Como montar uma clínica médica?

Atualizado em 06/05/2022Administração

Se formar em medicina é por si só um grande desafio, contudo, abrir sua própria clínica médica ou consultório, pode se tornar outro maior ainda. Apesar de ser uma oportunidade incrível de crescimento profissional, iniciar esse processo de abertura de uma clínica nem sempre é uma tarefa fácil.

Afinal, como montar uma clínica médica? Qual passo a passo é necessário seguir?

E foi justamente pensando em tornar esse processo menos confuso e burocrático, que separamos alguns pontos fundamentais que você deve se atentar no momento de abertura da sua clínica.

Vamos lá!

 Passo a passo sobre como montar uma clínica médica

1. Plano de negócio

Planejamento é tudo, por isso, é praticamente impossível iniciar o processo de abertura de uma clínica médica sem um. Nesse planejamento é necessário conter algumas informações importantes sobre o estabelecimento e seu funcionamento.

Nele é interessante responder a algumas perguntas como:

  • Quais especialidades médicas serão oferecidas?
  • Qual será o público-alvo?
  • Onde será a localização da clínica?
  • Qual será o investimento inicial?

Após definir esses pontos, já é possível ter mais clareza em relação ao próximo passo.

2. Legalização da empresa

Talvez essa etapa seja uma das mais temidas, e, provavelmente, é uma das mais burocráticas, porém, saiba que com o auxílio dos profissionais corretos, todo esse processo pode se tornar mais leve e descomplicado.

O primeiro passo para legalizar a sua clínica consiste em abrir uma empresa. Para isso, é preciso fazer o requerimento na Junta Comercial, obter o CNPJ na Receita Federal e realizar o cadastro em outros órgãos.

Em casos de necessidade de emissão de notas fiscais, é obrigatório se credenciar na prefeitura e Secretaria Estadual de Fazenda, feito isso, será necessário escolher e cumprir o regime de tributação de clínicas.

Para que todas essas etapas sejam feitas da forma correta e com menos “dor de cabeça” o ideal é contar com o auxílio de uma assessoria. Nós, da Support Health, temos uma consultoria especializada em regulamentação de clínicas.

3. Alvará sanitário

Após se preocupar com a abertura da empresa de maneira geral, é necessário se atentar para outras etapas.

Para que sua clínica funcione de forma correta, é fundamental possuir o Alvará Sanitário, ele é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e é obrigatório.

Para obter o alvará recomenda-se seguir a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 63 e a Resolução RDC Nº 50, que determinam as boas práticas para as instituições de saúde.

Além disso, também é necessário verificar a legislação local e fazer a petição com todos os documentos e informações exigidas. Contudo, ainda é preciso apresentar o Alvará do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura. O primeiro reconhece as condições de segurança e uso, e o segundo estabelece se a atividade pode ser exercida no lugar escolhido.

E por fim, a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1931/09 traz o Código de Ética Médica, enquanto a Resolução CFM nº 2145/16 trata o Código de Processo Ético-Profissional. É importante ressaltar que as normas devem ser seguidas de maneira exata, assim como as demais leis.

4. Planejamento financeiro

Quando o assunto é sobre como montar uma clínica médica, é importante lembrar sobre os investimentos necessários para ter sucesso. 

Os investimentos para montar uma clínica são sobretudo grandes no início das atividades. Afinal, é necessário montar uma estrutura com todos os equipamentos necessários para o empreendimento.

Sendo assim, ao definir o investimento inicial, é indispensável se atentar para os seguintes pontos:

  • aluguel ou compra do ponto comercial;
  • custos com a regularização;
  • compra ou locação de equipamentos médicos;
  • contratação de funcionários;
  • reformas para adaptações sanitárias;
  • compra de materiais para estoque;
  • custo de marketing para divulgação.

Também é fundamental avaliar o capital de giro necessário para o negócio, ele representa o valor exigido para manter o funcionamento da clínica por certo período.

5. Estrutura e equipamentos

Certamente, a clínica deve oferecer um espaço adequado para as determinações exigidas. Ou seja, salas onde ocorrerão as consultas, e, em caso de espaço para realização de procedimentos, é necessário o isolamento para a higiene e segurança.

Também é importante se atentar para outros pontos, como sala de espera e recepção que corresponda o público-alvo estabelecido.

Proporcionar determinado nível de conforto, como assentos em quantidade suficiente e climatização, é uma condição importante para a satisfação dos pacientes.

Além do espaço, é importante ter os equipamentos básicos de funcionamento do local, como mesas, cadeiras, bancadas, assim como materiais médicos de acordo com cada especialidade.

6. Investimento em marketing

Além de os demais processos, saber atrair, converter e fidelizar pacientes é fundamental. Sendo assim, investir em um bom planejamento de marketing pode ser uma excelente estratégia para sua clínica inicialmente e futuramente.

Se você como médico não tem essa expertise, vale a pena contratar uma empresa especializada ou um profissional para te dar esse suporte. Afinal, para o seu negócio crescer você precisará de pessoas.

7. Gestão e tecnologia

Em um mundo cada vez mais digital, saber como montar uma clínica médica deve incluir o investimento em tecnologia.

Com o auxílio das soluções corretas, é possível automatizar processos, setores e tarefas, para que o funcionamento do negócio se torne mais prático e funcional.

Contudo, o investimento em um bom software de gestão permite que várias questões complexas se tornem mais práticas e fáceis.

Esse investimento faz toda a diferença para o crescimento e desenvolvimento do negócio. Entre os demais recursos para contratar estão os serviços de internet e wi-fi, além de computadores e demais equipamentos tecnológicos.


Fale com a Support Health

Agora que você já sabe os principais e mais importantes passos que precisa percorrer para montar uma clínica médica, nós queremos tornar esse processo ainda mais simples e descomplicado.

A Support Health é uma empresa especializada em consultoria de gestão para clínicas médicas e software para consultórios.

Na Support Health você tem acesso a uma plataforma completa de gestão, mentorias estratégicas, conteúdo especializado e parceiros que te ajudam a alavancar seu negócio.

Com o nosso software de gestão, o médico entrega mais valor, saúde e satisfação. Tudo isso sistematizado em uma plataforma única, que aumenta drasticamente a eficiência e a performance do seu negócio.

Fale agora mesmo com um consultor e inicie sua clínica com a Support Health.

Por Micaela Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *