendo mais pacientes ao consultório. Um canal no You Tube com informações esclarecedoras sobre saúde é um aparato que ajuda no crescimento de seu nome e de sua clínica.

Uma identidade visual para sua marca também é interessante. Com isso, seu público irá reconhecê-la facilmente no ambiente digital. Vale dizer que essa identidade visual precisa ser a mesma em todos os perfis e também no seu cartão de visitas.

6- Parcerias e networking

Como mencionado no item 2, participar de congressos e eventos da área médica é de grande valia para agregar conhecimentos. Nesses eventos, você ainda pode palestrar sobre temas que tem conhecimento, para gerar autoridade. Estar próximo de outros profissionais é também interessante para fazer parcerias com outros especialistas. Aproveite os intervalos para conversar e encontrar meios para essa rede de contato se expandir.

Com isso, fica até mais fácil ser recomendado por outros colegas da área. Preze por um bom relacionamento com esses profissionais, pois quanto mais eles conhecem seu trabalho e sabem de sua excelência, maior o respaldo para lhe indicarem. Com isso, maiores as possibilidades de ser procurado pelos pacientes. 

7- Leve o financeiro a sério

É muito comum médicos estarem tão preocupados com os atendimentos e com a satisfação dos seus pacientes, que simplesmente não param para se organizar. Não conhecem a realidade financeira da clínica, e, muito menos, têm uma previsão futura de recursos. É assim que muitos negócios acabam antes mesmo do primeiro ano de existência, e os que ainda estão de pé ficam estagnados.

A melhor forma de crescer é estruturando um fluxo de caixa semanalmente. O ideal é que seja diário, mas se não for possível, que faça ao menos uma vez na semana, pois isso facilita o controle das contas da sua clínica. Separe totalmente as contas pessoais das profissionais. Enquanto o negócio está iniciando, pode até parecer dar certo. Mas com o passar do tempo, perde-se o controle e você nunca saberá se seu negócio é realmente rentável.

Por Tatiana Santos

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