Nosso time preparou uma série de dicas que te ajudarão a startar seu negócio

Para além de se ter uma formação médica, especialidades e outras formações, é importante que o profissional de medicina também tenha capacidade de planejar e estruturar seu próprio negócio. Mas, não se preocupe, este artigo é para te ajudar nisto. As clínicas integrativas tem se mostrado um excelente investimento e, apesar de ser um segmento novo no mercado, já tem profissionais referências no Brasil exercendo-a, como o médico cardiologista Lair Ribeiro.

Sabemos que há burocracia para abrir qualquer empreendimento, assim como uma clínica, mas isto ainda será abordado futuramente. Se você quer começar do zero uma clínica, vamos falar primeiro sobre a estrutura física que é necessária para startar o negócio. Para realizar atendimentos aos seus pacientes com conforto e segurança, a estrutura do espaço é fundamental. Planejamento passa não só pela questão financeira, mas também pela forma como você irá receber seus pacientes, organizar seus funcionários e ter todos os itens necessários para que a consulta seja de ponta, do início ao fim. 

A nossa diretora de Sucesso do Cliente, Dayane Dutra, foi atrás de especialistas para te ajudar a pensar sobre o espaço físico do local de atendimento aos pacientes. O primeiro passo é pensar na questão do quanto de espaço é necessário para ter o mínimo de conforto em seus atendimentos. Sabemos bem que o aluguel de uma sala em determinadas zonas urbanas pode ter um custo alto. Mas, não se preocupe! Não existe um regulamento que exige um tamanho mínimo para a sala de injetáveis. A nossa recomendação é que ela tenha, no mínimo, 6m². 

Além disso, o espaço deve dispor de uma pia com torneira e água corrente. Também é necessário ter uma bancada que possibilite a fácil higienização e o preparo dos medicamentos. Sabonete líquido, suporte de papel toalha, gel bactericida e álcool a 70% para antissepsia são obrigatórios, assim como uma caixa especial para coleta de material perfurocortante, armário com porta e lixeiras com tampa e pedal ou sistema automático de acionamento.

Pense também que este espaço, para ser seguro e intuitivo, precisa estar bem sinalizado. Por isso, a sala precisa garantir fácil acesso e a sugestão da nossa diretora de Sucesso do Cliente é que ela não seja passagem para outros ambientes. Privacidade e um ambiente menos ruidoso são características que seu paciente procura na hora de buscar atendimento. E não se esqueça: sua sala deve conter uma identificação, como, por exemplo, SALA DE PROCEDIMENTOS. Lembre-se de que essa sinalização precisa vir logo na entrada do espaço. Ah, e todos os materiais de uso, sem exceção, como por exemplo insumos e medicamentos, devem estar etiquetados. Isso evita riscos de acidentes na utilização das substâncias e ajuda na organização, gerando fácil e rápido acesso quando for necessário.

Uma dica importante e que parece ser intuitiva – mas não é – tem a ver com a iluminação de paredes e pisos. É importante que essas superfícies tenham proteção contra luz solar direta. As paredes devem ser de fácil limpeza, cor clara e impermeáveis. A aparência da sua sala precisa ser agradável e funcional e objetiva, então, nada de objetos decorativos grandes. Coloque uma mesa, cadeira para profissional, um computador e uma impressora com acesso à internet. Esses itens formam o kit básico para um bom controle dos processos. Também é importante que nesse espaço tenha uma maca ou poltronas para aplicar os injetáveis da sua clínica integrativa. A área ocupada por este móvel costuma ser de 1,5 m² e é obrigatória uma cobertura impermeável – colchonete ou similar. Vale lembrar que o item maca é opcional, por isso, você tem como substituição uma poltrona confortável para realizar os atendimentos. Avalie e encontre a melhor opção, de acordo com suas finanças. E, se você está perdido e não sabe quais equipamentos mínimos precisa ter em sua clínica, saiba que é fundamental ter um aparelho de medição de pressão arterial com certificação do Inmetro, oxímetro de dedo, termômetro clínico, bala de oxigênio fixa ou móvel e máscaras de oxigênio.

Agora, uma das principais dicas para você estruturar sua clínica está ligada ao armazenamento de medicamentos e insumos. A refrigeração dos medicamentos será necessária somente se houver alguma substância que necessite de controle especial de temperatura. Neste caso, é necessário consultar o fabricante para verificar como esse medicamento deve ser armazenado. Caso a substância necessite ser refrigerada, as medições de temperatura devem ser efetuadas de maneira constante e segura, com registros escritos. Também devem existir sistemas de alerta que possibilite detectar defeitos no equipamento de ar condicionado para pronta reparação, como, por exemplo, termômetro especial para verificar a temperatura.  

Já os medicamentos que não possuem controle especial de temperatura e que forem armazenados nos armários, é interessante que seja fixada na porta dos armários uma carta com orientação do fornecedor, sinalizando que eles podem ser armazenados da forma que estão. A nossa dica é que esses medicamentos sejam separados por grupo idênticos (substância, dosagem e lotes iguais), alocando esses grupos em caixas identificadas por fora com etiquetas. E não se esqueça: a etiqueta deve conter a descrição da substância, identificação do lote e validade. 

Cuidado com o descarte do lixo da sua clínica! 

Ele deve ser eliminado através de sistemas seguros e higiênicos. Para isso, utilize lixeira para lixo infectante e lixo comum, todas sinalizadas com etiqueta impermeável. O descarpack é obrigatório para descarte dos materiais perfurocortantes e a coleta deve ser feita por uma empresa especializada. 

Por fim, além de ter uma boa estrutura física para realizar seus atendimentos, fique atento à gestão de processos. Assim você não perde dinheiro e ainda otimiza aquilo que é possível dentro da sua clínica. A Support Health poderá ajudar você, nós ofertamos um software que permite uma gestão completa dos seus serviços clínicos, dando mais segurança ao enfermeiro e paciente durante o atendimento, como, por exemplo, a rastreabilidade de tudo que está sendo utilizado no paciente em cada procedimento. Além disso, nosso software permite registrar todas as evoluções dos procedimentos que estão sendo realizados, como dados vitais, se houve ou não alguma queixa durante a ministração do procedimento e se houve intercorrências. O nosso software garante toda a segurança em relação à pratica dos injetáveis. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time e tenha todo o suporte necessário. Ah, e acompanhe os próximos artigos! Vamos abordar outros temas que te ajudarão a ter sucesso na abertura da sua clínica integrativa.