Como o controle de estoque da Support Health pode ajudar sua clínica

Atualizado em 10/11/2021Administração

Sua rotina como médico é agitada e cheia de compromissos, não é mesmo? Você precisa estar em consultório, às vezes gerenciando sua clínica, buscando congressos para aprimorar seu trabalho e se organizando para estar junto à família. Com tanta demanda, alguns detalhes acabam passando despercebidos e isso pode acarretar em prejuízos. 

Se você trabalha com terapias que utilizam os medicamentos injetáveis, quanto menos perdas no decorrer do processo, melhor. Nesse sentido, lidar com o controle de estoque e prazos de validade dos insumos é fundamental. E é nessas horas que a tecnologia vem como uma aliada para te ajudar a não se esquecer do que é importante. 

Para auxiliar médicos a monitorar de maneira mais completa e segura seus armazenamentos, a Support Health desenvolveu um software inovador para Controle de Estoque. A ferramenta exclusiva no mercado traz inúmeros diferenciais para clínicas ou consultórios que atuam com injetáveis.

  • Inovação para médicos que buscam praticidade

A proposta do sistema de controle de estoque da Support Health é ajudar os profissionais que buscam mais precisão em seu trabalho. Na prática, o programa tem como diferencial efetuar a baixa automática dos medicamentos e dos insumos, mediante os planos terapêuticos solicitados pelos médicos. Por exemplo, o profissional de saúde prescreve algum tipo de terapia injetável e já agenda com o paciente o procedimento. Quando é realizado, o médico faz a baixa automática, não sendo necessário realizar manualmente um controle do estoque. 

Dayane Dutra, diretora do Sucesso do Cliente, exemplifica: “Normalmente, os sistemas que trabalham com concorrentes diretos da Support Health utilizam o estoque, mas eles têm que dar baixa manual. Fez [o procedimento], usou, deu baixa. Já no nosso sistema não, pois o programa já entende que o paciente fez, já foi atendido e automaticamente gera essa baixa no estoque”, esclarece. 

  • Sem esquecimentos e desperdícios 

Como mencionado no início deste artigo, devido ao dia a dia corrido e à falta de tempo, muitos médicos acabam ficando propensos ao esquecimento, até mesmo de procedimentos simples no exercício de seu trabalho. Mas, com o controle de estoque da Support Health, esses problemas ficam para trás. Muitos profissionais da saúde que atuam com injetáveis podem contar com ainda mais vantagens do software desenvolvido pela empresa mineira.

Em se tratando da observação de prazos para as compras e descarte dos medicamentos, o programa auxilia também neste sentido, conforme garante a diretora do Sucesso: “O nosso sistema pode ajudar médicos a controlar os vencimentos, não deixando vencer as substâncias que usam. Isso impede que haja desperdícios de custo na empresa, ou seja, prejuízo”, ressalta.

Dayane explica que, caso os injetáveis utilizados estejam vencendo, o sistema ‘avisa’ o médico que esses remédios estão prestes a encerrar o prazo de validade. Com essa informação, é possível evitar notificações por órgãos fiscalizadores como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina (CRM). 

  • Cálculo baseado na movimentação de estoque

Além de direcionar os profissionais na baixa automática dos insumos e fornecer lembrete de vencimentos, o programa permite verificar a disponibilidade dos injetáveis na clínica. Vamos explicar. O médico tem uma média de uso dos medicamentos. Com o sistema da Support Health é possível apontar a compra de acordo com o uso. O software projeta e calcula para o médico a ampola que mais se emprega no consultório. Ele é informado pelo sistema que precisa comprar determinada quantidade no mês seguinte, mediante movimento que tem do próprio estoque. 

Essa funcionalidade é de suma importância. Por exemplo, se foi agendado um paciente para a próxima semana, é possível observar no estoque a disponibilidade dos medicamentos e insumos a se aplicar neste paciente. A tecnologia facilita no sentido de poder atendê-lo sem que haja desmarcação em cima da hora pela falta dos insumos. “São diversos os benefícios que o médico tem para fazer esse controle dos injetáveis”, destaca a diretora. 

  • Rastreamento de todos os produtos

Ainda não se convenceu do quão relevante é adotar o software para gestão de estoque da Support Health? Dentre todas as vantagens apontadas, é bom lembrar um dos fatores mais importantes: ter total rastreabilidade de todos os produtos da sua clínica. Mas, afinal, por qual motivo rastrear os medicamentos é tão importante assim? 

Porque, além de garantir produtos seguros para o uso nos pacientes e dentro de seus prazos de validade, os processos são respaldados pelos órgãos fiscalizadores (CFM e CRM). Isso quer dizer que essas entidades médicas auditam todos esses processos. Como bem destacado por Dayane, “o CRM pode receber uma denúncia dessa clínica, acarretando em processo judicial. Esse órgão vai atrás da clínica para ver a rastreabilidade dos medicamentos que foram usados no paciente”. 

É uma forma de saber em que paciente foi usada a ampola, qual o número do lote, o vencimento da substância, dosagem e de qual fornecedor foi comprado. Então, a principal importância de ter o controle de estoques dos injetáveis é a capacidade de se fazer esse acompanhamento. “Hoje o software garante essa rastreabilidade de informações, tendo de antemão o respaldo conforme os órgãos fiscalizadores podem cobrar”, finaliza. 

  • Software completo para atender suas necessidades

Com o software da Support Health, é possível gerar relatórios e planilhas, mantendo um controle de estoque rígido, diminuindo o desperdício, estoque desnecessário e compras supérfluas. As informações ficarão em um só local, de forma que nenhum dado é perdido ao longo do processo, mesmo sendo ele operado por mais de um usuário.

Somente assim, você terá mais agilidade nos processos de controle e gestão e confiabilidade das informações registradas. Além disso, segurança no armazenamento dessas informações e aumento da produtividade na clínica, já que o software agilizará esta rotina.

Manter uma boa gestão do seu estoque também é uma forma de investir na experiência de seu paciente. Ele poderá chegar à clínica com alguma queixa ou incômodo e você prescreverá o plano ideal, que proporcionará a ele um alívio.

Ainda tem dúvidas sobre o software para gestão de estoque da Support Health? Entre em CONTATO e obtenha mais informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *