Como melhorar a aparência da minha clínica

Quando o assunto é aparência, muitas vezes existe uma associação com futilidade. Especialmente, se o que está em questão é o ambiente clínico. Alguns profissionais da área médica podem pensar: “Trabalho tanto, que não tenho tempo de me preocupar com esse tipo de frescura. O importante é atender bem meu paciente”. 

Em partes, está certo, quando diz que não tem tempo, haja vista que o cotidiano de um médico é muito corrido. Ao afirmar que o importante é atender bem o paciente, também está correto. Talvez ele não tenha se atentado para o fato de que tratar bem o consumidor de serviços de saúde vai muito além da consulta. 

Quando o paciente chega à clínica, muitas vezes precisa esperar na recepção entre um atendimento e outro, até ser chamado. É natural que a pessoa que procura o médico esteja passando por problemas de saúde, nada mais justo garantir o conforto em um ambiente leve. 

Aparência que faz bem

Sabia que um ambiente feio e bagunçado pode provocar estresse? O neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia, afirma que estar em um lugar organizado facilita o trabalho do cérebro. Isso, porque permite que ele tenha previsibilidade para fazer as atividades necessárias. 

“Quando está tudo embaralhado e alguém procura algo, o cérebro gasta tempo e performance para achar o que se quer. Com isso, ele fica cansado e há queda de rendimento em atividades que exigem mais energia, como tomada de decisões, por exemplo. Se o ambiente está arrumado, a pessoa já parte do meio do caminho. Isso traz tranquilidade, gera serotonina e controla o bem-estar”, explana. 

Um espaço funcional, iluminado e com organização faz toda diferença nos momentos que antecedem a consulta e beneficia até os funcionários. Caso tenha se convencido da importância de melhorar a aparência de sua clínica, seja ao montar o consultório ou reformá-lo, confira abaixo algumas sugestões.

  • Beleza e conforto andam juntos

Como mencionado, estar em um local bonito e organizado faz muito bem às pessoas que serão atendidas. Mas de nada adianta tudo isso, se a clínica não oferecer conforto. E quando falamos nesse quesito, não quer dizer apenas assentos confortáveis e bonitos, mas tem a ver com a qualidade do serviço. A clínica deve ter acessibilidade, pois lida com pessoas com mobilidade reduzida, idosos, adoentados. 

É válido destacar que são bem vindos móveis com qualidade e que prezam pela ergonomia. Você já chegou a alguma clínica, e ao utilizar o assento, teve a impressão de que ele estava prestes a entortar e jogá-lo ao chão? Conforto e beleza andam juntos. Facilitar a movimentação das pessoas (inclusive, cadeirantes), dispondo de maneira bem pensada o mobiliário é essencial.

  • Cores que acalmam

Como citado no começo deste artigo, locais desorganizados provocam estresse, da mesma forma que lugares escuros ou mal iluminados causam tristeza, apatia, desânimo e ansiedade. Quem deseja ir a uma consulta e voltar para casa pior do que saiu? Ninguém. A clínica precisa ser um ambiente acolhedor, por isso, preste atenção às cores e dê preferência às tonalidades mais claras. Deixe os tons fortes apenas para os detalhes, de repente aqueles que fazem alusão à sua marca. 

Tecnologia Inteligente para Consultórios Médicos

Descubra como nossa solução pode transformar a gestão do seu consultório

Fale com um consultor →

Bem comum em espaços relacionados à saúde, o verde tem o potencial de aliviar o estresse, proporcionando harmonia e equilíbrio ao ambiente. Representa esperança, que é um sentimento a ser gerado nos pacientes. Quanto mais suave, mais sossego transmitirá. 

Mas se você quer sair um pouco do básico, ouse e invista em tons bem claros de rosa ou lilás. Essas cores vão imprimir no espaço tranquilidade, calma e paz. São associadas à espiritualidade e intuição, propiciando relaxamento.  

  • Decoração 

Pode parecer um mero detalhe, mas usar itens de decoração torna a aparência do consultório aconchegante e até mais alegre. É interessante fugir um pouco da sensação de seriedade comum a ambientes clínicos. É possível escolher elementos e enfeites elegantes, típicos de alguma região do Brasil ou de outras culturas. Luminárias ou lustres de materiais como bambu trazem um aspecto mais rústico à decoração. 

Para quem gosta de tapetes e carpetes, esse itens podem ser usados tanto na recepção, quanto na sala de atendimento. Mas, opte por peças claras, antialérgicas e evite as texturas lisas, para evitar que os pacientes escorreguem. Expor o diploma da graduação, de residência, título de membro de sociedade médica, além de cursos feitos fora do Brasil traz mais credibilidade e demonstra que o profissional é atualizado. 

Os quadros são bem vindos e variam conforme o seu estilo, tanto na sala de espera quanto na de consulta. Na mesa, as tradicionais fotografias com marido, esposa, filhos, pais, netos etc garantem leveza e um ar bem familiar, o que gera confiança ao paciente. Só tome certo cuidado para não exagerar nas cores e excesso de itens, pois acaba intervindo em sua imagem profissional. 

  • Opções para passar o tempo

Por mais que o entretenimento em uma clínica pareça algo desnecessário, tenha certeza de que não é. Para algumas pessoas pode ser apenas distração, mas é um suporte para outras que sentem incômodo em ambientes de saúde e ficam ansiosas ou estressadas. Também há situação em que o paciente chega à consulta e por algum motivo, tem que esperar na recepção mais tempo do que imaginou. 

É necessário disponibilizar opções para que as pessoas tenham um tempo de espera mais agradável e tranquilo. Uma televisão grande para ficar na sala de espera, com filmes de temática leve é uma sugestão válida. O aparelho complementa até mesmo a decoração da clínica. Uma proposta para quem prefere aproveitar a espera com a leitura são revistas e livros que despertem o interesse de vários públicos diferentes. 

Uma antessala mesmo pequena, mas bem decorada, que tenha café, água e outros itens também faz diferença. Dentro do consultório, muitos médicos utilizam música em volume baixo para gerar sensação de calmaria. Pode ser clássica, instrumental ou outros gêneros. O que importa é que o paciente se sinta em um ambiente agradável e tenha interesse em voltar quando necessário. 

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário