Acompanhe toda a jornada do paciente

Entender completamente pelo que o paciente está passando com a sua clínica, é essencial para melhorar a qualidade do serviço e tornar o seu atendimento mais humano. Por conta disso, acompanhar toda a jornada do paciente é uma prática indispensável para promover melhorias.

Mapear todos os passos, não só faz o paciente receber um atendimento de maior qualidade, como melhora a eficiência da clínica, dando mais agilidade para as tarefas.

Para te ajudar no processo de entender a jornada do seu paciente, esse artigo foi criado para esclarecer as particularidades e apresentar a melhor maneira de acompanhar essas práticas com uso da tecnologia.

O que é a jornada do paciente?

A jornada do paciente é a sequência de eventos que acontecem do momento em que o paciente percebe alguma situação adversa na sua saúde, até o final do tratamento.

Essa jornada pode incluir mais ou menos etapas, dependendo do reconhecimento da clínica, do canal de comunicação e até mesmo a forma de agendamento.

Acompanhar toda a jornada do paciente, melhora a imagem da sua clínica, tornando ela mais atraente. Entender os hábitos do seu público é crucial para desenvolver melhores estratégias para atendê-los.

Vale lembrar também, que o caminho varia de acordo com a situação do paciente, alguns são atendidos em caráter de urgência outros para prevenção, por conta disso acompanhar a jornada deles é essencial.

Esse esforço faz com que, independente do caso, a sua clínica consiga garantir a melhor experiência possível. Dessa forma, você aumenta o grau de satisfação do paciente e junto disso, aumenta as chances de ter mais um paciente fidelizado.

Quais os principais passos?

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O processo de mapeamento da jornada do paciente é semelhante em qualquer setor. No entanto, para gerenciar as atividades para os cuidados da saúde do paciente, é necessário mais responsabilidade, em alguns casos, jornadas não lineares e com fases diferentes.

Apesar disso, ainda é possível acompanhar os principais processos até o tratamento.

1° – O paciente entende que tem um problema, ele passa pela conscientização e procura alguma informação sobre a situação.

2° – Assim que o paciente toma conhecimento de que possui um problema, ele procura entrar em contato com o sistema de saúde. 

3° – Ao entrar no sistema de saúde, a pessoa se torna um paciente e é avaliado a sua situação de saúde.

4° – Em alguns casos, há uma fase adicional, a realização de exames para aprimorar o diagnóstico.

5° – Após o diagnóstico finalizado, é o momento de iniciar o tratamento, que muitas vezes já pode acontecer no local e ser finalizado em casa.

6° – Para prevenir que ocorra novamente essa situação, o paciente passa por uma mudança de hábitos para reduzir a chance de problemas futuros.

7° – Na parte final, o paciente conhece uma clínica de confiança e que sempre que ele precisar de ajuda, ele sabe onde recorrer.

Como acompanhar toda a jornada do paciente

O mapa da jornada do paciente é uma funcionalidade fundamental para sua clínica compreender todos os processos que afetam o paciente. No entanto, realizar o acompanhamento da jornada, pode ser uma grande dificuldade no seu dia.

Por conta disso, implementar a tecnologia se torna importante para a sua gestão, onde todos os dados desempenham um papel para esse processo. A melhor ferramenta para acompanhar a jornada do paciente, é o software da Support Health. Ele é especializado em clínicas injetáveis e pode te mostrar em tempo real as fases que seu paciente passa.

Além disso, apenas utilizando essa ferramenta, é possível identificar em qual etapa cada paciente cadastrado está, facilitando o processo de organização e tornando o fluxo de tarefas da sua clínica mais eficiente.

Com esses dados em mãos, o trabalho de melhorar a experiência do paciente se torna mais fácil, ágil e muito mais humanizado. Se isso não for o bastante, ele ainda garante reduções de custos nesse processo.

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Com essa parceria, as clínicas melhoram o seu rendimento e os profissionais podem entregar mais valor e gerar mais satisfação ao paciente. 

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