Confira as dicas que preparamos para você montar uma equipe de sucesso

Hoje em dia, cada vez mais, as pessoas estão buscando cuidar mais da saúde. Seja a emocional ou física, existe uma demanda maior na procura por esses serviços que tratam da longevidade e qualidade de vida. Com a pandemia do novo coronavírus, o tema entrou ainda mais em pauta nas casas das pessoas e os cuidados com o corpo e mente se tornaram fundamentais. 

O indivíduo está mais atento aos riscos de doenças e também mais otimista com a alta na expectativa de vida do brasileiro. Uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Se comparado ao ano anterior (2018), isso representa três meses a mais, que era de 76,3 anos. Os dados foram divulgados no dia 26 de novembro deste ano na Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil, através do levantamento feito pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Por isso, um dos negócios que tem crescido no segmento médico é o desejo de abrir o próprio negócio. 

Seja nos consultórios médicos ou nas clínicas integrativas, o profissional da medicina precisa estar atento às chances de aumento de receita que o mercado tem produzido atualmente. Mas, para isso, ele precisa focar nas oportunidades. Somente o plantão ou o atendimento em alguns centros de saúde não promovem autonomia financeira do médico. Por isso, muitos tem visto o investimento em clínicas integrativas, ortomoleculares e de nutrologia como uma solução. Mas, vamos te dar uma dica, só o preparo para cuidar da saúde das pessoas não é suficiente. É preciso entender um pouquinho de gestão. Por isso, nós estamos aqui. 

Gestão de clínicas pode parecer desafiador para quem se dedicou tantos anos aos estudos, mas, pra quem não quer perder as chances de faturar mais, esta é uma boa hora. Temos algumas dicas importantes para você que quer dar esse próximo passo. Pensar a localização, as categorias de atendimento, os profissionais certos para oferecer um serviço de qualidade faz toda diferença no resultado do seu empreendimento. 

Seja uma clínica popular, que tem uma característica multidisciplinar e com consultas a baixo custo, consultório médico com até duas especialidades ou uma clínica integrativa, você precisa pensar na capacidade técnica de quem vai encarar esse desafio com você. Afinal, o resultado final não depende só de você, mas de todo mundo que te acompanha. O domínio da área da saúde você já tem, mas, para que a prestação de seus serviços atinja excelência, vale pensar sobre quem irá fazer parte do corpo técnico da sua clínica médica.

Vale dizer que o trabalho na área da saúde exige, além dessa capacidade técnica, habilidades para entender e atender as expectativas dos pacientes. Um profissional médico na clínica é fundamental, mas ele precisa ficar por conta do que ele sabe fazer de melhor: cuidar das pessoas. Para isso, os auxiliares nessa tarefa precisam estar alinhados com a expectativa da sua clínica. Antes de pensar nessas pessoas que te ajudarão a atingir o sucesso na prestação de serviços, é importante calcular o fluxo de atendimentos que você irá conduzir, o porte da sua clínica, o quanto você quer investir, se você pretende investir mais em equipamentos e estrutura no seu negócio. Porque isso tudo impacta no número de profissionais que você irá gerir. 

 Quando falamos em Medicina Integrativa, é importante ressaltar que, para auxiliar o profissional médico nos procedimentos junto aos pacientes, é importante que ele tenha ao seu lado, no âmbito da clínica, uma profissional de enfermagem. Os atendimentos de uma clínica integrativa são realizados de maneira personalizada, com diversos equipamentos que ajudam o médico a iniciar um tratamento imediato com foco na longevidade e qualidade de vida do paciente. Na escolha desse profissional, procure alguém que tenha curso superior ou técnico em Enfermagem. Com isso, você terá uma equipe mínima para a realização das terapias injetáveis de modo assistida e segura. 

Além desse profissional da área da saúde, também é necessário ter alguém na área administrativa, que te dará suporte nas questões do dia-a-dia e rotina. Boletos, documentos, emissão daquela papelada burocrática fica a cargo de alguém que exerce a função de secretário (a). Esse profissional também é o cartão de visitas de sua clínica e será ele quem fará o contato direto com seus pacientes. Por isso, escolha alguém que tenha empatia com as dores dos seus clientes e que seja proativo. De acordo com o Diretor Comercial da Support Health, Kevin Augusto, 87% dos agendamentos de clínicas médicas são feitos através de telefone. Por isso, esse profissional é tão essencial para o andamento de uma clínica médica. 

Ter um profissional treinado, que entenda todos os processos da sua clínica e que impressione o paciente na presteza de informações certas e com agilidade, faz toda diferença na hora de escolher um serviço. A fidelização do paciente passa não somente pelo atendimento médico, diagnóstico correto e acompanhamento, como também na eficiência de comunicação sobre a parte que envolve o pré-atendimento e pós-atendimento. Para a Diretora de Sucesso de Cliente, Dayane Dutra, é necessário colocar as pessoas certas nos lugares certos. Porque as pessoas que compõem seu time de profissionais tem a missão de encantar o paciente logo no primeiro contato e oferecer soluções para sua dor. Nesta live, Dayane Dutra, juntamente com o diretor Comercial da Support, Kevin Augusto, discutem as melhores estratégias para a secretária da sua clínica fechar vendas e fidelizar pacientes.

Também é indispensável que sua clínica preste um serviço que demonstre conforto e higiene para os seus pacientes. Por isso, uma auxiliar de limpeza também deve integrar sua equipe. Afinal, seu serviço está diretamente relacionado à saúde. Por isso, é fundamental que a limpeza também seja realizada da forma correta, evitando possíveis contaminações. Ah, e não se esqueça de manter essa equipe devidamente registrada, em normatização CLT, ou terceirizada através de contrato de pessoa jurídica.

Quer saber mais sobre como gerir sua clínica e ter sucesso? Assista esse bate-papo que a nossa Diretora de Sucesso do Cliente, Dayane Dutra, teve com o consultor em gestão de clínicas, Diego Mello.